Campanha usa febre do Pokémon Go para tentar salvar crianças sírias

(dr) RFS

-

O Exército Livre da Síria está a aproveitar o sucesso do Pokémon Go para recordar à comunidade internacional que há muitas crianças encurraladas pela guerra na Síria.

Segundo os dados recentes das Nações Unidas, a Guerra Civil na Síria dura há mais de cinco anos e já provocou a morte de cerca de 250 mil pessoas.

Muitas dessas vítimas são crianças e jovens, por isso, o Exército Livre da Síria lançou uma campanha inspirada no maior sucesso dos últimos tempos para chamar a atenção da comunidade internacional.

O grupo opositor do regime de Bashar al-Assad está a partilhar imagens de muitas dessas crianças sírias a segurar cartazes, nos quais são visíveis várias criaturas do Pokemón Go.

Entre Pikachus e outras criaturas do jogo da Nintendo, a legenda dos cartazes é praticamente a mesma: “Sou da Síria. Salva-me”.

Uma mensagem que pretende, através da febre em torno do jogo para telemóvel, alertar para o flagelo do crescente número de crianças órfãs e a viver sob condições desumanas.

Em declarações ao The Independent, um dos responsáveis pela campanha diz que esta foi a forma encontrada de usar “a cobertura mediática do jogo” para recordar o “sofrimento do povo sírio por causa dos bombardeamentos comandados pelo presidente”.

O mesmo porta-voz alerta para o facto de “as crianças sírias estarem a pagar o preço pela não atuação internacional para conter a máquina assassina de Assad“.

A campanha começou a ser difundida na conta do Twitter da RSF, o meio de comunicação ligado ao grupo da oposição, e já está a ser partilhada por todo o mundo graças às hashtags #PrayforSiria e #PokemoninSyria.

ZAP / Move / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

UE e EUA chegam a acordo na "guerra" de 17 anos Boeing-Airbus

O braço de ferro entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, que durava há 17 anos, por causa dos subsídios à Boeing e à Airbus chegou hoje ao fim. A União Europeia (UE) e …

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa o jogo em Budapeste

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …