Campanha usa febre do Pokémon Go para tentar salvar crianças sírias

(dr) RFS

-

O Exército Livre da Síria está a aproveitar o sucesso do Pokémon Go para recordar à comunidade internacional que há muitas crianças encurraladas pela guerra na Síria.

Segundo os dados recentes das Nações Unidas, a Guerra Civil na Síria dura há mais de cinco anos e já provocou a morte de cerca de 250 mil pessoas.

Muitas dessas vítimas são crianças e jovens, por isso, o Exército Livre da Síria lançou uma campanha inspirada no maior sucesso dos últimos tempos para chamar a atenção da comunidade internacional.

O grupo opositor do regime de Bashar al-Assad está a partilhar imagens de muitas dessas crianças sírias a segurar cartazes, nos quais são visíveis várias criaturas do Pokemón Go.

Entre Pikachus e outras criaturas do jogo da Nintendo, a legenda dos cartazes é praticamente a mesma: “Sou da Síria. Salva-me”.

Uma mensagem que pretende, através da febre em torno do jogo para telemóvel, alertar para o flagelo do crescente número de crianças órfãs e a viver sob condições desumanas.

Em declarações ao The Independent, um dos responsáveis pela campanha diz que esta foi a forma encontrada de usar “a cobertura mediática do jogo” para recordar o “sofrimento do povo sírio por causa dos bombardeamentos comandados pelo presidente”.

O mesmo porta-voz alerta para o facto de “as crianças sírias estarem a pagar o preço pela não atuação internacional para conter a máquina assassina de Assad“.

A campanha começou a ser difundida na conta do Twitter da RSF, o meio de comunicação ligado ao grupo da oposição, e já está a ser partilhada por todo o mundo graças às hashtags #PrayforSiria e #PokemoninSyria.

ZAP / Move / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …