Pelo menos 260 civis morreram esta semana na Síria em dois ataques aéreo da coligação internacional contra o Estado Islâmico. Especialistas em política internacional consideram que esta poderá ser a vingança da França pelo massacre de Nice.
Esta quarta-feira, o governo sírio exigiu que a ONU tome medidas imediatas contra a França e os Estados Unidos, depois de dois ataques aéreos terem provocado 260 vítimas civis na Síria.
Em Manbij, na região de Aleppo, um ataque aéreo dos Estados Unidos provocou esta segunda feira 140 mortos. Segundo a AMN, as vítimas eram civis, com idades compreendidas entre os 20 e os 65 anos.
Na terça-feira, um ataque da Força Aérea da França provocou mais 120 mortos civis, na aldeia de Toukhan Al-Kubra, junto à fronteira turco-síria.
“O governo da República Árabe Síria condena, nos termos mais fortes, os dois massacres sangrentos perpetrados pelos franceses e norte-americanos, que lançaram mísseis e bombas contra civis”, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio, em comunicado citado pela RT.
Mas alguns analistas e especialistas em política internacional interrogam-se se este ataque não terá sido uma represália da França pelo massacre da semana passada em Nice, que provocou 84 mortes e mais de uma centena de feridos.
Daniel McAdams, especialista em política internacional e director do Instituto Ron Paul, considera que o incidente desta quarta-feira na fronteira turco-síria pode ter sido um ato de vingança dos franceses pelo ataque terrorista em Nice.
O analista recorda que, após o ataque terrorista em Nice, o presidente francês François Hollande prometeu “intensificar os bombardeamentos às posições do Estado Islâmico na Síria”, para enfraquecer e destruir a organização terrorista, que reivindicou uma série de atentados em todo o país.
“Fiel à sua palavra, o presidente francês matou mais de 120 civis na Síria“, acusa McAdams, “em retaliação por uma acção de um tunisino a residir em França, que se diz que nem sequer era muçulmano praticante”.
“Isto levanta algumas questões óbvias”, continua o analista.
“Porque razão 120 civis inocentes merecem morrer na Síria por 84 civis inocentes terem morrido em França?”, pergunta McAdams.
“E como espera a França evitar consequências trágicas da sua política agressiva no Médio Oriente, que continua a fornecer uma infindável argumentação aos recrutadores de terroristas?”, conclui.
O mundo parece ter entrado num trágico ciclo vicioso – sem solução à vista.
AJB, ZAP
Enquanto estas lutas sejam resumidas a números, a guerra vai continuar. Deviam ser publicados nomes com a indicação pai/mae criança com x anos, para assim pensarmos bem o que se está passando nas mentes retorcidas de quem manda fazer estas atrocidades (quer do lado dos terroristas assumidos, quer dos terroristas disfarçados (governantes))!
Que culpa tinham esses inocentes ??? Essa acção é tão terrorista quanto a de Nice !
Aliás …. as razões dos ataques à França, para quem tem estado desatento, são precisamente as participações homicidas de França na Síria ! E quem entra numa guerra, “DÁ E … TAMBÉM LEVA !”
Admitindo a lógica de um ditado popular segundo o qual “quem não se sente não é filho de boa gente”, só me ocorre uma questão: “eles” radicalizam-se ou “nós” encarregamo-nos de os radicalizar?!
Amor com Amor se paga. Continuem que um dia a Siria vira sai do mapa mundo.
A França é um dos responsáveis do que se passa na Síria; disso não há duvidas!!
Mas, de certeza absoluta que estes civis que morreram na Síria NADA tem a ver com os que se passa/passou na França!!!
Esse é que é o problema….
E depois querem que haja paz no mundo!…
Serão os inocentes franceses mortos em Nice mais inocentes do que os inocentes que os franceses assassinaram na Síria?
Por que razão as nossas televisões não dão a mesma cobertura a estes massacres perpetrados pelos ocidentais?
O que diferencia os massacres realizados pelos “fundamentalistas” no ocidente dos massacres realizados pelas “democracias” ocidentais na Síria, Iraque, Afeganistão, etc?
Os franceses e europeus andam muito ocupados do que se passa lá fora, veja-se o caso das Primaveras árabes tão entusiasmados que andava tanta gente por cá e afinal nas guerras em que tudo isto deu, ocupem-se em fazer a limpeza doméstica pois têm muito por onde e vigiar fronteiras e deixem lá os outros distantes e quanto mais longe melhor!.
Assim se vai cumprindo a agenda da nova ordem mundial, mata-se os de casa e arranja-se pretexto para matar fora, redução de população, estes são os verdadeiros terroristas, criminosos.
Estranho! Como é possível comentários de simpatia plo terrorismo internacional num jornal online num país democrático?
É triste, no mínimo, que em nome da democracia se matem civis indiscriminadamente, Sr. MANO. Se lhe parece um modo eficaz de “semear” a democracia no mundo, lamento. Se lhe parecem atos mais defensáveis do que os ataques terroristas (ambos contra inocentes, com a diferença de uns terem poder militar e outros não), lamento novamente.
Não se trata de simpatia por a ou b. Trata-se, apenas, de análise crítica, ainda livre nos países ditos democráticos.
Lamento ter acabado de ser objeto de censura. Em resposta a um comentário (portanto um texto inequivocamente distinto), recebi a mensagem seguinte: “Detectado comentário duplicado; parece que já disse isso!”
Podem-se desculpar com os automatismos, mas isto não é digno.
Claro…combater fogo com fogo…por isso é que mundo não avança e nunca vai avançar
Depois Holande ainda se questiona porquê a França ?
De facto não concordo com este tipo acção. Para vingar uma tragédia causar outra. MAS COMEÇO ACREDITAR QUE EUROPA / MUNDO OCIDENTAL TEM QUE RAPIDAMENTE COMEÇAR A PROTEJER-SE DESTE EXTREMISMO ISLAMICO.
ESTA PROTEÇÃO PASSA UNICAMENTE PELO FECHO IMEDIATO E RADICAL DA ENTRADA E/OU PERMANENCIA DESTE POVO NA EUROPA.
Até senti vergonha ao ler esta notícia!… Vergonha por ser europeu ocidental. Vergonha por ser humano.
congrats á frança, os sírios n pensariam duas vezes em tornar a fazer o que já fizeram, por “um lugar no céu”.
eles n vão parar, e nós n vamos ficar aki a ver os nossos a cair para o lado e fazer 1 min silêncio para no próximo min acontecer o mm again
olhem ignorancia afeta mais de meio mundo!!! n digo q vendettas sao a soluçao… mas deixo uma pergunta q n tem de me responder a mim mas sim a voces mesmos!! so fosse um membro da tua familia q morrue num desses ataques terrorista em frança ou belgica ou alemanha tb pensavas mto nos civis q morreram na siria?? eu tenho varios amigos mulçumanos n tenho muito a dizer deles sao optimas pessoas.
mas continuando na siria sim a populaçao geral tem culpa, pois enquanto o povo sirio q e a maioria das pessoas pois n condenam daesh (EI) n se manifestam contra estes… mais, maioria dos paises arabes n se mete…. ou seja a propria comunidade mulçumana deixa estes terroristas psicopatas manchar toda a comunidade mulçumana e do proprio profeta deles!!! depois existe outra questao, a questao cultural…. nos ocidente, respeitamos por regra claro q n deixa de existir gente estupida, mas a ver e q nos respeitamos outras culturas eu n vou pr arabia saudita pr ir sair a noite e beber alcool ate cair, n!!! vou e respeito a cultura do pais onde estou…. o mesmo se aplica a mulçumanos q venham viver pr paises diferentes dos deles…. tem q se aadptar ao pais onde estao… e tem.se visto q n fazem isso!!!! aliaas sao mto pucos os q fazem uma minoriaa pra ai de 1%. culturalmente falando tb podemos ver q maior parte dos paises arabes n sao democracias… pq sera? pensem…. pq so assim e q esses paises funcionam!!!! os povos arabes foram povos mto evoluidos aliaas mtos mais q nos duraante mtos e mtos anos….. posso dar exemplos q toda gente conhece os egipcios os fenicios e mtos mais masa estagnaram no tempo…. pr concluir n vou dizer q concordo com este tipo de ataques do ocidente e dos aliados…. mas n se combate terror com flores e bjinhos… as pessoas nnc dizem esta palavra hje em dia… mas isto e uma guerra… e triste e ao mesmo tempo se n tivesse havido guerras n estavamos onde estamos hje em dia em quase tudo…. maior parte daas grandes invençoes q mudaram o mundo foram pensadas em guerras… boa tarde
olhem ignorancia afeta mais de meio mundo!!! n digo q vendettas sao a soluçao… mas deixo uma pergunta q n tem de me responder a mim mas sim a voces mesmos!! so fosse um membro da tua familia q morrue num desses ataques terrorista na Siria ou no Iraque tb pensavas mto nos civis q morreram na França, Bélgica ou Alemanha??
Fez uma pergunta de 360º. Quer isto dizer que disse o mesmo do outro comentador e voltou à estaca zero.
Isso cheira represalia e é ligitima.
Em 260 mortos provavelme muitos iriam ceifar a vida a muitos inocentes
Naquela tarde as bombas anunciavam ao mundo,
A destruição das vidas inocentes.
São corpos humanos que as bombas transformaram em moléculas
de dor e tristeza.
O mundo desprovido de justiça dormitava em silêncio.
Naquela tarde nebulosa
os abutres franceses
e nortenhos americanos
Lançaram panos de luto sobre o mundo.
Era uma tarde de gritos e lágrimas
no rosto dos pobres dos filhos da Síria
Era uma noite de retumbâncias e relâmpagos de mísseis e bombas
Que iluminavam os rios de sangue
Riachos que avalavam
e borrifavam o rosto dos humildes sobreviventes.
Agora,
Perguntamos :
Quem é o verdadeiro ditador?
Quem é o tirano?
Quem é o opressor?
Quem é o
Inimigo do mundo?
É o diabo.
Quem é que está a fazer o papel do diabo ?
Assim acontece
Assim se cumpre a profecia da palavra de Deus.
A França está a viver uma guerra civil e ainda não se apercebeu, que poderá alastrar por toda a Europa, e só tem duas opções.
O terrorismo comecou com a colonizacao dos povos e paises faz seculos e, a historia nos reza quem foram e ainda sao! Nao ha volta a dar, pois a profecia esta-se cumprindo.