As autoridades norte-americanas estão a ordenar reparações “urgentes” a um dos dois motores dos aviões Boeing 787, por suspeitas de que possa desligar-se a meio de um voo.
Segundo a agência AFP, esta ordem surge após um incidente ocorrido num voo de um Boeing 787 da Japan Airlines, no passado dia 29 de janeiro, que fazia a ligação Vancouver / Tóquio, explica a agência de aviação norte-americana FAA, num documento publicado no seu site.
“A eventualidade de uma falha em pleno voo nos dois motores devido ao mesmo problema é uma questão de segurança urgente“, explica a FAA.
A necessidade de reparação aplica-se apenas ao motor direito dos 787, mais recente que o motor esquerdo destes aparelhos, que não apresenta problemas.
A directiva da FAA, que apenas tem autoridade sobre as companhias aéreas norte-americanas, abrange 43 aviões nos EUA, mas 176 aparelhos Boeing 787, pertencentes a 29 companhias aéreas em todo o mundo, estarão abrangidos por este problema.
No incidente ocorrido em janeiro com o Boeing 787 da Japan Airlines, o motor direito do aparelho parou repentinamente, quando a aeronave estava a uma altitude de 6.096 metros acima do nível do mar.
A equipa de pilotos não conseguiu reiniciar o motor, mas o avião foi capaz de aterrar poucos minutos após o incidente, apenas com o motor esquerdo a funcionar.
O Boeing 787 Dreamliner teve um início de vida difícil, devido a problemas nas baterias, que levaram as autoridades internacionais a proibir a sua entrada em funcionamento durante vários meses no início de 2013.
Em março do ano passado, a Boeing anunciou ter efectuado uma inspecção a cerca de quarenta 787 novos, por eventuais fissuras nas asas.
O Dreamliner teve o seu momento de ouro no verão do ano passado, quando o vídeo de uma incrível manobra de decolagem quase na vertical correu as redes sociais.
Mas aquele que parecia ter tudo para ser o novo avião de sonho da Boeing está a tornar-se um pesadelo para a icónica companhia norte-americana.
ZAP / ABr
De facto os Airbus são muito mais seguros do que os Boeing, que só dão problemas.