Um pescador deparou-se com um marinheiro mumificado, dentro de um iate que foi encontrado à deriva no Oceano Pacífico.
Segundo a Discovery News, o pescador velejava no Mar das Filipinas, a cerca de 60 milhas de Barabo, quando encontrou o barco, no interior do qual descobriu o corpo de um marinheiro mumificado.
“Um iate branco a flutuar com o mastro partido fez com que o pescador abordasse o barco para investigar”, explica a polícia de Barobo no Facebook.
O iate, chamado Sayo, foi rebocado para a costa, após o que a análise de documentos e fotografias encontrados no seu interior permitiu à polícia identificar o malogrado marinheiro.
O corpo parece ser o do aventureiro alemão Manfred Fritz Bajorat, de 59 anos.
As circunstâncias da morte de Bajorat, marinheiro experiente que velejou pelos mares de todo o mundo durante os últimos 20 anos, e há quanto tempo ocorreu, permanecem um mistério.
Não havia notícias do marinheiro desde 2009, mas a múmia do seu corpo terá 1 a 7 anos. No entanto, os médicos forenses que examinaram o cadáver não encontraram quaisquer indícios de crime.
Pela forma como foi encontrado o corpo – sentado a uma secretária e caído sobre o braço direito – a tese mais provável é a de que Bajorat tenha morrido de causas naturais, possivelmente de um ataque cardíaco.
Muito perto do marinheiro encontra-se um transmissor de rádio, o que dá a ideia de que Bajorat já não terá tido forças para efectuar uma chamada de emergência.
A mumificação natural do corpo ter-se-á dado devido aos “ventos secos do oceano, às temperaturas elevadas e ao ar salgado que ajudaram a preservar o corpo”, adianta o Discovery News.
ZAP