Múmia de marinheiro encontrada num iate fantasma no Pacífico

Marinheiro mumificado

Um pescador deparou-se com um marinheiro mumificado, dentro de um iate que foi encontrado à deriva no Oceano Pacífico.

Segundo a Discovery News, o pescador velejava no Mar das Filipinas, a cerca de 60 milhas de Barabo, quando encontrou o barco, no interior do qual descobriu o corpo de um marinheiro mumificado.

“Um iate branco a flutuar com o mastro partido fez com que o pescador abordasse o barco para investigar”, explica a polícia de Barobo no Facebook.

O iate, chamado Sayo, foi rebocado para a costa, após o que a análise de documentos e fotografias encontrados no seu interior permitiu à polícia identificar o malogrado marinheiro.

O corpo parece ser o do aventureiro alemão Manfred Fritz Bajorat, de 59 anos.

As circunstâncias da morte de Bajorat, marinheiro experiente que velejou pelos mares de todo o mundo durante os últimos 20 anos, e há quanto tempo ocorreu, permanecem um mistério.

Barobo Police Station

O iate de Manfred Fritz Bajorat foi encontrado a flutuar ao largo de Barabo, nas Filipinas, com o mastro partido

O iate de Manfred Fritz Bajorat foi encontrado a flutuar ao largo de Barabo, nas Filipinas, com o mastro partido

Não havia notícias do marinheiro desde 2009, mas a múmia do seu corpo terá 1 a 7 anos. No entanto, os médicos forenses que examinaram o cadáver não encontraram quaisquer indícios de crime.

Pela forma como foi encontrado o corpo – sentado a uma secretária e caído sobre o braço direito – a tese mais provável é a de que Bajorat tenha morrido de causas naturais, possivelmente de um ataque cardíaco.

Muito perto do marinheiro encontra-se um transmissor de rádio, o que dá a ideia de que Bajorat já não terá tido forças para efectuar uma chamada de emergência.

A mumificação natural do corpo ter-se-á dado devido aos “ventos secos do oceano, às temperaturas elevadas e ao ar salgado que ajudaram a preservar o corpo”, adianta o Discovery News.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …