Múmia de marinheiro encontrada num iate fantasma no Pacífico

Marinheiro mumificado

Um pescador deparou-se com um marinheiro mumificado, dentro de um iate que foi encontrado à deriva no Oceano Pacífico.

Segundo a Discovery News, o pescador velejava no Mar das Filipinas, a cerca de 60 milhas de Barabo, quando encontrou o barco, no interior do qual descobriu o corpo de um marinheiro mumificado.

“Um iate branco a flutuar com o mastro partido fez com que o pescador abordasse o barco para investigar”, explica a polícia de Barobo no Facebook.

O iate, chamado Sayo, foi rebocado para a costa, após o que a análise de documentos e fotografias encontrados no seu interior permitiu à polícia identificar o malogrado marinheiro.

O corpo parece ser o do aventureiro alemão Manfred Fritz Bajorat, de 59 anos.

As circunstâncias da morte de Bajorat, marinheiro experiente que velejou pelos mares de todo o mundo durante os últimos 20 anos, e há quanto tempo ocorreu, permanecem um mistério.

Barobo Police Station

O iate de Manfred Fritz Bajorat foi encontrado a flutuar ao largo de Barabo, nas Filipinas, com o mastro partido

O iate de Manfred Fritz Bajorat foi encontrado a flutuar ao largo de Barabo, nas Filipinas, com o mastro partido

Não havia notícias do marinheiro desde 2009, mas a múmia do seu corpo terá 1 a 7 anos. No entanto, os médicos forenses que examinaram o cadáver não encontraram quaisquer indícios de crime.

Pela forma como foi encontrado o corpo – sentado a uma secretária e caído sobre o braço direito – a tese mais provável é a de que Bajorat tenha morrido de causas naturais, possivelmente de um ataque cardíaco.

Muito perto do marinheiro encontra-se um transmissor de rádio, o que dá a ideia de que Bajorat já não terá tido forças para efectuar uma chamada de emergência.

A mumificação natural do corpo ter-se-á dado devido aos “ventos secos do oceano, às temperaturas elevadas e ao ar salgado que ajudaram a preservar o corpo”, adianta o Discovery News.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …