Pelo menos 95 pessoas mortas durante massacre no centro do Mali

Um grupo de desconhecidos matou pelo menos 95 pessoas numa aldeia étnica Dogon na madrugada de domingo para segunda-feira, em mais um massacre para desestabilizar o centro de Mali, informou o governo.

Segundo noticiou a Time na segunda-feira, o ataque ainda não foi reivindicado, embora as tensões estejam altas desde que uma milícia étnica Dogon foi acusada de realizar um massacre numa aldeia étnica Peuhl, em março.

Youssouf Toloba, que lidera a milícia Dogon conhecida como Dan Na Ambassagou, negou que os seus combatentes tenham realizado o derramamento de sangue de março, que causou 157 mortos. Alguns líderes da Peuhl, no entanto, prometeram represálias.

Amadou Sangho, porta-voz do Ministério da Segurança Interna, indicou que outras 19 pessoas estavam desaparecidas depois que a aldeia Sobane foi atacada, por volta das 03:00 da manhã de segunda-feira. A mesma situa-se na comuna da Sangha – o coração da milícia Dogon.

De acordo com um comunicado do governo, os responsáveis por este último massacre últimos são suspeitos de terrorismo. Durante o ataque, casas foram queimadas e animais mortos, tendo sido implementados reforços de segurança para encontrar os criminosos.

A violência entre as comunidades tem aumentado constantemente no centro de Mali nos últimos anos, exacerbada pela presença de extremistas islâmicos.

Os Peuhl são acusados ​​de trabalhar ao lado de jihadistas do Estado Islâmico do Grande Saara para atacar as aldeias Dogon e impedir que os moradores cultivem as suas terras. Os Peuhl, por sua vez, alegaram que os Dogons estão a colaborar com o exército de Mali, embora não haja nenhum sinal conclusivo de apoio do Estado.

A Human Rights Watch declarou que a milícia Dan Na Ambassagou foi implicada em dezenas de ataques mortais no ano passado. O presidente do Mali prometeu eliminá-la.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, o governo deve abordar o armamento de grupos étnicos e a proliferação de armas no centro de Mali ou “haverá um alto risco de nova escalada, que poderá levar à prática de atrocidades”. O último relatório sobre o país, divulgado no final de maio, mostrou que a agitação já desalojou cerca de 60 mil pessoas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …