Pelo menos 95 pessoas mortas durante massacre no centro do Mali

Um grupo de desconhecidos matou pelo menos 95 pessoas numa aldeia étnica Dogon na madrugada de domingo para segunda-feira, em mais um massacre para desestabilizar o centro de Mali, informou o governo.

Segundo noticiou a Time na segunda-feira, o ataque ainda não foi reivindicado, embora as tensões estejam altas desde que uma milícia étnica Dogon foi acusada de realizar um massacre numa aldeia étnica Peuhl, em março.

Youssouf Toloba, que lidera a milícia Dogon conhecida como Dan Na Ambassagou, negou que os seus combatentes tenham realizado o derramamento de sangue de março, que causou 157 mortos. Alguns líderes da Peuhl, no entanto, prometeram represálias.

Amadou Sangho, porta-voz do Ministério da Segurança Interna, indicou que outras 19 pessoas estavam desaparecidas depois que a aldeia Sobane foi atacada, por volta das 03:00 da manhã de segunda-feira. A mesma situa-se na comuna da Sangha – o coração da milícia Dogon.

De acordo com um comunicado do governo, os responsáveis por este último massacre últimos são suspeitos de terrorismo. Durante o ataque, casas foram queimadas e animais mortos, tendo sido implementados reforços de segurança para encontrar os criminosos.

A violência entre as comunidades tem aumentado constantemente no centro de Mali nos últimos anos, exacerbada pela presença de extremistas islâmicos.

Os Peuhl são acusados ​​de trabalhar ao lado de jihadistas do Estado Islâmico do Grande Saara para atacar as aldeias Dogon e impedir que os moradores cultivem as suas terras. Os Peuhl, por sua vez, alegaram que os Dogons estão a colaborar com o exército de Mali, embora não haja nenhum sinal conclusivo de apoio do Estado.

A Human Rights Watch declarou que a milícia Dan Na Ambassagou foi implicada em dezenas de ataques mortais no ano passado. O presidente do Mali prometeu eliminá-la.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, o governo deve abordar o armamento de grupos étnicos e a proliferação de armas no centro de Mali ou “haverá um alto risco de nova escalada, que poderá levar à prática de atrocidades”. O último relatório sobre o país, divulgado no final de maio, mostrou que a agitação já desalojou cerca de 60 mil pessoas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …