90% dos idosos preferem ficar a viver em casa

(dr) Stannah

-

90% das pessoas com mais de 65 anos querem ficar na sua própria casa, por tanto tempo quanto possível – mesmo que, por razões de segurança, tenham que efetuar estruturais alterações na residência.

Quando compramos uma casa, por vezes, não nos lembramos de que com o passar dos anos esta poderá não estar devidamente adaptada para envelhecermos de forma segura e independente.

Há dez ou 15 anos atrás, comprar o duplex dos seus sonhos parecia-lhe uma grande ideia, não era?

Infelizmente, a maior parte das casas não foram construídas a pensar nas exigências de mobilidade que vão crescendo à medida que a nossa idade aumenta.

A par desta situação, diversos estudos de entidades como a Organização Mundial da Saúde comprovam que é no conforto do nosso lar que os acidentes graves acontecem, sendo as pessoas com mais de 65 anos as mais afetadas.

Estes estudos dão especial destaque às quedas nas escadas, que são a principal causa de morte nos idosos em acidentes que acontecem em casa.

No entanto, cair das escadas não é um resultado inevitável do envelhecimento. Adotar algumas das melhores práticas de prevenção de quedas permite diminuir dramaticamente este tipo de acidentes.

De acordo com um estudo realizado pela National Conference of State Legistatures em conjunto com a AARP, cerca de 90% das pessoas com mais de 65 anos desejam ficar na sua própria casa, por tanto tempo quanto possível, e 80% acredita que a sua residência atual é onde vão viver para sempre.

Do total dos inquiridos que admitiram já ter efetuado alterações nas suas casas com o objetivo de envelhecer no conforto do seu lar, 70% assumiram que o fizeram por razões de segurança e 60% afirmaram que queriam aumentar a sua capacidade de viver de forma independente.

Um elevador de escadas é muitas vezes a solução ideal para reclamar a mobilidade em casa

Um elevador de escadas é muitas vezes a solução ideal para recuperar a mobilidade em casa

Das diversas adaptações efetuadas para aumentar a segurança e a capacidade de viver de forma independente em casa, destaca-se a preocupação com o risco de queda nas escadas de casa, situação que leva a maior parte dos idosos a viverem inseguros e a dependerem de terceiros para conseguirem ter uma vida ativa.

Recupere o segundo andar da sua casa

Se pertence ao grupo de pessoas que preferem envelhecer em casa, mas para quem as escadas que há 15 anos atrás lhe pareciam “um problema menor” são agora um obstáculo, não desespere e pense duas vezes antes de mudar de casa.

A Stannah, empresa especialista em soluções de mobilidade para idosos, enumerou alguns cuidados simples a ter para prevenir a queda nas escadas da sua casa.

  • Suba e desça as escadas sempre com a luz acesa: certifique-se de que as escadas da sua casa estão iluminadas quando pretende utilizá-las. Objetos espalhados pelas escadas são mais fáceis de serem vistos quando existe uma boa iluminação.
  • Prefira corrimões fortes: um corrimão pode ajudá-lo a manter o equilíbrio enquanto sobe ou desce as escadas da sua casa, mas certifique-se que este equipamento é suficientemente resistente.
  • Utilize calçado apropriado: normalmente, preferimos andar descalços ou de chinelos quando estamos em casa, mas esta pode não ser uma boa solução especialmente quando as nossas escadas de casa são de madeira lisa. Sugerimos que calce uns sapatos quando pretender subir ou descer as escadas da sua residência.
  • Antes de subir, analise com atenção as suas escadas: principalmente se é frequente ter crianças em casa. Por vezes, os netos deixam objetos espalhados pelas escadas como brinquedos e nunca é demais verificar se as suas escadas estão desimpedidas deste tipo de obstáculos antes de subi-las ou desce-las.
  • Escolha um elevador de escadas de qualidade: poderá tomar várias precauções para evitar a queda nas escadas, mas a obtenção de um elevador de escadas é muitas vezes a melhor opção e, sem dúvida, a mais segura. Os elevadores de escadas praticamente eliminam o risco de queda nas escadas e este equipamento está munido de vários sistemas de segurança, desde sensores de paragem automática para evitar a colisão com algum obstáculo nas escadas, cinto de segurança ou a rotação automática da cadeira no topo das escadas.

Apesar de a Stannah considerar que um elevador de escadas é a solução mais segura quando se trata de reduzir o risco de queda nas escadas, poderá combinar algumas das sugestões acima com a instalação de um destes equipamentos.

Afinal, ter as escadas iluminadas e sem obstruções é sempre uma boa prática, mesmo com um elevador de escadas instalado – e como diz o ditado, “mais vale prevenir que remediar”.

AEIOU / Stannah

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …