9 euros por mês e viajar por todo o país: a transformação na Alemanha

9

A partir de Junho, haverá um passe mensal com preço reduzido e todos os transportes públicos poderão ser utilizados.

Pagar 9 euros por mês e poder viajar em todo o país, através de transportes públicos. Pode parecer utopia mas será a realidade na Alemanha.

A partir do dia 1 de Junho, será possível viajar pelo território alemão com um passe único mensal, que custará 9 euros. Estão incluídos os transportes públicos de todas as cidades e os comboios regionais.

O governo federal vai contribuir com 2.5 mil milhões de euros, mas serão as autoridades de cada município e Estado a implementar o projecto, de forma independente.

A medida foi aprovada nesta sexta-feira no Parlamento da Alemanha e vai ser válida durante três meses.

Esta novidade faz parte do pacote de medidas de alívio financeiro devido à subida dos preços da energia, provocada pela guerra na Ucrânia, explica o Deutsche Welle.

A ideia é reduzir custos para os utilizadores e fazer com que mais pessoas aproveitem os transportes públicos.

No entanto, tem-se que esta medida passa criar confusão em algumas viagens, com veículos sobrelotados, originando ainda atrasos e confusões entre passageiros.

Além deste passe único, os impostos sobre os produtos petrolíferos vão baixar, igualmente até ao final de Agosto: menos 30 cêntimos por cada litro de gasolina e menos 14 cêntimos no caso do gasóleo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

9 Comments

      • Também, mas os transportes públicos alemães não têm superavit, antes pelo contrário (nem os alemães, nem nenhuns no mundo)!…

  1. Algo excelente a implementar em Portugal.
    Em x disto temos medidas só para alguns, coisas típicas de países comunistas, em que a igualdade não existe.

  2. Já era altura de Portugal ter também um passe mensal nacional (um país muito mais pequeno que a Alemanha) – Ainda que se mantivesse o valor dos 40€ dos atuais passes limitados às zonas do Porto ou Lisboa e respetivas áreas metropolitanas.

  3. aqui até podia ser gratuito. em muitas zonas mesmo gratuito nem transportes existem ou quando existem não servem para nada…
    por exemplo caso/universidade demoro 2 horas de manha e 2 horas à tarde. Só posso ir às aulas a partir das 9 horas e assistir às aulas até às 17 horas.
    De carro mesmo com transito demoro 25 a 30 minutos

  4. Superavit ou não, em Portugal haverá sempre crise. Foi sempre assim.
    Um Português que não se queixa de alguma crise é emigrado ou morte.
    Nunca há dinheiro para nada, mas mesmo assim o saco se enche e bem.
    Num país onde houve Transportes Públicos como deve ser e que os permitiu regressar ao antigo dono, os governantes só enchem sacos e buracos.
    Que venha alguém com visão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.