880 mil empregados espanhóis “não trabalharam um único dia” este ano

As baixas laborais devidas a uma incapacidade temporária por enfermidade aumentaram este ano em Espanha, tendo superado os 4,5 milhões.

Este valor, divulgado num relatório da AMAT, associação mutualista de acidentes de trabalho, representa um aumento de 15% em relação aos números de absentismo registados no país o ano passado.

O estudo, que considera o absentismo laboral como “a ausência ao trabalho quando estava prevista a presença” – independentemente da sua causa, estima que as baixas registadas representem um custo de cerca de 5.500 milhões de euros por ano para a Segurança Social espanhola, e de 4.800 milhões de euros para as empresas.

Segundo o estudo, os valores de absentismo labora dispararam nos últimos anos, particularmente em relação ao valores registados antes da crise económica de 2008, e representou este ano para as seguradoras e mutualistas perdas de mais de 330 milhões de euros.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, o absentismo em Espanha em 2016 foi o equivalente a que 880 mil empregados não tivessem ido trabalhar um único dia do ano.

O relatório da AMAT dá a conhecer as características mais comuns do absentismo laboral – por exemplo, que cerca de 68% das baixas laborais tem duração inferior a 16 dias, e que o absentismo é ligeiramente maior nas pessoas com menos de 3 anos de antiguidade na sua empresa.

Segundo o mesmo relatório, o absentismo não tem impacto apenas nas perdas financeiras para as empresas – podendo os custos indirectos, como por exemplo o do tempo gasto na substituição e formação dos ausentes – suplantar largamente os custos directos.

A causa mais frequente de absentismo laboral são as “dores na coluna vertebral” (13%), seguidas de muito perto por problemas de foro psiquiátrico como a ansiedade ou depressão (11%).

Em terceiro lugar, com 7% das ocorrências, surge a vulgar gripe como causa de ausência ao trabalho.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …