880 mil empregados espanhóis “não trabalharam um único dia” este ano

As baixas laborais devidas a uma incapacidade temporária por enfermidade aumentaram este ano em Espanha, tendo superado os 4,5 milhões.

Este valor, divulgado num relatório da AMAT, associação mutualista de acidentes de trabalho, representa um aumento de 15% em relação aos números de absentismo registados no país o ano passado.

O estudo, que considera o absentismo laboral como “a ausência ao trabalho quando estava prevista a presença” – independentemente da sua causa, estima que as baixas registadas representem um custo de cerca de 5.500 milhões de euros por ano para a Segurança Social espanhola, e de 4.800 milhões de euros para as empresas.

Segundo o estudo, os valores de absentismo labora dispararam nos últimos anos, particularmente em relação ao valores registados antes da crise económica de 2008, e representou este ano para as seguradoras e mutualistas perdas de mais de 330 milhões de euros.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, o absentismo em Espanha em 2016 foi o equivalente a que 880 mil empregados não tivessem ido trabalhar um único dia do ano.

O relatório da AMAT dá a conhecer as características mais comuns do absentismo laboral – por exemplo, que cerca de 68% das baixas laborais tem duração inferior a 16 dias, e que o absentismo é ligeiramente maior nas pessoas com menos de 3 anos de antiguidade na sua empresa.

Segundo o mesmo relatório, o absentismo não tem impacto apenas nas perdas financeiras para as empresas – podendo os custos indirectos, como por exemplo o do tempo gasto na substituição e formação dos ausentes – suplantar largamente os custos directos.

A causa mais frequente de absentismo laboral são as “dores na coluna vertebral” (13%), seguidas de muito perto por problemas de foro psiquiátrico como a ansiedade ou depressão (11%).

Em terceiro lugar, com 7% das ocorrências, surge a vulgar gripe como causa de ausência ao trabalho.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …