845 militares do exército ucraniano desparecidos

snamess / Flickr

Operações do exército de Kiev contra as forças separatistas na Ucrânia

Operações do exército de Kiev contra as forças separatistas na Ucrânia

Mais de 845 militares do Exército ucraniano estão dados como desaparecidos em combate, após 16 meses de conflito armado no leste da Ucrânia.

Os dados foram revelados por Irina Geraschenko, porta-voz da delegação de Kiev no processo de paz de Minsk.

O número de militares do Exército ucraniano mortos ultrapassa os 1.700, enquanto 173 soldados foram feitos prisioneiros, segundo dados do Serviço de Segurança da Ucrânia.

http://news24ua.com

Irina Gerashchenko, porta-voz da delegação de Kiev no processo de paz de Minsk

O mesmo serviço informou, entretanto, que 2.852 militares foram libertados do cativeiro pelas forças pró-Moscovo.

Na sexta-feira, o juiz militar da Ucrânia Anatoli Matios afirmou que as forças de Kiev perderam mais de 500 militares, entre mortos e desaparecidos, no cerco de há um ano à localidade de Ilovaisk.

A semana passada, o governo de Kiev ameaçou usar “todo o seu arsenal” contra rebeldes pró-russos no leste do país.

O governo acusa os separatistas de terem lançado mais um ataque com mísseis a norte de Mariupol, uma cidade controlada pelas forças governamentais que serve de ligação terrestre entre os territórios controlados pelos rebeldes e a península da Crimeia, anexada pela Rússia.

O acordo de cessar-fogo assinado em fevereiro tem sido violado regularmente, mas tem permitido limitar o conflito a meia dúzia de pontos específicos, pelo que os países ocidentais insistem na sua aplicação.

Quase 7.000 pessoas morreram em 15 meses de conflito no leste da Ucrânia.

Ukrainian Сrisis Media Center

Situação da crise na Ucrânia a 16 de agosto de 2015

Situação da crise na Ucrânia a 16 de agosto de 2015

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “…as forças de Kiev perderam mais de 500 mil militares…”. Não estão a exagerar? Teriam de ter milhões de militares, e não têm! Os 845 desaparecidos juntaram-se aos pró-russos! 🙂
    “…2.852 militares foram libertados do cativeiro pelas forças pró-Moscovo.” Ainda bem!

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …