Famílias venezuelanas procuram comida no lixo. 80% estão na pobreza

Miguel Gutierrez / EPA

Venezuelanos protestam contra a falta de alimentos e produtos básicos em Catia, Caracas

Venezuelanos protestam contra a falta de alimentos e produtos básicos em Catia, Caracas

A situação “cada vez mais difícil” na Venezuela, onde 82% da população vive na pobreza, já leva várias famílias a procurarem comida no lixo para conseguirem sobreviver, conforme alerta a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

De acordo com esta organização dependente do Vaticano, “é cada vez mais difícil a situação que se vive na Venezuela, com a economia em acelerado colapso e um número cada vez maior de pessoas mergulhadas na mais absoluta pobreza”.

Esta fundação católica refere que “calcula-se que cerca de 82% dos venezuelanos estejam a viver uma situação trágica, sem recursos económicos suficientes para a própria sobrevivência”.

Citando notícias da agência Fides, o órgão de informação das Pontifícias Obras Missionárias, a AIS lembra que o arcebispo da cidade de Bolivar, Ulises Antonio Gutiérrez Reyes, confirmou que muitas famílias procuram comida no lixo porque “já não têm nada para comer”, e criticou o Governo de Nicolas Maduro, considerando que está a “administrar mal os recursos” do país.

No artigo da agência Fides, citado pela AIS, o arcebispo exemplifica as dificuldades com a história de um homem afectado pelos baixos salários e constantes subidas dos preços.

“Recentemente, encontrei um senhor que procurava comida no lixo e, conversando com ele, disse-me que trabalha, mas que, com o salário que recebe não consegue alimentar os filhos e tem por isso de procurar a comida no lixo”, aponta Gutierrez.

De acordo com dados do FMI citados pela revista brasileira Isto É, “a escassez atinge 68% dos produtos básicos” na Venezuela. Enquanto isso, a inflação continua a crescer “descontroladamente”, prevendo-se que atinja os “1.660% em 2017”, aponta a mesma publicação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Título da noticia é falso !!!!!
    Para além de sensacionalista !

    no texto diz que “calcula-se que 82% vive em pobreza” e que “muitas famílias procuram comida no lixo”,
    o que não é o mesmo que dizer que ” 80% das famílias venezuelanas procuram comida no lixo”

    • Leitor atento,
      Efectivamente, o título que demos à notícia não é o mais rigoroso, pelo que optámos por alterá-lo para “Famílias venezuelanas procuram comida no lixo. 80% estão na pobreza”, que reflecte melhor o conteúdo da notícia. Obrigado pelo reparo.

    • Também verifiquei isso. Que vergonha. Da janela de minha casa, em Matosinhos vejo a quantidade de pessoas que constantemente vasculham os contentores.

    • dizer “calcula-se que 82%” ou dizer mais de metade da população vive em extrema pobreza nao sera o mesmo ?? NÃO DEVIA NINGUEM PROCURAR NAS LIXEIRAS O QUE VOCE NAO MCOME

  2. Como é possivel! A ganancia e o poder levaram um país (um povo) como a Venezuela a esta dramática situação. Os governantes só querem saber do “grupo deles” o resto é tudo hipocrisia. As pessoas tem culpa…não reclamam! por cá é igual. Queixamo-nos de tudo mas não pedimos faturas , talvez por simpatia dos comerciantes e hoteleiro que guardam para si os IVA que é de todos…enfim.

    • Mas já reparou que o mundo já tinha visto disto… no outro lado do muro. Por quê dar voz e poder a esta gente?
      Deixo-lhe para leitura a obra de George Orwell “O Triunfo dos Porcos”

  3. Encontrou 1 senhor a procurar comida no caixote do lixo e fez o milagre multiplicação para 80% da população. E se 80% procura no caixote então cada um dos 20% deve ter muitos caixotes para servir a todos. Não sei o que se passa na Venezuela, mas sei que esta notícia é propaganda.

    • E o senhor também se deverá informar pouco porque não é preciso ler esta notícia para ter conhecimento disto. Leia mais, viaje mais.

    • Concordo consigo. Esta é mais uma notícia encomendada pela Nova Ordem mundial que quer subjugar os países como a Venezuela às regras dos mercados globalistas internacionais (perda de soberania nacional). Força Maduro, resiste a esses porcos! Shame on you, Zap.

      • E os milhões que saíram de Portugal para contas de familiares do Maduro? Esse dinheiro pertencia à empresa Venezuelana de petróleos. Continue com essa teoria da anti-novaordemmundial que não vai a lado nenhum. Abra mas é os olhos.

  4. Não há um exército que possa defender o POVO destes desgovernantes miseráveis. São autênticos bandidos o que fazem ao POVO VENEZUELANO. A ONU não poderá intervir?

  5. A desinformacao continua de vento em popa quanto aa Venezuela.
    Alem desta Fundação Ajuda à Igreja que Sofre precisamos tambem de uma fundacao para os leitores que sofrem com tanta ma’-fe’, mistificacao reacionarismo.
    As fontes que cita o AEIOU para alardear estas estupidezes sao tudo menos criveis: desde a “Isto e’ “,
    uma revista reacionaria brasileira, ate’ um bispo proto-fascista venezuelano.
    Nao e’ povo venezuelano que come comida buscada no lixo.
    Somos nos que temos de a comer com tais fontes de informacao.
    Para melhor informacao acerca da Venezuela ler por exemplo:
    http://resistir.info/venezuela/10_vitorias_em_2016.html

    • As batalhas campais de venezuelanos a lutar nas ruas de Caracas por um pacote de leite foram encomendadas pela “nova ordem mundial”?
      Os vídeos que há disso no YouTube foram encenados no estúdio onde se filmou a “falsa ida do Homem à Lua”?
      A noticia de que o Maduro mandou construir “17 mil padarias artesanais” porque não há pão à venda, foi encomendada? As fotos de supermercados vazios em caracas são photoshopadas? É mentira que há venezuelanos a pernoitar à porta dos supermercados? É mentira que até são presos aos mil de cada vez por causa disso?
      Os milhares de pessoas que atravessam diariamente a fronteira para a Bolívia para comprar comida e medicamentos são mandados pela nova ordem mundial?
      As notícias de que Maduro instaurou o “estado de emergência económica” e que agora o prolongou por mais dois meses são fake news? Ou são verdadeiras mas o Maduro é um agente da “nova ordem mundial”?
      Todas estas notícias (e mais as outras todas que nem me lembro) são fake news, ou verdadeiras mas desinformação reaccionária?
      E as fontes que o ZAP usa, quaisquer que sejam, alardeiam “estupidezes”, mas o “Resistir.info” é que é uma fonte credível, imparcial e não enviesada?

      • E os milhões que saíram de Portugal a caminho de contas de familiares do Maduro no Panamá e que pertenciam à empresa petrolífera Venezuelana. Caro amigo, nunca um livro foi tão retratante de uma realidade como o Triunfo dos Porcos.

    • Oh JF , e se de facto, em vez de vir com palhaçadas desse género, fosse à procura de informação genuína de quem viveu essa desgraça?
      Em vez de procurar sites de origem duvidosa fale com os milhares de venezuelanos que emigraram para Portugal nestes últimos anos?

    • Sim, está a passar-te ao lado que os restantes 20% são os apoiantes do governo, que não lhes falta nada. Até dá para esbanjar.
      Ou achas que a lealdade à um governo corrupto, incompetente, criminoso faz-se com esferográficas e boné?

  6. Propaganda. Caso esta noticia tivesse qualquer fundamento, todos os filiados e defensores dos partidos mais à esquerda em Portugal, já por certo teriam doado/partilhado a totalidade dos seus salários e dos seus bens para evitar que os camaradas venezuelanos tivessem que passar por esta provação!!!

  7. No dia em que a direita consiga regressar ao poder, estas campanhas de intoxicação/manipulação terminarão. Mesmo que a vida das pessoas se agrave e estas protestem por todo o lado e sejam reprimidas.
    É o que se pode ver no que respeita ao Brasil. A campanha internacional fechou.
    Os mais fortes e poderosos, aliados ao maestro americano, têm nas suas mãos a bomba atómica da informação controlada. Eles é que têm dinheiro para criar e pagar essa informação, incluindo poderosos meios de difusão pela internet.
    Estamos feitos.

RESPONDER

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …