80% das casas demoram menos de seis meses a ser vendidas

Em 2015, vender uma casa levava mais de dois anos. No entanto, o tempo de venda diminuiu drasticamente – quase 85% das casas que foram colocadas para venda em 2017 demoraram menos de seis meses a serem vendidas.

De acordo com o Público, que avança os dados nesta sexta-feira, quase 85% das casas que foram colocadas no mercado em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas. 37% ficaram entre um a três meses no mercado e 46% entre quatro a seis meses.

O diário recorre a estimativas cedidas pelo presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) que se mostram importantes para tentar entender qual seria o alcance das iniciativas fiscais que foram anunciadas por Catarina Martins – a “taxa Robles” – caso fosse aplicada.

Os números da APEMIP não permitem, contudo, diferenciar um proprietário que tem um imóvel há 20 anos e que agora o coloca para venda, com aquele que acabou de o comprar para o vender passados uns meses.

“Em 2014 e 2015 o tempo médio de venda era superior a dois anos. Atualmente, um terço dos imóveis demora entre um a três meses a ser vendido”, disse Luís Lima, líder da APEMIP, em declarações ao jornal. “A percentagem das vendas em menos de três meses vai aumentar este ano”, considerou.

Segundo os números da APEMIP, só 4% das casas é que ficam no portefólio dos mediadores durante mais de um ano até serem vendidas. Por tudo isto, nota o Público, a taxar-se pela tabela máxima os proprietários que concretizassem operações de venda num curto espaço de tempo, poucos sairiam ilesos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esqueçam os mediadores!
    O segredo é nunca colocar as casas à venda nas imobiliárias, hoje em dia com a Internet ninguém precisa mais de imobiliárias, nem de lhes pagar percentagens ridículas de comissões pela venda.
    Existem imensos sites onde quem quer vender um imóvel, pode colocar anuncio gratuitamente e poupar uns valentes trocos, evitando assim pagar aos chulos das imobiliárias!
    Não há mais valia nenhuma em contratar uma imobiliária, pelo preço ridículo que cobram. Além de que a maioria obriga a contratos de exclusividade ou então quando estes não existem, aumentam as percentagens das comissões de venda de forma exponencial!
    Um conselho, mantenham-se longe dessa bandidagem!

RESPONDER

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …