80% das casas demoram menos de seis meses a ser vendidas

Em 2015, vender uma casa levava mais de dois anos. No entanto, o tempo de venda diminuiu drasticamente – quase 85% das casas que foram colocadas para venda em 2017 demoraram menos de seis meses a serem vendidas.

De acordo com o Público, que avança os dados nesta sexta-feira, quase 85% das casas que foram colocadas no mercado em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas. 37% ficaram entre um a três meses no mercado e 46% entre quatro a seis meses.

O diário recorre a estimativas cedidas pelo presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) que se mostram importantes para tentar entender qual seria o alcance das iniciativas fiscais que foram anunciadas por Catarina Martins – a “taxa Robles” – caso fosse aplicada.

Os números da APEMIP não permitem, contudo, diferenciar um proprietário que tem um imóvel há 20 anos e que agora o coloca para venda, com aquele que acabou de o comprar para o vender passados uns meses.

“Em 2014 e 2015 o tempo médio de venda era superior a dois anos. Atualmente, um terço dos imóveis demora entre um a três meses a ser vendido”, disse Luís Lima, líder da APEMIP, em declarações ao jornal. “A percentagem das vendas em menos de três meses vai aumentar este ano”, considerou.

Segundo os números da APEMIP, só 4% das casas é que ficam no portefólio dos mediadores durante mais de um ano até serem vendidas. Por tudo isto, nota o Público, a taxar-se pela tabela máxima os proprietários que concretizassem operações de venda num curto espaço de tempo, poucos sairiam ilesos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esqueçam os mediadores!
    O segredo é nunca colocar as casas à venda nas imobiliárias, hoje em dia com a Internet ninguém precisa mais de imobiliárias, nem de lhes pagar percentagens ridículas de comissões pela venda.
    Existem imensos sites onde quem quer vender um imóvel, pode colocar anuncio gratuitamente e poupar uns valentes trocos, evitando assim pagar aos chulos das imobiliárias!
    Não há mais valia nenhuma em contratar uma imobiliária, pelo preço ridículo que cobram. Além de que a maioria obriga a contratos de exclusividade ou então quando estes não existem, aumentam as percentagens das comissões de venda de forma exponencial!
    Um conselho, mantenham-se longe dessa bandidagem!

RESPONDER

Ex primeiro-ministro francês candidata-se por Barcelona

Pela primeira vez na História um antigo primeiro-ministro francês candidata-se à presidência da câmara de uma cidade de um país estrangeiro. Manuel Valls anunciou esta terça-feira a sua candidatura à autarquia de Barcelona, em Espanha, …

Portugal quer ser líder europeu na erradicação do vírus da SIDA

O Ministério da Saúde português quer melhorar a saúde publica e tornar o país num líder na erradicação do HIV Numa entrevista à EFE, o ministro Adalberto Campos Fernandes sublinhou o esforço realizado pelo Governo socialista …

Críticas ao governo no Facebook condenam vietnamita a 2 anos de prisão

Doan Khanh Vinh Quang, de 42 anos, foi condenado pelo "abuso da liberdade democrática para infringir os interesses legítimos do Estado". O vietnamita insultou o governo e o Partido Comunista numa publicação do Facebook. Um tribunal …

Refugiada yazidi teve de fugir da Alemanha depois de se cruzar com o seu raptor

A yazidi de 19 anos fugiu da Alemanha - o país que seria a sua nova casa - depois de se ter cruzado com o seu antigo raptor, um membro do Estado Islâmico que a …

Fonte termal de Yellowstone entra em erupção passados 14 anos

A fonte termal, chamada Ear Spring, situada no Geiser Hill do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos da América, entrou em erupção no sábado passado, após 14 anos de inatividade. A atividade térmica no parque …

"Exonerador implacável": Presidente de Angola afastou 230 altos militares e administradores num ano

O Presidente da Angola prometeu e parece estar a cumprir a sua principal bandeira eleitoral - o combate à corrupção e à impunidade. No seu primeiro ano de mandato, João Lourenço afastou pelo menos 230 …

Quatro membros do La Manada envolvidos em nova acusação de abuso sexual

Quatro membros do grupo La Manada voltam a estar no centro da polémica por outro alegado caso de abuso sexual, desta vez de uma jovem de 21 anos nas festas de Torrecampo, em Córdova. De acordo …

Portugal vai acolher 10 dos 58 migrantes que estão no navio Aquarius

Portugal vai acolher 10 dos 58 migrantes que estão no navio de salvamento Aquarius, após ter chegado a um acordo com Espanha e França, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI). "Portugal acordou com Espanha e …

Peritos que trabalham de borla no observatório dos fogos exigem explicações

O Observatório Técnico Independente foi criado recentemente, mas a lei não prevê que os especialistas sejam devidamente remunerados. Peritos exigem explicações. O Observatório Técnico Independente foi criado para análise, acompanhamento e avaliação dos incêndios florestais e, …

Santos Silva alerta para "linha vermelha" após prisão de portugueses na Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, referiu que teve uma conversa "dura" com o homólogo venezuelano acerca dos portugueses e luso-descendentes presos na Venezuela e indicou uma "linha vermelha" que poderá desencadear consequências …