80% das casas demoram menos de seis meses a ser vendidas

Em 2015, vender uma casa levava mais de dois anos. No entanto, o tempo de venda diminuiu drasticamente – quase 85% das casas que foram colocadas para venda em 2017 demoraram menos de seis meses a serem vendidas.

De acordo com o Público, que avança os dados nesta sexta-feira, quase 85% das casas que foram colocadas no mercado em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas. 37% ficaram entre um a três meses no mercado e 46% entre quatro a seis meses.

O diário recorre a estimativas cedidas pelo presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) que se mostram importantes para tentar entender qual seria o alcance das iniciativas fiscais que foram anunciadas por Catarina Martins – a “taxa Robles” – caso fosse aplicada.

Os números da APEMIP não permitem, contudo, diferenciar um proprietário que tem um imóvel há 20 anos e que agora o coloca para venda, com aquele que acabou de o comprar para o vender passados uns meses.

“Em 2014 e 2015 o tempo médio de venda era superior a dois anos. Atualmente, um terço dos imóveis demora entre um a três meses a ser vendido”, disse Luís Lima, líder da APEMIP, em declarações ao jornal. “A percentagem das vendas em menos de três meses vai aumentar este ano”, considerou.

Segundo os números da APEMIP, só 4% das casas é que ficam no portefólio dos mediadores durante mais de um ano até serem vendidas. Por tudo isto, nota o Público, a taxar-se pela tabela máxima os proprietários que concretizassem operações de venda num curto espaço de tempo, poucos sairiam ilesos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esqueçam os mediadores!
    O segredo é nunca colocar as casas à venda nas imobiliárias, hoje em dia com a Internet ninguém precisa mais de imobiliárias, nem de lhes pagar percentagens ridículas de comissões pela venda.
    Existem imensos sites onde quem quer vender um imóvel, pode colocar anuncio gratuitamente e poupar uns valentes trocos, evitando assim pagar aos chulos das imobiliárias!
    Não há mais valia nenhuma em contratar uma imobiliária, pelo preço ridículo que cobram. Além de que a maioria obriga a contratos de exclusividade ou então quando estes não existem, aumentam as percentagens das comissões de venda de forma exponencial!
    Um conselho, mantenham-se longe dessa bandidagem!

RESPONDER

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …

Marcelo despediu-se da "verdadeira vocação" da sua vida com mensagem de esperança no futuro

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" de toda a sua vida. "A universidade, a minha universidade foi …

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. Pornografia infantil encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …

Taxista mantêm protesto até reunião em Belém. "Resistir, resistir, resistir"

As duas faixas 'Bus' da Avenida da Liberdade, em Lisboa, continuavam esta sexta-feira de manhã, pelo terceiro dia consecutivo, preenchidas com táxis em protesto contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas …

Criatura "alienígena" encontrada numa praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura em forma de bolha e vermelha. A criatura, que acabou por ser identificada como uma espécie específica de …