80% das casas demoram menos de seis meses a ser vendidas

Em 2015, vender uma casa levava mais de dois anos. No entanto, o tempo de venda diminuiu drasticamente – quase 85% das casas que foram colocadas para venda em 2017 demoraram menos de seis meses a serem vendidas.

De acordo com o Público, que avança os dados nesta sexta-feira, quase 85% das casas que foram colocadas no mercado em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas. 37% ficaram entre um a três meses no mercado e 46% entre quatro a seis meses.

O diário recorre a estimativas cedidas pelo presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) que se mostram importantes para tentar entender qual seria o alcance das iniciativas fiscais que foram anunciadas por Catarina Martins – a “taxa Robles” – caso fosse aplicada.

Os números da APEMIP não permitem, contudo, diferenciar um proprietário que tem um imóvel há 20 anos e que agora o coloca para venda, com aquele que acabou de o comprar para o vender passados uns meses.

“Em 2014 e 2015 o tempo médio de venda era superior a dois anos. Atualmente, um terço dos imóveis demora entre um a três meses a ser vendido”, disse Luís Lima, líder da APEMIP, em declarações ao jornal. “A percentagem das vendas em menos de três meses vai aumentar este ano”, considerou.

Segundo os números da APEMIP, só 4% das casas é que ficam no portefólio dos mediadores durante mais de um ano até serem vendidas. Por tudo isto, nota o Público, a taxar-se pela tabela máxima os proprietários que concretizassem operações de venda num curto espaço de tempo, poucos sairiam ilesos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esqueçam os mediadores!
    O segredo é nunca colocar as casas à venda nas imobiliárias, hoje em dia com a Internet ninguém precisa mais de imobiliárias, nem de lhes pagar percentagens ridículas de comissões pela venda.
    Existem imensos sites onde quem quer vender um imóvel, pode colocar anuncio gratuitamente e poupar uns valentes trocos, evitando assim pagar aos chulos das imobiliárias!
    Não há mais valia nenhuma em contratar uma imobiliária, pelo preço ridículo que cobram. Além de que a maioria obriga a contratos de exclusividade ou então quando estes não existem, aumentam as percentagens das comissões de venda de forma exponencial!
    Um conselho, mantenham-se longe dessa bandidagem!

RESPONDER

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …