Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por covid-19, mais oito do que na quarta-feira (um aumento de 0,6%). Este é o registo diário de óbitos mais baixo desde 15 de maio, em que foram contabilizadas seis mortes.

Há agora 33.592 pessoas infetadas, mais 331 do que no dia anterior (+1%), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 309 casos de infeção (+2,6%).

Os números dão conta de 445 pessoas internadas (mais 17 do que na quarta-feira), das quais 58 estão nos cuidados intensivos (mais duas do que no dia anterior). A DGS revela ainda que foram dadas como recuperadas mais 244 pessoas, subindo assim para 20.323 o número total.

Na habitual conferência de imprensa, António Lacerda Sales adiantou que a taxa de letalidade do vírus em Portugal está calculada nos 4,3% e que a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 17,3%. “Dos casos ativos, temos 96,2% a recuperar no domicílio, 3,8% dos casos ativos estão internados, sendo que 0,5% em UCI e 3,3% em enfermaria.”

O secretário de Estado da Saúde informou ainda que já foram detetadas 600 mutações diferentes do coronavírus. O Instituto Ricardo Jorge está a levar a cabo um trabalho em 116 concelhos e “o INSA está também a colaborar ativamente com as autoridades de saúde locais para perceber o cenário regional das cadeias de transmissão”.

Segundo Fernando Almeida, presidente do INSA, trata-se de “mutações em relação ao vírus inicial de Wuhan. Cada vírus tem uma mutação por semana, alguns até têm mais. Este número permite-nos perceber até que ponto há alguma variabilidade”.

O responsável adiantou que, em relação à imunidade da população, os primeiros resultados aos testes serológicos devem estar prontos “lá para 15 de julho, na primeira ou segunda semana de julho”. O estudo vai ser repetido cinco meses depois e o seguimento vai ser feito de três em três meses para determinar a prevalência da imunidade.

Em relação à abertura da fronteira com Espanha, Lacerda Sales reiterou que a decisão ainda “não está definida”. “Sei que esse tipo de decisões depende de uma articulação com o ministro do Interior espanhol e não haverá nenhuma decisão sem o acordo das partes.”

A diretora-geral da Saúde informou, na mesma conferência de imprensa, que os doentes que recuperam da covid-19 estão a ser acompanhados durante bastante tempo depois da recuperação para avaliar se ficaram com sequelas, que por vezes demoram “algum tempo” a surgir.

Um dia depois do regresso do campeonato, Graça Freitas falou também sobre os aglomerados junto aos estádios de futebol, apelando à responsabilidade individual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …