Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por covid-19, mais oito do que na quarta-feira (um aumento de 0,6%). Este é o registo diário de óbitos mais baixo desde 15 de maio, em que foram contabilizadas seis mortes.

Há agora 33.592 pessoas infetadas, mais 331 do que no dia anterior (+1%), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 309 casos de infeção (+2,6%).

Os números dão conta de 445 pessoas internadas (mais 17 do que na quarta-feira), das quais 58 estão nos cuidados intensivos (mais duas do que no dia anterior). A DGS revela ainda que foram dadas como recuperadas mais 244 pessoas, subindo assim para 20.323 o número total.

Na habitual conferência de imprensa, António Lacerda Sales adiantou que a taxa de letalidade do vírus em Portugal está calculada nos 4,3% e que a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 17,3%. “Dos casos ativos, temos 96,2% a recuperar no domicílio, 3,8% dos casos ativos estão internados, sendo que 0,5% em UCI e 3,3% em enfermaria.”

O secretário de Estado da Saúde informou ainda que já foram detetadas 600 mutações diferentes do coronavírus. O Instituto Ricardo Jorge está a levar a cabo um trabalho em 116 concelhos e “o INSA está também a colaborar ativamente com as autoridades de saúde locais para perceber o cenário regional das cadeias de transmissão”.

Segundo Fernando Almeida, presidente do INSA, trata-se de “mutações em relação ao vírus inicial de Wuhan. Cada vírus tem uma mutação por semana, alguns até têm mais. Este número permite-nos perceber até que ponto há alguma variabilidade”.

O responsável adiantou que, em relação à imunidade da população, os primeiros resultados aos testes serológicos devem estar prontos “lá para 15 de julho, na primeira ou segunda semana de julho”. O estudo vai ser repetido cinco meses depois e o seguimento vai ser feito de três em três meses para determinar a prevalência da imunidade.

Em relação à abertura da fronteira com Espanha, Lacerda Sales reiterou que a decisão ainda “não está definida”. “Sei que esse tipo de decisões depende de uma articulação com o ministro do Interior espanhol e não haverá nenhuma decisão sem o acordo das partes.”

A diretora-geral da Saúde informou, na mesma conferência de imprensa, que os doentes que recuperam da covid-19 estão a ser acompanhados durante bastante tempo depois da recuperação para avaliar se ficaram com sequelas, que por vezes demoram “algum tempo” a surgir.

Um dia depois do regresso do campeonato, Graça Freitas falou também sobre os aglomerados junto aos estádios de futebol, apelando à responsabilidade individual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …