/

Oito golos num jogo: um falso timorense conseguiu o recorde mundial de 2020

Patrick Fabiano conseguiu a marca incrível de apontar oito golos num jogo de uma primeira divisão nacional. A IFFHS reconheceu o recorde quando ainda faltavam jogos por disputar.

Patrick Fabiano é um nome pouco conhecido no futebol mas ficou para os registos históricos da modalidade em 2020: o avançado marcou oito golos num jogo, o recorde mundial deste ano, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

O jogador conseguiu esse recorde mesmo na reta final do ano, tendo marcado esses oito golos no sábado passado, dia 26 de dezembro. O registo foi atingido no campeonato principal do Kuwait, quando o Al Salmiyah venceu o Al Tadhamon por 9-1.

Os dados têm em conta os jogos de todas as primeiras divisões nacionais de futebol. A distinção foi dada nesta segunda-feira, curiosamente quando ainda havia jogos marcados para 2020 – em Portugal, por exemplo.

Patrick Fabiano já tinha aparecido nas notícias em 2017 por ter jogado pela seleção nacional de Timor-Leste. Na altura, a seleção de futebol timorense foi banida das competições internacionais por ter alinhado com futebolistas brasileiros que apresentaram documentos falsos. Os resultados de todos os jogos que envolveram esses 12 brasileiros (Patrick foi um deles) foram anulados.

Na lista de recordes de golos num jogo, o único nome a aparecer duas vezes nos primeiros lugares é Fernando Peyroteo, que marcou nove golos no Sporting 14-0 Leça (em 1942) e oito golos no Sporting 12-1 Boavista (1948). Hacène Lalmas é o recordista; marcou 14 golos num jogo do campeonato da Argélia, em 1962.

A IFFHS anunciou também que Nikita Rukavytsya conseguiu a melhor série goleadora do ano. O avançado do Maccabi Haifa marcou pelo menos um golo em 13 jogos consecutivos, entre agosto e dezembro deste ano.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.