75 mil crianças nigerianas podem morrer de fome nos próximos meses

As Nações Unidas alertam que 75 mil crianças nigerianas podem morrer de fome nos próximos meses.

Peter Lundberg, coordenador da ajuda humanitária da ONU, explicou à France-Presse que, atualmente, cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil crianças podem morrer de fome nos próximos meses se nada for feito no imediato, à medida que a crise humanitária na Nigéria se alastra.

Com o Boko Haram a ganhar força no país, milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar as terras, paralisando o comércio e a agricultura.

Peter Lunberg explica que a crise está a alastar-se a “grande velocidade” e que, neste momento, existem 14 milhões de pessoas que precisam urgentemente de ajuda humanitária. “Cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil podem vir a morrer nos próximos meses”, salientou, sublinhando a necessidade de intervenção rápida.

A ONU espera conseguir chegar a estes 14 milhões de pessoas com a ajuda do Governo nigeriano, mas Lunberg admite que a organização não tem dinheiro suficiente para lidar com uma crise humanitária desta escala e apela aos parceiros internacionais que unam esforços para ajudar a travar a fome na Nigéria.

“Precisamos de chegar ao setor privado, aos filantropos da Nigéria”, afirmou. “Vamos pedir aos parceiros internacionais que se cheguem à frente porque só conseguimos resolver esta situação se todos juntarem as mãos“.

Desde a sua insurgência, em 2009, o grupo jihadista Boko Haram tem vindo a devastar sucessivamente as regiões mais pobres do nordeste da Nigéria, numa onda de violência que já levou à deslocação de mais de milhares de pessoas.

Estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham morrido.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.