Mais de 70% dos portugueses quer vacina contra a covid-19 obrigatória

José Coelho /Lusa

Mais de 70% dos portugueses gostavam que a vacina contra a covid-19 passasse a ser obrigatória, revela uma sondagem da Universidade Católica.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP mostra que 72% dos portugueses quer que a vacina contra a covid-19 seja obrigatória, enquanto 24% acha que deve continuar a ser uma escolha individual.

Ainda relativamente ao processo de vacinação, é possível perceber que as dúvidas iniciais parecem já ter-se dissipado, uma vez que 83% dos inquiridos afirmaram querer ser vacinados assim que forem chamados. Em dezembro do ano passado, eram apenas 61% os que estavam seguros desta decisão.

Por outro lado, apenas 8% rejeitam ser vacinados contra a covid-19, enquanto 5% dos participantes neste estudo de opinião disseram que ainda não sabem, ou preferiram não responder.

Quanto ao uso obrigatório de máscara em espaços fechados, o “sim é esmagador”, revela o canal publico, pois 94% dos inquiridos concordam com a medida. Já no exterior, as respostas não são tão consensuais: 68% concorda, 30% discorda.

Sobre a atuação dos políticos na gestão da pandemia, a avaliação dos portugueses é agora menos positiva. Apenas 48% dos inquiridos consideram que a resposta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é boa ou muito boa, quando em maio eram 64%. Já 37% consideram que a gestão do chefe de Estado é razoável e 12% acham mesmo que é má ou muito má.

Quanto ao primeiro-ministro, António Costa, a aprovação positiva desceu 10 pontos percentuais para 33%, sendo que 43% acham que a sua atuação está a ser razoável. Já 21% dão-lhe nota negativa.

Este fim-de-semana, uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a rádio TSF também já tinha mostrado que os portugueses estão mais descontentes com Marcelo e Costa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.