/

Mais de 70% dos norte-americanos teme tumultos e violência após as eleições

Albert Halim / EPA

Quase três quartos (72%) dos norte-americanos estão preocupados com tumultos ou episódios de violência após as eleições presidenciais, agendadas para novembro, revela um nova sondagem.

Os números são de uma pesquisa de opinião divulgada esta semana pelo jornal britânico The Independent, que frisa que quase três em quatro participantes disseram estar muito ou algo preocupados com violência pós-eleitoral.

Mais de 70% dos inquiridos de ambos os partidos de Donald Trump, republicano e atual presidente dos Estados Unidos, e Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, revelaram ter essa preocupação.

Os receios são contudo maiores entre os apoiantes do Presidente norte-americano: 77% diz temer violência ou motins, descendo este valor para 73% nos apoiantes de Biden.

O Presidente dos Estados Unidos não prometeu uma transição pacífica na Casa Branco caso perca as eleições. “Teremos de ver o que acontece. Sabem que me tenho queixado veementemente dos boletins de voto. E os boletins de voto são um desastre”, disse no fim de setembro Donald Trump, referindo-se aos votos por correspondência.

“Livrem-se dos boletins e terão [uma transição] muito pacífica… francamente, não haverá uma transição. Haverá uma continuação. Os boletins estão fora de controlo”, continuou.

Os boletins de voto por correspondência, que o Presidente tem colocado em causa, serão utilizados nas presidenciais norte-americanas deste ano devido à pandemia de covid-19.

O FBI rejeita as acusações de Trump sobre eventuais fraudes com os boletins de voto.

As eleições norte-americanas estão marcadas para 4 de novembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.