70% dos divórcios são pedidos pelas mulheres

Um estudo da Universidade Stanford com 2.262 adultos, com idades compreendidas entre os 19 e 94 anos, cujas vidas amorosas foram acompanhadas de 2009 a 2015, revela que as mulheres tendem mais a dar início a divórcios do que os homens.

A nova pesquisa juntou ainda dados de um estudo anterior, How Couples Meet and Stay Together, publicado pela Universidade de Stanford, que avaliou em 2009 a evolução dos relacionamentos amorosos nos Estados Unidos.

Dos 2.262 voluntários avaliados no estudo, 371 passaram por separações matrimoniais nos últimos 6 anos.

Em cada 10 destes divórcios, 7 começaram por iniciativa das mulheres, e apenas 3 foram pedidos pelos homens.

Michael Rosenfeld, professor de sociologia e autor da pesquisa, acredita que as mulheres tendem a separar-se, devido aos conceitos machistas que ainda existem, o que entra em contradição com avanços feministas da sociedade moderna.

O novo estudo vai ser apresentado no 11º Encontro Anual da Associação Americana de Sociologia.

“A instituição do casamento tem demorado a atualizar-se de acordo com os avanços na igualdade de géneros. Por exemplo, as mulheres ainda são pressionadas a adoptar o sobrenome de maridos, mesmo quando não se sentem confortáveis com isso”, explica Rosenfeld, citado pela EurekAlert.

“Os homens também costumam esperar que elas façam a maior parte do trabalho doméstico e cuidem dos filhos”, acrescenta o sociólogo.

Apesar de haver um predomínio das mulheres nos pedidos de divórcio, o mesmo não se passa no fim das relações não matrimoniais.

Segundo os resultados do estudo, há um equilíbrio entre homens e mulheres na altura de “acabar com o namoro”.

“Isto foi uma surpresa, porque até agora só se tinha estudado quem toma a iniciativa de acabar com a relação em amostras de pessoas casadas”, diz Rosenfeld.

“As razões por trás de cada divórcio ou separação são sempre intrigantes”, diz o cientista.

Um outro estudo independente, publicado este mês, concluiu que as mulheres sofrem mais com o fim das relações, mas recuperam mais depressa.

“Mas precisamos de mais dados para saber agora porque é que as mulheres estão menos satisfeitas com o casamento do que os homens”, acrescenta Rosenfeld.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há quem diga que o ‘homem’ é um animal de hábitos – resistente – muito intuitivo qdo não tem acesso a “manuais de instruções” e normalmente reciclado para a vida mais cedo que a mulher é mais concentrado, disponível !?!
    Ao contrário a mulher goza de apetências de multipla concentração e resistência à dor o que a leva a ser alternadamente mais e menos, amiga, parceira, intensa, delicada, amorosa, mulher.

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …