Quase a chegar a Marte. Há 7 minutos de terror à espera do Perseverance

O robô Perseverance está a aproximar-se de seu destino final, o planeta Marte, ao qual se prevéê que chegue a 18 de fevereiro de 2021. À espera do rover da NASA, sete minutos de terror.

Numa animação que a agência espacial norte-americana NASA acaba de distribuir, podemos ver o que serão os “sete minutos de terror” do Perseverance — tempo que vai durar a manobra de pouso do rover, após a chegada a Marte da nave que o leva ao Planeta Vermelho.

Neste período de tempo, o Perseverance passará de uma velocidade de 19.500 km/h, na parte superior da atmosfera marciana, para cerca de 3 km/h na altura do pouso, que ocorrerá na área conhecida como Cratera de Jezero.

Uma vez em Marte, explica a BBC, o rover irá procurar sinais de vida microbiana durante pelo menos um ano marciano, cerca de 687 dias terrestres. Para isso, irá recolher amostras de rochas e solo, armazená-las em tubos e deixá-las na superfície do planeta para uma futura transferência para a Terra.

O robô vai também estudar a geologia do planeta vermelho e testar formas de os astronautas em futuras missões poderem produzir oxigénio a partir do CO2 da atmosfera, que possa ser usado para respirar e como combustível.

Sete minutos de terror

A sequência de complicadas manobras que antecedem o pouso do Perseverance no Planeta Vermelho já foi descrita por muitos especialistas como “sete minutos de terror”. O robô, que partiu da Terra em julho de 2020, viajará encapsulado numa “caixa” com duas partes: um escudo cinético posterior e um escudo térmico frontal.

À medida que a nave espacial atravessa a atmosfera marciana, este escudo térmico terá que resistir a temperaturas de até 2.100°C. Quando estiver a cerca de 11 km do solo, a nave lançará um paraquedas, que reduzirá a velocidade do veículo de 2.099 km/h para cerca 320 km/h.

Seguidamente, o escudo térmico separar-se-á da parte de trás da nave, e durante um curto período de tempo o robô estará em queda livre para o solo.

Serão então acionados os oito retrofoguetes que uma “sky crane” (“grua celeste”), manobra que permitira que o Perseverance desça lentamente em direção ao solo marciana, suspenso por três cordas de nylon e um “cordão umbilical”. Quando as rodas do Perseverance tocarem no solo, o rover solta-se destas amarras.

Esta é a primeira missão da NASA a pesquisar explicitamente “assinaturas biológicas”, ou sinais biológicos de vida, desde o projeto Viking nos anos 1970. Mas o Perseverance será o quinto rover da NASA a pousar em Marte.

Antes do Perseverance, a agência espacial norte-americana fez chegar ao Planeta Vermelho cinco sondas exploradoras robóticas. As duas primeiras, as gémeas Spirit e Opportunity, chegaram a Marte a 3 e 24 de janeiro de 2004. A Opportunity manteve-se em operação durante 14 anos, até ser atingida e danificada por uma tempestade de poeira em 2018.

Atualmente, a NASA mantém em Marte os rovers Curiosity, que pousou em agosto de 2012 em Aeolis Palus, na cratera Gale, e InSight, que chegou ao Planeta Vermelho em novembro de 2018.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está tudo quase… Está quase a ir à lua, está quase a chegar a Marte… É como aquela história do homem com 80 anos, ele dava uma quase todos os dias. Há segunda quase, à terça quase, à quarta quase… Pois é, falta o quase!

RESPONDER

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …