Mais de 500 mil pessoas com “rendas precárias” em Portugal

Os constantes aumentos das rendas e o facto de a maioria dos contratos ser válida apenas por um ano preocupa inquilinos e proprietários.

De acordo com o Diário de Notícias, dos 84.383 contratos de arrendamento celebrados no ano passado, estima-se que mais de metade sejam de apenas 12 meses. Os proprietários de casas já só querem fazer contratos a um ano e a cláusula “renovável por igual período” também está a desaparecer.

Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisboneses, vai mais longe e refere que, na atual conjuntura de aumentos, não são apenas os novos que correm riscos – “neste momento, há mais de 500 mil inquilinos precários”.

Com as rendas a subirem para preços nunca antes vistos, sobretudo nas zonas de Lisboa e do Porto, e com a procura a superar largamente a oferta, são cada vez mais os casos de famílias confrontadas com valores que ultrapassam em muito o poder da sua carteira ou com ordens para saírem da casa e darem lugar a um novo inquilino, disposto a pagar mais.

No entanto, Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários, salienta à TSF que este não é o comportamento de todos os proprietários. Ainda há os que privilegiam a estabilidade na relação contratual com os inquilinos.

António Frias Marques recusa também os mais de 500 mil inquilinos em situação precária. “É um número muito elevado.” O representante defende que a maioria dos contratos oferece estabilidade aos inquilinos e acredita que o problema das rendas altas pode ser resolvido com o aumento da oferta de habitação pública.

Já a Associação dos Inquilinos Lisbonenses considera que as dificuldades de acesso à habitação atualmente só se resolvem com o reforço dos direitos dos inquilinos. Romão Lavadinho espera que o Governo promova alterações nesse sentido.

O Governo apresenta esta segunda-feira o novo pacote para a política de habitação. A cerimónia, no ministério do Ambiente, vai ser presidida por António Costa. O Governo aposta em quatro novos instrumentos para responder às necessidades habitacionais e para promover o arrendamento acessível e a coesão territorial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …