600 jovens em confrontos no Vasco da Gama

victor_nuno / Flickr

-

Centenas de jovens invadiram ao fim da tarde desta quarta feira o Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, numa acção convocada pelo Facebook. Quatro jovens detidos e ferimentos ligeiros em cinco polícias é o balanço do incidente, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Segundo a mesma fonte, cerca das 16:30 um grupo com perto de 600 jovens encontrou-se, por convocatória feita nas redes sociais, no Parque das Nações, tendo cerca de 400 ficado concentrados sob a pala do Pavilhão de Portugal e perto de 200 em frente ao centro comercial.

Algum tempo depois, os jovens, que estavam junto ao centro comercial começaram a correr em várias direcções e a entrar para o estabelecimento, gerando o pânico nas pessoas.

Segundo uma das adolescentes envolvidas nos confrontos, ouvida pela SIC, “estes Meet Lisboa são encontros pacíficos para o pessoal que se conhece no Facebook se encontrar, mas apareceram alguns com coisas mal resolvidas para arranjar confusão”.

“A determinada altura foi feito um varrimento pela polícia que, com um dispositivo de perto de 40 efetivos, conseguiu afastar os jovens do interior do centro”, indicou a fonte da PSP.

Na sequência da actuação das forças policiais, 4 jovens foram detidos e 5 polícias sofreram ferimentos ligeiros, mas a situação normalizou às 21:00, acrescentou.

A maioria dos jovens terá idades na ordem dos 20 anos, havendo muitos que serão menores de 16, indicou a mesma fonte.

Os detidos encontram-se na 40.ª esquadra da Polícia de Segurança Pública, na zona oriental de Lisboa, para, esta quinta-feira, serem presentes a tribunal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os “jovens” podiam encontrar-se num descampado, num campo de Futebol mas aí não provocariam as Autoridades nem Desacatos. A deixá-los fazer tudo o que lhes apetece qualquer dia não se pode andar nas ruas sem enfrentar um “pequeno” grupinho de 400 elementos da JUMENTUDE a causar Distúrbios e Incomodar quem circula normalmente. Fazem isso porque estamos em Portugal e os Respeito pelos outros há muito que desapareceu. Se as Autoridades actuarem de alguma forma neste tipo de alteração da Ordem Pública, ou são AGREDIDOS ou ABUSARAM DA FORÇA. Chegámos a este estado por falta de Justiça e Autoridades a condizer.

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …