600 jovens em confrontos no Vasco da Gama

victor_nuno / Flickr

-

Centenas de jovens invadiram ao fim da tarde desta quarta feira o Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, numa acção convocada pelo Facebook. Quatro jovens detidos e ferimentos ligeiros em cinco polícias é o balanço do incidente, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Segundo a mesma fonte, cerca das 16:30 um grupo com perto de 600 jovens encontrou-se, por convocatória feita nas redes sociais, no Parque das Nações, tendo cerca de 400 ficado concentrados sob a pala do Pavilhão de Portugal e perto de 200 em frente ao centro comercial.

Algum tempo depois, os jovens, que estavam junto ao centro comercial começaram a correr em várias direcções e a entrar para o estabelecimento, gerando o pânico nas pessoas.

Segundo uma das adolescentes envolvidas nos confrontos, ouvida pela SIC, “estes Meet Lisboa são encontros pacíficos para o pessoal que se conhece no Facebook se encontrar, mas apareceram alguns com coisas mal resolvidas para arranjar confusão”.

“A determinada altura foi feito um varrimento pela polícia que, com um dispositivo de perto de 40 efetivos, conseguiu afastar os jovens do interior do centro”, indicou a fonte da PSP.

Na sequência da actuação das forças policiais, 4 jovens foram detidos e 5 polícias sofreram ferimentos ligeiros, mas a situação normalizou às 21:00, acrescentou.

A maioria dos jovens terá idades na ordem dos 20 anos, havendo muitos que serão menores de 16, indicou a mesma fonte.

Os detidos encontram-se na 40.ª esquadra da Polícia de Segurança Pública, na zona oriental de Lisboa, para, esta quinta-feira, serem presentes a tribunal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os “jovens” podiam encontrar-se num descampado, num campo de Futebol mas aí não provocariam as Autoridades nem Desacatos. A deixá-los fazer tudo o que lhes apetece qualquer dia não se pode andar nas ruas sem enfrentar um “pequeno” grupinho de 400 elementos da JUMENTUDE a causar Distúrbios e Incomodar quem circula normalmente. Fazem isso porque estamos em Portugal e os Respeito pelos outros há muito que desapareceu. Se as Autoridades actuarem de alguma forma neste tipo de alteração da Ordem Pública, ou são AGREDIDOS ou ABUSARAM DA FORÇA. Chegámos a este estado por falta de Justiça e Autoridades a condizer.

RESPONDER

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto de 17 casos e pode parar por duas semanas

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …

Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México. De acordo com o site Live Science, a estátua de dois …

No último adeus à Casa Branca, Trump vai perdoar 100 pessoas (e manifestantes do Capitólio também querem)

O Presidente cessante dos Estados Unidos Donald Trump deverá emitir mais de 100 indultos presidenciais esta terça-feira, durante as suas horas finais na Casa Branca, mas não se pode perdoar a si mesmo ou à …

Sindicato revela que a TAP propôs o despedimento de 458 pilotos

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informou, esta segunda-feira, que a TAP apresentou uma contraproposta que inclui a dispensa de 458 pilotos, redução de remunerações e supressão de cláusulas do acordo de empresa. Em …