600 jovens em confrontos no Vasco da Gama

victor_nuno / Flickr

-

Centenas de jovens invadiram ao fim da tarde desta quarta feira o Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, numa acção convocada pelo Facebook. Quatro jovens detidos e ferimentos ligeiros em cinco polícias é o balanço do incidente, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Segundo a mesma fonte, cerca das 16:30 um grupo com perto de 600 jovens encontrou-se, por convocatória feita nas redes sociais, no Parque das Nações, tendo cerca de 400 ficado concentrados sob a pala do Pavilhão de Portugal e perto de 200 em frente ao centro comercial.

Algum tempo depois, os jovens, que estavam junto ao centro comercial começaram a correr em várias direcções e a entrar para o estabelecimento, gerando o pânico nas pessoas.

Segundo uma das adolescentes envolvidas nos confrontos, ouvida pela SIC, “estes Meet Lisboa são encontros pacíficos para o pessoal que se conhece no Facebook se encontrar, mas apareceram alguns com coisas mal resolvidas para arranjar confusão”.

“A determinada altura foi feito um varrimento pela polícia que, com um dispositivo de perto de 40 efetivos, conseguiu afastar os jovens do interior do centro”, indicou a fonte da PSP.

Na sequência da actuação das forças policiais, 4 jovens foram detidos e 5 polícias sofreram ferimentos ligeiros, mas a situação normalizou às 21:00, acrescentou.

A maioria dos jovens terá idades na ordem dos 20 anos, havendo muitos que serão menores de 16, indicou a mesma fonte.

Os detidos encontram-se na 40.ª esquadra da Polícia de Segurança Pública, na zona oriental de Lisboa, para, esta quinta-feira, serem presentes a tribunal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim a policia tinha o direito e foi um bom ato.
    Mas a sociedade não pode acusar os outros por terem um aspecto diferente ou terem outra raça, este video é vergonhoso:

    • Chama-se “profiling”: as pessoas envolvidas e que originaram os desacatos eram de tez negra e eram jovens, e como tal quando o intuito é impedir que pessoas dos grupos que originaram os desacatos se juntem novamente no local de onde se quer retira-los então qualquer pessoa que preencha o perfil é sujeita a isso.

      Se tivessem sido gajas gordas com chaves de fendas na mão então todas as gajas gordas com chaves de fendas nas mãos teriam sido impedidas de entrar. Pior é a forma como esse grupo que gravou o filme tentou obter uma reação da polícia, falsas damas ofendidas a tentar obter um encostar de mão para dizerem que foram violadas.

      A única coisa “vergonhosa” do lado desse agente em particular foram as palavras usadas, ao dizer que o rapaz não entrava “por causa de ser um bruto”, mas a verdade é que eu também não sei se o rapaz fazia parte do grupo do meet e que tinha sido expulso anteriormente do Vasco da Gama, mas o polícia parecia saber e ter segurança q.b. ao proferir essas palavras.

  2. Os “jovens” podiam encontrar-se num descampado, num campo de Futebol mas aí não provocariam as Autoridades nem Desacatos. A deixá-los fazer tudo o que lhes apetece qualquer dia não se pode andar nas ruas sem enfrentar um “pequeno” grupinho de 400 elementos da JUMENTUDE a causar Distúrbios e Incomodar quem circula normalmente. Fazem isso porque estamos em Portugal e os Respeito pelos outros há muito que desapareceu. Se as Autoridades actuarem de alguma forma neste tipo de alteração da Ordem Pública, ou são AGREDIDOS ou ABUSARAM DA FORÇA. Chegámos a este estado por falta de Justiça e Autoridades a condizer.

RESPONDER

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …