600 jovens em confrontos no Vasco da Gama

victor_nuno / Flickr

-

Centenas de jovens invadiram ao fim da tarde desta quarta feira o Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, numa acção convocada pelo Facebook. Quatro jovens detidos e ferimentos ligeiros em cinco polícias é o balanço do incidente, disse à Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Segundo a mesma fonte, cerca das 16:30 um grupo com perto de 600 jovens encontrou-se, por convocatória feita nas redes sociais, no Parque das Nações, tendo cerca de 400 ficado concentrados sob a pala do Pavilhão de Portugal e perto de 200 em frente ao centro comercial.

Algum tempo depois, os jovens, que estavam junto ao centro comercial começaram a correr em várias direcções e a entrar para o estabelecimento, gerando o pânico nas pessoas.

Segundo uma das adolescentes envolvidas nos confrontos, ouvida pela SIC, “estes Meet Lisboa são encontros pacíficos para o pessoal que se conhece no Facebook se encontrar, mas apareceram alguns com coisas mal resolvidas para arranjar confusão”.

“A determinada altura foi feito um varrimento pela polícia que, com um dispositivo de perto de 40 efetivos, conseguiu afastar os jovens do interior do centro”, indicou a fonte da PSP.

Na sequência da actuação das forças policiais, 4 jovens foram detidos e 5 polícias sofreram ferimentos ligeiros, mas a situação normalizou às 21:00, acrescentou.

A maioria dos jovens terá idades na ordem dos 20 anos, havendo muitos que serão menores de 16, indicou a mesma fonte.

Os detidos encontram-se na 40.ª esquadra da Polícia de Segurança Pública, na zona oriental de Lisboa, para, esta quinta-feira, serem presentes a tribunal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim a policia tinha o direito e foi um bom ato.
    Mas a sociedade não pode acusar os outros por terem um aspecto diferente ou terem outra raça, este video é vergonhoso:

    • Chama-se “profiling”: as pessoas envolvidas e que originaram os desacatos eram de tez negra e eram jovens, e como tal quando o intuito é impedir que pessoas dos grupos que originaram os desacatos se juntem novamente no local de onde se quer retira-los então qualquer pessoa que preencha o perfil é sujeita a isso.

      Se tivessem sido gajas gordas com chaves de fendas na mão então todas as gajas gordas com chaves de fendas nas mãos teriam sido impedidas de entrar. Pior é a forma como esse grupo que gravou o filme tentou obter uma reação da polícia, falsas damas ofendidas a tentar obter um encostar de mão para dizerem que foram violadas.

      A única coisa “vergonhosa” do lado desse agente em particular foram as palavras usadas, ao dizer que o rapaz não entrava “por causa de ser um bruto”, mas a verdade é que eu também não sei se o rapaz fazia parte do grupo do meet e que tinha sido expulso anteriormente do Vasco da Gama, mas o polícia parecia saber e ter segurança q.b. ao proferir essas palavras.

  2. Os “jovens” podiam encontrar-se num descampado, num campo de Futebol mas aí não provocariam as Autoridades nem Desacatos. A deixá-los fazer tudo o que lhes apetece qualquer dia não se pode andar nas ruas sem enfrentar um “pequeno” grupinho de 400 elementos da JUMENTUDE a causar Distúrbios e Incomodar quem circula normalmente. Fazem isso porque estamos em Portugal e os Respeito pelos outros há muito que desapareceu. Se as Autoridades actuarem de alguma forma neste tipo de alteração da Ordem Pública, ou são AGREDIDOS ou ABUSARAM DA FORÇA. Chegámos a este estado por falta de Justiça e Autoridades a condizer.

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …