Mais de 60 mil desaparecidos no México devido à guerra contra as drogas

As autoridades mexicanas estimam que, desde 2006, haja mais de 60 mil pessoas desaparecidas desde o início da guerra contra as drogas. O número pode até ser superior.

A droga é um sério problema no México, com uma séria presença de vários cartéis poderosos e sem escrúpulos. O país começou uma guerra contra as drogas em 2006, na tentativa de combater a questão. Segundo as autoridades, mais de 60 mil pessoas estão desaparecidas desde então.

Segundo o jornal britânico The Guardian, este valor é muito superior ao estimado anteriormente, que rondava as 40 mil pessoas. Acabar com o problema das drogas e a consequente falta de segurança é uma das bandeiras do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

O combate às drogas baseia-se numa intervenção a nível social, mais pacífica, mas que, no entanto, tem trazido escassos resultados. As autoridades mexicanas indicam que os cartéis de droga, grupos mafiosos e até mesmo força de segurança estatais são responsáveis pelos mais de 60 mil desaparecidos.

Desde a chegada de Obrador à presidência, em dezembro de 2018, foram encontrados 873 locais de onde foram retirados 1.124 corpos. Estes sítios eram maioritariamente localizados em Sinaloa, Jalisco, Colima, Sonora e Chihuahua, onde há uma forte presença de crime organizado e narcotraficantes.

“Temos de nos lembrar que estamos a falar de vidas, famílias e pessoas que ainda estão desaparecidas”, disse Karla Quintana, chefe do comité de investigação nacional. “Estas são estatísticas de horror por trás das quais existem tantas histórias de tanta dor”, acrescentou.

Apesar do número de desaparecidos sugerido ser, por si só, surreal, há quem acredite que poderá ser ainda maior. “Doze estados apresentaram não apresentaram ou apresentaram parcialmente informações. Este é apenas um passo para compreender o âmbito completo do conflito”, escreveu o especialista Falko Ernst, no Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …