Mais de 50 mil eleitores votaram antecipadamente para as legislativas

Gregório Cunha / Lusa

Mais de 50 mil eleitores votaram antecipadamente, no domingo, para as eleições legislativas, correspondendo a uma afluência às urnas de quase 90%, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Segundo um relatório no portal do SGMAI, o número total de pessoas que votaram antecipadamente em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores foi de 50.638.

Ou seja, do total de eleitores que solicitaram o voto antecipado em mobilidade (56.291), 89,96% compareceram às urnas no passado domingo – 48.508 em Portugal continental, 1.081 na Madeira e 1.049 nos Açores.

Apesar de alguns segmentos da população, como os presos ou doentes internados, já poderem votar antecipadamente, este mecanismo apenas foi disponibilizado aos portugueses recenseados em território nacional, nas anteriores eleições europeias de 26 de maio.

De acordo com informação no site da Comissão Nacional de Eleições, o sufrágio antecipado em mobilidade podia ser feito no domingo, 29 de setembro, em “qualquer capital de distrito no continente ou de cada uma das ilhas das Regiões Autónomas”.

Na altura da inscrição – que pôde ser feita entre 22 e 26 de setembro e sem necessidade de justificação -, os eleitores puderam escolher onde pretendiam votar, no seu círculo eleitoral ou em qualquer outro à escolha, mas o boletim de voto correspondeu ao do seu círculo.

Lisboa foi o distrito onde mais pessoas votaram antecipadamente (19.180), ou seja, compareceram às urnas 88,79% dos eleitores inscritos (21.601). Seguiu-se o distrito do Porto, no qual votaram 8.536 dos 9.339 cidadãos inscritos, e Coimbra, onde 2.749 eleitores votaram, de um total de 3.045. Em relação às regiões autónomas, na Madeira votaram 87,11% dos inscritos e no arquipélago dos Açores a afluência às urnas foi de 91,14%.

Em relação às eleições europeias, nas quais votaram antecipadamente 14.909 eleitores, houve mais 35.729 a recorrer à opção de votar na semana anterior às legislativas.

As pessoas que votaram antecipadamente em mobilidade representam 0,54% dos portugueses recenseados em território nacional, de um total de 9.343.908 eleitores.

Uma pessoa que se tenha inscrito para votar antecipadamente, mas que não tenha conseguido votar no domingo, ainda pode exercer o direito de voto no próprio dia das eleições legislativas, 6 de outubro, “na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseada”.

Os eleitores com capacidade eleitoral ativa são 10.810.662, dos quais 1.466.754 são eleitores residentes no estrangeiro. Deste total de mais de 1,4 milhões eleitores que vivem fora de Portugal, 571.164 são residentes fora da Europa e 895.590 estão inscritos como residentes na Europa, segundo os dados publicados no site da SGMAI.

As legislativas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República estão marcadas para 6 de outubro, e concorrem a esta eleição, a 16.ª em democracia, um número recorde de forças políticas – 20 partidos e uma coligação.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …