50 anos depois, Kathrine correu (livremente) a Maratona de Boston

Kathrine foi a primeira mulher a acabar a Maratona de Boston, em 1967, apesar de um responsável da prova ter tentado impedi-la desse feito. Esta segunda-feira, 50 anos depois, a atleta voltou à pista para celebrar (e correr livremente).

Em 1967, Kathrine Switzer precisou superar muito mais do que os míticos 42 quilómetros para se tornar a primeira mulher a completar oficialmente a Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

Para poder participar, a atleta inscreveu-se com o nome K. V. Switzer, uma alcunha neutra, que confundiu os responsáveis da prova (as mulheres só viriam a poder participar nesta maratona cinco anos depois, em 1972).

Durante a corrida, Kathrine foi não só insultada por outros atletas, que não gostaram do facto de estar a usar maquilhagem durante a corrida, como foi ainda agredida por Jock Semple, um responsável da prova que tentou retirá-la à força da pista.

Na altura, o momento, que ficou registado graças aos vários fotógrafos que se encontravam no evento, foi um escândalo que fez correr muita tinta na imprensa. Semple acabou por ser agarrado pelo namorado de Kathrine e a atleta conseguiu acabar a prova.

Além de construir uma forte carreira como maratonista (já completou 40 maratonas, tendo vencido uma vez a de Nova Iorque), a atleta é um grande ícone da luta pela igualdade de géneros no desporto.

Esta segunda-feira, 50 anos depois, a maratonista, agora com 70 anos de idade, voltou à Maratona de Boston para celebrar este feito. Com o mesmo número com o qual correu em 1967, Kathrine acabou a prova em quatro horas, 44 minutos e 31 segundos (e teve direito a usar “eyeliner, rímel e batom”, afirma, citada pela BBC).

Nesta edição de 2017, a atleta não foi a única mulher em prova: mais de 12 mil mulheres participaram, incluindo membros da “261 Fearless Boston Marathon Team”, uma associação que criou para incentivar as mulheres a desafiar as regras do desporto, depois do incidente que teve naquele ano.

Acabei a maratona, tal como fiz há 50 anos. Estamos aqui para mudar a vida das mulheres. Imaginem o que vai acontecer daqui a 50 anos!”, escreveu no Facebook depois de terminar a prova.

ZAP // Hypeness

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …