50 anos depois, Kathrine correu (livremente) a Maratona de Boston

Kathrine foi a primeira mulher a acabar a Maratona de Boston, em 1967, apesar de um responsável da prova ter tentado impedi-la desse feito. Esta segunda-feira, 50 anos depois, a atleta voltou à pista para celebrar (e correr livremente).

Em 1967, Kathrine Switzer precisou superar muito mais do que os míticos 42 quilómetros para se tornar a primeira mulher a completar oficialmente a Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

Para poder participar, a atleta inscreveu-se com o nome K. V. Switzer, uma alcunha neutra, que confundiu os responsáveis da prova (as mulheres só viriam a poder participar nesta maratona cinco anos depois, em 1972).

Durante a corrida, Kathrine foi não só insultada por outros atletas, que não gostaram do facto de estar a usar maquilhagem durante a corrida, como foi ainda agredida por Jock Semple, um responsável da prova que tentou retirá-la à força da pista.

Na altura, o momento, que ficou registado graças aos vários fotógrafos que se encontravam no evento, foi um escândalo que fez correr muita tinta na imprensa. Semple acabou por ser agarrado pelo namorado de Kathrine e a atleta conseguiu acabar a prova.

Além de construir uma forte carreira como maratonista (já completou 40 maratonas, tendo vencido uma vez a de Nova Iorque), a atleta é um grande ícone da luta pela igualdade de géneros no desporto.

Esta segunda-feira, 50 anos depois, a maratonista, agora com 70 anos de idade, voltou à Maratona de Boston para celebrar este feito. Com o mesmo número com o qual correu em 1967, Kathrine acabou a prova em quatro horas, 44 minutos e 31 segundos (e teve direito a usar “eyeliner, rímel e batom”, afirma, citada pela BBC).

Nesta edição de 2017, a atleta não foi a única mulher em prova: mais de 12 mil mulheres participaram, incluindo membros da “261 Fearless Boston Marathon Team”, uma associação que criou para incentivar as mulheres a desafiar as regras do desporto, depois do incidente que teve naquele ano.

Acabei a maratona, tal como fiz há 50 anos. Estamos aqui para mudar a vida das mulheres. Imaginem o que vai acontecer daqui a 50 anos!”, escreveu no Facebook depois de terminar a prova.

ZAP // Hypeness

RESPONDER

Adeus, Mr. Charles Bradley

Foi através das redes sociais de Charles Bradley que o mundo ficou a saber da morte do músico norte-americano, aos 68 anos. O dono da marcante voz do soul morreu, vítima de cancro no estômago. Há …

Relatório sobre Tancos é tão secreto que ninguém sabe quem o fez

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou esta noite desconhecer o relatório noticiado pelo Expresso sobre o furto de armas em Tancos, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado. “Não sei a que …

Benfica vs P. Ferreira | Artilharia com excesso de pontaria

O Benfica regressou às vitórias, após três jogos sem vencer. A vítima foi o Paços de Ferreira, que perdeu por 2-0 no Estádio da Luz, perante uma “águia” a querer responder à “crise” com muito …

Moreirense vs Sporting | Machadada na série leonina

O Sporting perdeu os primeiros pontos no campeonato ao empatar, por 1-1, na deslocação ao terreno do Moreirense. Sem Acuña, a equipa “leonina” revelou grandes dificuldades durante toda a partida, acabando por marcar apenas num autogolo, …

México registou 4287 réplicas do sismo de dia 7

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México registou 4.287 réplicas do terramoto de dia 07, que abanou o centro e sul do país, informou hoje a diretora do centro, Xyoli Pérez Campos. Em conferência de imprensa, …

Autocarro eléctrico fez 1772km com uma só carga

Para que a transição para os veículos eléctricos seja total é necessário demonstrar a sua viabilidade como alternativa para todo o tipo de veículos, e a Proterra acaba de demonstrar que a autonomia não é …

TAP cancela Londres/Porto por falta de tripulação

A TAP cancelou hoje um voo entre Londres e o Porto, por não ter tripulação suficiente, confirmou à Lusa fonte oficial da companhia aérea, após relatos de passageiros que não puderam voar. A empresa explicou que …

Vice-presidente angolano arrasa Portugal e deixa relações por um fio

A defesa de Manuel Vicente, vice-presidente cessante de Angola, atira-se ao Ministério Público português, acusando-o de mentir e de violar a Lei Internacional, no âmbito do processo em que o governante é acusado de corrupção. O …

Ministério Público abre inquérito ao “apagão” dos 10 mil milhões para offshores

O Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao 'apagão' informático que entre 2011 e 2014 permitiu que quase 10.000 milhões de euros fossem transferidos para offshores sem passar pela Autoridade Tributária, embora os bancos tenham …

Exército cercou favela da Rocinha (e nem assim acaba a "guerra do Rio")

As Forças Armadas do Brasil cercaram a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com …