50 anos depois, Kathrine correu (livremente) a Maratona de Boston

Kathrine foi a primeira mulher a acabar a Maratona de Boston, em 1967, apesar de um responsável da prova ter tentado impedi-la desse feito. Esta segunda-feira, 50 anos depois, a atleta voltou à pista para celebrar (e correr livremente).

Em 1967, Kathrine Switzer precisou superar muito mais do que os míticos 42 quilómetros para se tornar a primeira mulher a completar oficialmente a Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

Para poder participar, a atleta inscreveu-se com o nome K. V. Switzer, uma alcunha neutra, que confundiu os responsáveis da prova (as mulheres só viriam a poder participar nesta maratona cinco anos depois, em 1972).

Durante a corrida, Kathrine foi não só insultada por outros atletas, que não gostaram do facto de estar a usar maquilhagem durante a corrida, como foi ainda agredida por Jock Semple, um responsável da prova que tentou retirá-la à força da pista.

Na altura, o momento, que ficou registado graças aos vários fotógrafos que se encontravam no evento, foi um escândalo que fez correr muita tinta na imprensa. Semple acabou por ser agarrado pelo namorado de Kathrine e a atleta conseguiu acabar a prova.

Além de construir uma forte carreira como maratonista (já completou 40 maratonas, tendo vencido uma vez a de Nova Iorque), a atleta é um grande ícone da luta pela igualdade de géneros no desporto.

Esta segunda-feira, 50 anos depois, a maratonista, agora com 70 anos de idade, voltou à Maratona de Boston para celebrar este feito. Com o mesmo número com o qual correu em 1967, Kathrine acabou a prova em quatro horas, 44 minutos e 31 segundos (e teve direito a usar “eyeliner, rímel e batom”, afirma, citada pela BBC).

Nesta edição de 2017, a atleta não foi a única mulher em prova: mais de 12 mil mulheres participaram, incluindo membros da “261 Fearless Boston Marathon Team”, uma associação que criou para incentivar as mulheres a desafiar as regras do desporto, depois do incidente que teve naquele ano.

Acabei a maratona, tal como fiz há 50 anos. Estamos aqui para mudar a vida das mulheres. Imaginem o que vai acontecer daqui a 50 anos!”, escreveu no Facebook depois de terminar a prova.

ZAP // Hypeness

RESPONDER

-

Fugitivo de Caxias está escondido em Israel

O luso-israelita, que fugiu da prisão de Caxias com dois chilenos, está escondido em Israel e por lá continua sossegado porque as autoridades do país não estão a colaborar. Esta terça-feira, completam-se cem dias desde …

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris

Festival "afro-feminista" gera polémica em França

Um festival planeado para este verão em Paris e reservado principalmente às mulheres negras desencadeou uma polémica, com a presidente da Câmara da capital francesa a defender a proibição de um evento "interdito aos brancos". Programado …

-

Mulheres são as maiores vítimas de assédio no trabalho, mas homens também sofrem

As mulheres são as principais vítimas tanto de assédio moral (16,7%) como de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens, segundo um estudo que será debatido hoje na …

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty denuncia Angola ao "abandono" com vídeo de grávida a dar à luz na rua

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua …

-

Estado português é o segundo na Europa que mais tempo demora a pagar

O Estado português leva 95 dias a pagar as suas faturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus estudados, segundo divulgou esta segunda-feira a consultora Intrum Justitia. O relatório conclui que a Grécia é o …

-

Afinal, tarifa bi-horária de luz pode estar a prejudicar milhares de famílias

Há um universo de 1,34 milhões de consumidores que permanecem no mercado regulado de electricidade e 60% deles têm tarifas bi-horárias e tri-horárias que podem estar a penalizar as suas contas mensais. O alerta surge no …

-

Imobiliária "despachou" em dois dias 7 imóveis e 2 Porsches para fugir a penhora de 1.1 milhões

Uma imobiliária conseguiu vender a terceiros, em apenas dois dias, sete imóveis de que era proprietária na zona de Lisboa, colocando-os a salvo de uma penhora de que foi alvo, cujo valor ascende já …

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

Centeno está "deslumbrado e a oferecer-se" ao Eurogrupo

Mário Centeno está "deslumbrado" e em "campanha de auto-promoção" para se tornar presidente do Eurogrupo. É Luís Marques Mendes quem o refere, criticando o ministro das Finanças por estar a "oferecer-se" para o cargo. Em declarações …

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Angola confirma que José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde

O Presidente de Angola está em Espanha por razões médicas, confirmou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do país. Em declarações à rádio francesa RFI, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Georges Chikoti, confirmou que o Presidente …

A chanceler alemã, Angela Merkel

Merkel sugere que os europeus já não podem contar com EUA e Reino Unido

A chanceler alemã instou, no domingo, os países da União Europeia a manterem-se unidos e a tomarem as rédeas do seu destino, considerando que já lá vai o tempo em que se podia confiar totalmente …