50 anos depois, adeus Jumbo. A partir de hoje é Auchan

A empresa – que lança hoje a marca Auchan enquanto insígnia única de todas as suas lojas, despedindo-se da marca Jumbo – tem atualmente cerca de 30 lojas na Grande Lisboa (de um total de 80 lojas físicas existentes no país).

“Na Grande Lisboa queremos chegar às 80/90 lojas no mínimo. Temos 30 neste momento”, disse Pedro Cid, referindo que a prioridade da empresa de capital maioritariamente francês é garantir “a cobertura completa” da região antes de partir para outras localizações.

Pedro Cid falava em conferência de imprensa a propósito da inauguração da remodelação da loja de Alfragide, resultado de um investimento de oito milhões de euros e que marca o lançamento da marca Auchan enquanto insígnia única de toda a sua rede de lojas e o desaparecimento da marca Jumbo.

“Esta alteração vem reforçar o compromisso da empresa em Portugal, representando um investimento total de 90 milhões de euros, dividido entre o lançamento da marca e a abertura de novas lojas”, disse o responsável.

A mudança e rebranding da marca, que entrou há 50 anos em Portugal como Pão de Açúcar, tinha já sido anunciada em abril e custou cerca de três a quatro milhões de euros.

“Mudar a marca foi uma decisão consciente e não fácil. Queremos construir um projeto para os próximos 50 anos”, disse aos jornalistas, referindo que mais do que mudar a marca a empresa quer mudar a forma de estar e de agir, propondo vários formatos e marcas que defendem “O bom, o são e o local”, o novo slogan da rede de distribuição que conta com cerca de 9.000 trabalhadores em Portugal.

“O compromisso com o local exprime-se pela escolha prioritária da produção nacional, pelo que 88% das compras de produtos são, neste momento, com produtores nacionais”, disse Pedro Cid, referindo que a empresa trabalha atualmente com 160 produtores locais.

Estes são produtores com sede na zona de influência da loja (raio de 50 quilómetros), o que garante a proximidade da produção e o conhecimento do produto. Entre as novas aberturas, Pedro Cid destacou a nova loja de Paço de Arcos, a primeira a abrir de raiz com a insígnia Auchan e a renovação da loja da Amadora que está para breve e custará 3,5 milhões de euros.

Atualmente, o parque de lojas da cadeia é composto por 29 unidades de proximidade (“My Auchan”), 24 hipermercados, 10 supermercados e 21 gasolineiras, estando o formato disponível também em franchising.

Questionado sobre o projeto de Cascais, que implica a deslocação do atual hipermercado para um local “muito próximo, uns metros ao lado”, Pedro Cid avançou que a nova loja resultará de um investimento de 18/19 milhões de euros e a sua conclusão, que prevê a construção de um hipermercado de dimensão equivalente à do atual, está prevista acontecer nos próximos três anos.

Questionado sobre o panorama do setor da distribuição em Portugal, com a entrada recente de um operador, o espanhol Mercadona, Pedro Cid reconheceu que este é atualmente “extremamente concorrencial”, mas que a postura da Auchan será sempre a de “criar valor”, “dando aquilo que é mais interessante ao cliente”.

Nas novas lojas, também a questão ambiental é valorizada, através da redução do desperdício – 90% do desperdício, cerca de 2,7 milhões de euros, é valorizado ou doado – e do espaço avulso, onde é possível adquirir uma grande variedade de artigos a granel.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …