50 anos depois, adeus Jumbo. A partir de hoje é Auchan

A empresa – que lança hoje a marca Auchan enquanto insígnia única de todas as suas lojas, despedindo-se da marca Jumbo – tem atualmente cerca de 30 lojas na Grande Lisboa (de um total de 80 lojas físicas existentes no país).

“Na Grande Lisboa queremos chegar às 80/90 lojas no mínimo. Temos 30 neste momento”, disse Pedro Cid, referindo que a prioridade da empresa de capital maioritariamente francês é garantir “a cobertura completa” da região antes de partir para outras localizações.

Pedro Cid falava em conferência de imprensa a propósito da inauguração da remodelação da loja de Alfragide, resultado de um investimento de oito milhões de euros e que marca o lançamento da marca Auchan enquanto insígnia única de toda a sua rede de lojas e o desaparecimento da marca Jumbo.

“Esta alteração vem reforçar o compromisso da empresa em Portugal, representando um investimento total de 90 milhões de euros, dividido entre o lançamento da marca e a abertura de novas lojas”, disse o responsável.

A mudança e rebranding da marca, que entrou há 50 anos em Portugal como Pão de Açúcar, tinha já sido anunciada em abril e custou cerca de três a quatro milhões de euros.

“Mudar a marca foi uma decisão consciente e não fácil. Queremos construir um projeto para os próximos 50 anos”, disse aos jornalistas, referindo que mais do que mudar a marca a empresa quer mudar a forma de estar e de agir, propondo vários formatos e marcas que defendem “O bom, o são e o local”, o novo slogan da rede de distribuição que conta com cerca de 9.000 trabalhadores em Portugal.

“O compromisso com o local exprime-se pela escolha prioritária da produção nacional, pelo que 88% das compras de produtos são, neste momento, com produtores nacionais”, disse Pedro Cid, referindo que a empresa trabalha atualmente com 160 produtores locais.

Estes são produtores com sede na zona de influência da loja (raio de 50 quilómetros), o que garante a proximidade da produção e o conhecimento do produto. Entre as novas aberturas, Pedro Cid destacou a nova loja de Paço de Arcos, a primeira a abrir de raiz com a insígnia Auchan e a renovação da loja da Amadora que está para breve e custará 3,5 milhões de euros.

Atualmente, o parque de lojas da cadeia é composto por 29 unidades de proximidade (“My Auchan”), 24 hipermercados, 10 supermercados e 21 gasolineiras, estando o formato disponível também em franchising.

Questionado sobre o projeto de Cascais, que implica a deslocação do atual hipermercado para um local “muito próximo, uns metros ao lado”, Pedro Cid avançou que a nova loja resultará de um investimento de 18/19 milhões de euros e a sua conclusão, que prevê a construção de um hipermercado de dimensão equivalente à do atual, está prevista acontecer nos próximos três anos.

Questionado sobre o panorama do setor da distribuição em Portugal, com a entrada recente de um operador, o espanhol Mercadona, Pedro Cid reconheceu que este é atualmente “extremamente concorrencial”, mas que a postura da Auchan será sempre a de “criar valor”, “dando aquilo que é mais interessante ao cliente”.

Nas novas lojas, também a questão ambiental é valorizada, através da redução do desperdício – 90% do desperdício, cerca de 2,7 milhões de euros, é valorizado ou doado – e do espaço avulso, onde é possível adquirir uma grande variedade de artigos a granel.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …