Grupo de trabalho tem 5 meses para resolver entrada ilegal de combustíveis

O Governo criou um grupo de trabalho com o objetivo de estudar as operações de importação de combustíveis que não cumprem as obrigações legais. Até 31 de julho terá de estar pronto um relatório com propostas de soluções. 

Foi criado um grupo de trabalho pelo Governo para identificar irregularidades na entrada de combustíveis em Portugal. Até 31 de julho, esse grupo terá de produzir um relatório com propostas de soluções para este problema, avança esta segunda-feira o Expresso.

Os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e da Energia, Jorge Seguro Sanches, notam que “será importante estudar e definir medidas e mecanismos destinados a aumentar a eficácia do controlo de alguns destes produtos, no que respeita ao cumprimento das obrigações em matéria de incorporação de biocombustíveis, bem como das obrigações de natureza tributária”.

Há já algum tempo que a Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC) tem vindo a detetar e sancionar vários operadores que importam combustível sem cumprirem as quotas de incorporação de biocombustíveis.

Agora, no despacho publicado, o Governo cria um grupo de trabalho que deve “avaliar o impacto económico da entrada de combustíveis no território nacional sem o cumprimento das obrigações legais” e, além disso, “propor medidas de modo a contribuir para a correta aplicação da legislação nacional em vigor”.

No entanto, frisa o Governo, “a assunção de compromissos para a execução das medidas que venham a ser propostas pelo grupo de trabalho depende da existência de fundos disponíveis”.

O grupo de trabalho será composto por elementos nomeados pelas Finanças, pelo secretário de Estado da Energia, representantes da ENMC, da Autoridade Tributária e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias exigem demissão do dirigente sindical que denunciou racismo na SIC

A participação do vice-presidente do maior sindicato da PSP, Manuel Morais, na reportagem da SIC sobre violência policial e racismo nos bairros sociais, está a gerar uma onda de contestação, com pedidos de demissão. Manuel Morais, …

BCE arrasou propostas, mas Centeno diz que "são detalhes"

O Banco Central Europeu arrasou as propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira. O ministro das Finanças responde que "são detalhes" e garante que independência do Banco de Portugal não está em causa. Na …

Orlando Figueira exige 15 milhões a Proença de Carvalho e Carlos Silva

O procurador Orlando Figueira avançou com uma ação cível contra o advogado Proença de Carvalho e o banqueiro Carlos Silva. Pede uma indemnização de 15 milhões de euros. O procurador do Ministério Público que foi condenado …

Caixa Geral de Depósitos deu 125 milhões a Isabel dos Santos

O banco público emprestou a Isabel dos Santos, em dezembro de 2009, 125 milhões de euros para que a empresária pudesse comprar ações da ZON. Parte dessas ações era da própria Caixa Geral de Depósitos. No …

O Pentágono admitiu (finalmente) que investiga OVNIs

Numa declaração sem precedentes e que alguns consideram "bombástica", o Departamento de Defesa dos EUA admitiu que investiga OVNIs (Objectos Voadores Não Identificados). Uma posição oficial que reforça a importância militar de estudar este tipo …

Em 2010, Berardo já não tinha dinheiro para pagar a dívida

Em 2010, o Banco de Portugal (BdP) não encontrou provas de que o grupo Berardo tivesse capacidade financeira para pagar a dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em 2010, a Fundação Berardo e a Metalgest …

A polícia vai deixar de lhe pedir para soprar ao balão

A partir de 2022, a polícia vai deixar de pedir aos condutores para "soprar no balão". A União Europeia prepara-se para implementar novos sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de automóveis.  Os veículos vão passar …

MH370. Investigador diz que foi usado um avião chamariz durante "desaparecimento forjado"

Andre Milne acredita que foi usada uma aeronave chamariz para enganar e causar a impressão de que os Estados Unidos foram responsáveis pelo sequestro do voo MH370 da Malaysia Airlines. O investigador voluntário Andre Milne afirma …

Grandes devedores levam Ferro Rodrigues a convocar reunião

Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista dos grandes devedores dos bancos. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro …

Arqueólogos descobrem o que estava no cardápio dos camponeses medievais

Há 30 anos, arqueólogos escavaram uma das primeiras aldeias medievais na Inglaterra e descobriram os restos de 73 recipientes usados na altura. Mas encontraram algo mais: os restos minúsculos da sua última refeição. Investigadores da Universidade …