/

UNESCO declara 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Foi assinado, esta segunda-feira, em Paris, o acordo que proclama o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou, esta segunda-feira, em Paris, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Segundo a Antena 1, Portugal esteve representado na cerimónia pelo primeiro-ministro António Costa, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

“É um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o Português como língua oficial e que é hoje a língua mais falada no hemisfério Sul”, disse o primeiro-ministro, citado pela rádio.

Costa realçou ainda que a língua portuguesa vai ter “um forte crescimento”, prevendo-se que no “final do século 500 milhões” de pessoas vão falar Português, uma “língua cada vez mais global”. É, por essa razão, uma “prioridade fundamental na nossa política externa”, acrescentou.

De acordo com o jornal Público, esta é a primeira vez que uma língua não-oficial da organização é distinguida com um dia mundial. A proposta foi apresentada por todos os países lusófonos, em outubro, e acabou por contar com o apoio de outros 24 países como o Luxemburgo, a Geórgia, a Argentina, o Chile e o Uruguai.

Na altura, Sampaio da Nóvoa antecipou à agência Lusa que o dia seria assinalado em Paris com várias iniciativas “relacionadas com a arte, a literatura e a música”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.