Já morreram 48 candidatos na campanha eleitoral do México

Amnistia Internacional

Mais três mortes durante uma ação de campanha no estado de Oaxaca elevam para 130 o número de homicídios cometidos contra atores políticos durante a campanha eleitoral presidencial. As eleições estão agendadas para domingo.

Fontes do Movimento de Regeneração Nacional (Morena) informaram, esta terça-feira, que Emigdio López Avendaño, candidato a deputado local, e pelo menos duas pessoas que o acompanhavam durante uma ação de campanha, foram assassinados a tiro.

López Avendaño era candidato a deputado local pelo Distrito 21, avançou o site de notícias Quadratín. Solomon Jara, candidato de Morena ao Senado, confirmou o assassinato de seu companheiro e exigiu justiça.

“Hoje, o nosso camarada Emigdio López Avendaño, candidato a deputado local pelo distrito de Ejutla de Crespo, foi morto juntamente com quatro camaradas entre os limites de San Vicente Coatlán e Ejutla de Crespo depois de serem emboscados enquanto realizavam atividades de campanha”, escreveu Jara.

“Lamentamos profundamente esses atos covardes e exigimos justiça a Murat e a punição imediata aos responsáveis”, acrescentou.

Desde o início do processo eleitoral, a 8 de setembro de 2017, registaram-se mais de 543 agressões, 130 assassinatos, 48 dos quais eram candidatos e pré-candidatos, segundo uma informação da consultora Etellekt sobre violência política.

A 1 de julho, no próximo domingo, será eleito o Presidente do México, 500 deputados e 128 senadores do Congresso Federal, bem como as autoridades locais em 30 dos 32 estados daquele país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …