400 passageiros do paquete Funchal aguardam reboque no Algarve

paulu / flickr

Paquete Funchal

Paquete Funchal

Cerca de 400 passageiros do paquete Funchal que regressavam da Passagem de Ano na Madeira para Lisboa vão ficar retidos até esta noite ao largo da costa algarvia, porque não há um rebocador baseado no Algarve.

Em declarações à Lusa, Sousa Coutinho, dirigente do Oficiaismar, organização sindical que congrega oficiais de Marinha Mercante, explicou que o navio de 155 metros de comprimento está a “pairar junto à baia entre Lagos e Portimão”, aguardando que chegue um reboque que vai partir de Setúbal pelas 05:00 de domingo, com previsão de chegada ao porto de Portimão pelas 21:00 de domingo.

Os passageiros regressavam de um cruzeiro que tinha o objetivo de ver o fogo-de-artifício do Funchal, na Madeira, no dia da Passagem de Ano, explicou Sousa Coutinho, referindo que as pessoas vão ter de aguardar pela chegada de um reboque, que vai auxiliar o paquete Funchal a realizar a manobra no porto de Portimão.

Se existirem condições, o paquete Funchal poderá fundear domingo de manhã próximo do porto de Portimão e uma embarcação fará ligação com terra se necessário, adiantou o dirigente sindical, referindo que o pedido foi feito pelo comandante do paquete.

O reboque tem cerca de 20 metros e não pode navegar a toda a velocidade. Por causa do mau tempo, adiantou a mesma fonte, referindo que hoje, pelo meio-dia, o reboque fez uma tentava para sair, mas as vagas de dez metros na costa Ocidental e os critérios de segurança obrigaram a embarcação a regressar a Setúbal.

Em comunicado enviado hoje ao início da noite à comunicação social, o diretor principal da empresa Portuscale Cruises, Rui Alegre, indicou que o “paquete Funchal está calmamente a navegar ao longo da costa do Algarve” e que os “passageiros estão a jantar e a usufruir confortavelmente do cruzeiro”.

“A Portuscale Cruises, para conforto dos passageiros, optou por atracar e desembarcar em Portimão, protegendo assim os seus clientes de navegar no estado do mar em que este se encontra, até Lisboa”, mas por razões “completamente alheias” à empresa, “o porto de Portimão não conseguiu ainda reunir as condições para que o paquete Funchal entre e atraque”, lê-se na nota.

Segundo Rui Alegre, “o paquete Funchal e seus passageiros estão em total segurança” e está tudo preparado para que durante o dia de amanhã [domingo], se proceda ao desembarque dos passageiros, em Portimão”.

O comandante da Capitania de Faro, Malaquias Domingues, adiantou hoje à Lusa que há vários navios oriundos do Mediterrâneo a navegar muito devagar na costa sul portuguesa, por causa do mau tempo registado na costa Oeste.

Houve mesmo alguns pedidos para esses navios fundearem na costa algarvia, mas devido ao mau tempo não foi autorizado, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …