400 passageiros do paquete Funchal aguardam reboque no Algarve

paulu / flickr

Paquete Funchal

Paquete Funchal

Cerca de 400 passageiros do paquete Funchal que regressavam da Passagem de Ano na Madeira para Lisboa vão ficar retidos até esta noite ao largo da costa algarvia, porque não há um rebocador baseado no Algarve.

Em declarações à Lusa, Sousa Coutinho, dirigente do Oficiaismar, organização sindical que congrega oficiais de Marinha Mercante, explicou que o navio de 155 metros de comprimento está a “pairar junto à baia entre Lagos e Portimão”, aguardando que chegue um reboque que vai partir de Setúbal pelas 05:00 de domingo, com previsão de chegada ao porto de Portimão pelas 21:00 de domingo.

Os passageiros regressavam de um cruzeiro que tinha o objetivo de ver o fogo-de-artifício do Funchal, na Madeira, no dia da Passagem de Ano, explicou Sousa Coutinho, referindo que as pessoas vão ter de aguardar pela chegada de um reboque, que vai auxiliar o paquete Funchal a realizar a manobra no porto de Portimão.

Se existirem condições, o paquete Funchal poderá fundear domingo de manhã próximo do porto de Portimão e uma embarcação fará ligação com terra se necessário, adiantou o dirigente sindical, referindo que o pedido foi feito pelo comandante do paquete.

O reboque tem cerca de 20 metros e não pode navegar a toda a velocidade. Por causa do mau tempo, adiantou a mesma fonte, referindo que hoje, pelo meio-dia, o reboque fez uma tentava para sair, mas as vagas de dez metros na costa Ocidental e os critérios de segurança obrigaram a embarcação a regressar a Setúbal.

Em comunicado enviado hoje ao início da noite à comunicação social, o diretor principal da empresa Portuscale Cruises, Rui Alegre, indicou que o “paquete Funchal está calmamente a navegar ao longo da costa do Algarve” e que os “passageiros estão a jantar e a usufruir confortavelmente do cruzeiro”.

“A Portuscale Cruises, para conforto dos passageiros, optou por atracar e desembarcar em Portimão, protegendo assim os seus clientes de navegar no estado do mar em que este se encontra, até Lisboa”, mas por razões “completamente alheias” à empresa, “o porto de Portimão não conseguiu ainda reunir as condições para que o paquete Funchal entre e atraque”, lê-se na nota.

Segundo Rui Alegre, “o paquete Funchal e seus passageiros estão em total segurança” e está tudo preparado para que durante o dia de amanhã [domingo], se proceda ao desembarque dos passageiros, em Portimão”.

O comandante da Capitania de Faro, Malaquias Domingues, adiantou hoje à Lusa que há vários navios oriundos do Mediterrâneo a navegar muito devagar na costa sul portuguesa, por causa do mau tempo registado na costa Oeste.

Houve mesmo alguns pedidos para esses navios fundearem na costa algarvia, mas devido ao mau tempo não foi autorizado, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …