Mais de 4.000 sismos registados a oeste da ilha do Faial em três meses

Jens Böhme / Flickr

Capelinhos, Faial, Açores

Mais de 4.000 sismos foram registados desde o dia 5 de novembro a oeste da ilha do Faial, nos Açores, variando a magnitude na escala de Richter entre 1,0 e 4,7, anunciou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com os números do IPMA, os sismos de maior magnitude ocorreram em 5 de novembro, às 6h22 locais (7h22 em Lisboa) e em 18 de dezembro, às 8h15 locais, com magnitudes de 4,6 e 4,7, respetivamente.

A nota esclarece também que, apesar de não terem sido registados quaisquer danos materiais, “da totalidade dos eventos registados”, 35 foram sentidos comintensidades máximas” variando entre II/III e IV/V na escala de Mercalli Modificada.

Na mesma nota, publicada na página do IPMA, o instituto refere ainda que a localização do arquipélago dos Açores — na zona de junção das placas litosféricas Norte-americana, Eurasiática e Núbia — explica “atividade sísmica intensa”.

“A sismicidade do arquipélago organiza-se geralmente em sequências sísmicas, quer como réplicas de um evento principal, quer como enxames ou crises com sismos de magnitude reduzida a moderada, podendo os mais fortes ser sentidos pela população”, explicita o comunicado, acrescentando que “a região a oeste da ilha de Faial é uma das zonas sismogénicas onde são recorrentes períodos de intensaatividade sísmica.

Desde 5 de novembro, e até esta segunda-feira, tem sido detetado um “aumento da frequência horária”, com eventos sísmicos localizados a cerca de 30 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, refere o comunicado.

“Esta atividade sísmica mantém-se ainda em curso, embora com menor frequência diária”, explica a nota, sublinhando que a população do Faial, ilha do grupo central dos Açores, poderá continuar a sentir os sismos, se se mantiver este “padrão de sismicidade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …