4.000 carros bloqueados na neve em Espanha

A noite de sábado para domingo foram um verdadeiro pesadelo para as milhares de famílias espanholas que passaram pela província de Segóvia no regresso a casa, na noite em que os espanhóis celebram o Dia de Reis.

A tempestade de neve que se abateu na região norte e centro do país deixou entre 3500 a 4 mil viaturas retidas na autoestrada AP-6 e obrigou à mobilização de 250 soldados da Unidade Militar de Emergências (UME) que, apoiados por quase 100 veículos e em conjunto com a Guarda Civil, trabalharam durante toda a noite para desimpedir a via.

Os trabalhos de remoção da neve incidiram principalmente entre os quilómetros 62 e 67, em ambos os sentidos, e a partir do quilómetro 95, em direção a Madrid. A AP-6 esteve bloqueada durante 18 horas e os últimos carros retidos só foram resgatados por volta das 13 horas (menos uma hora em Portugal) deste domingo.

Centenas de pessoas passaram a noite dentro das viaturas à espera da ajuda das autoridades e os bares e albergues da zona de Segóvia foram pequenos de mais para a quantidade de famílias, com crianças e bebés, que ali acorreram para fugir ao frio e à fome.

Por aqueles que tiveram de ficar no carro, a UME distribuiu água, bebidas quentes e mantas, mas o trabalho das forças de socorro não agradou a todos os automobilistas.

“Estivemos, milhares de pessoas, sem receber informações. Nada, absolutamente nada”, queixou-se ao “El País” um homem que esteve 13 horas bloqueado na AP-6, várias delas “sem ver um limpa-neves”. “Nem sequer por rádio ou internet nos disseram o que se estava a passar ou o que ia acontecer connosco”, acrescentou.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PAN defende um Serviço Nacional de Saúde para cães e gatos

O programa eleitoral do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai propor a criação de "uma espécie" de Serviço Nacional de Saúde (SNS) para animais no seu programa eleitoral para as próximas legislativas. A revelação é feita pelo …

Turbulência em voo para Madrid causa pelo menos 35 feridos

Pelo menos 35 passageiros de um voo que ia das Ilhas Maurícias para Madrid ficaram feridos, com diversas contusões e lacerações, na terça-feira, devido a um episódio de turbulência. Entre os feridos estão três membros …

Novas imagens mostram que o Titanic está a desaparecer

Pela primeira vez em 15 anos, uma equipa de mergulhadores captou imagens do Titanic que mostram o seu avançado estado de deterioração, podendo vir a desaparecer em breve. De acordo com a BBC, uma equipa internacional …

Bale, James, Navas e 100 milhões não chegaram para comprar Neymar

Convencer o Paris Saint-Germain a deixar Neymar sair não está a ser pera doce. O Real Madrid ofereceu uma combinação de 100 milhões de euros mais jogadores, mas mesmo assim os parisienses rejeitaram a proposta. O …

G7. Merkel e Johnson consideram prematuro regresso da Rússia ao grupo

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disseram na quarta-feira em Berlim ser prematuro considerar o regresso da Rússia ao G7, uma ideia que foi avançada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Angela …

Motoristas admitem assinar acordo semelhante ao dos outros sindicatos (e podem retirar pré-aviso de greve)

Francisco São Bento admitiu a possibilidade de o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) assinar um acordo com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) semelhante àquele já assinado pelos …

Cristiano Ronaldo acredita que João Félix vai triunfar em Espanha

Na segunda parte da entrevista à TVI, o internacional português abordou vários temas como João Félix na liga espanhola, a eventual saída de Bruno Fernandes do Sporting e até o seu eterno rival Lionel Messi. Cristiano …

Portugal renova frota de aviões. Acordo é de 827 milhões de euros

O primeiro-ministro, António Costa, assinou na terça-feira, em Évora, um contrato com a brasileira Embraer para a compra de cinco aviões KC-390. O negócio inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção …

Apesar dos 6.500 euros oferecidos pelo Programa Regressar, só 71 emigrantes quiseram voltar

Um mês depois do seu início, o Programa Regressar, que prevê a atribuição até 6536,40 euros aos emigrantes que regressarem a Portugal, recebeu apenas 71 candidaturas. Os dados, avançados pelo jornal Público, são o mais recente …

Incêndio na ilha espanhola de Grã Canária controlado

O incêndio florestal que deflagrou no sábado na ilha espanhola de Grande Canária está controlado, depois de ter atingido cerca de 9.200 hectares e obrigado à retirada de mais de 10 mil pessoas, anunciaram as …