4.000 carros bloqueados na neve em Espanha

A noite de sábado para domingo foram um verdadeiro pesadelo para as milhares de famílias espanholas que passaram pela província de Segóvia no regresso a casa, na noite em que os espanhóis celebram o Dia de Reis.

A tempestade de neve que se abateu na região norte e centro do país deixou entre 3500 a 4 mil viaturas retidas na autoestrada AP-6 e obrigou à mobilização de 250 soldados da Unidade Militar de Emergências (UME) que, apoiados por quase 100 veículos e em conjunto com a Guarda Civil, trabalharam durante toda a noite para desimpedir a via.

Os trabalhos de remoção da neve incidiram principalmente entre os quilómetros 62 e 67, em ambos os sentidos, e a partir do quilómetro 95, em direção a Madrid. A AP-6 esteve bloqueada durante 18 horas e os últimos carros retidos só foram resgatados por volta das 13 horas (menos uma hora em Portugal) deste domingo.

Centenas de pessoas passaram a noite dentro das viaturas à espera da ajuda das autoridades e os bares e albergues da zona de Segóvia foram pequenos de mais para a quantidade de famílias, com crianças e bebés, que ali acorreram para fugir ao frio e à fome.

Por aqueles que tiveram de ficar no carro, a UME distribuiu água, bebidas quentes e mantas, mas o trabalho das forças de socorro não agradou a todos os automobilistas.

“Estivemos, milhares de pessoas, sem receber informações. Nada, absolutamente nada”, queixou-se ao “El País” um homem que esteve 13 horas bloqueado na AP-6, várias delas “sem ver um limpa-neves”. “Nem sequer por rádio ou internet nos disseram o que se estava a passar ou o que ia acontecer connosco”, acrescentou.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Companhia aérea britânica declara falência e cancela todos os voos

A companhia aérea regional britânica Flybmi cancelou todos os voos por ter entrado em bancarrota por diversas "dificuldades", incluindo a subida dos preços dos combustíveis e as incertezas criadas pelo Brexit. "Com grande pesar tivemos de …

Encontrada antiga oficina de reparação de barcos no Egito

O Egito anunciou que arqueólogos encontraram uma antiga oficina usada para construir e reparar barcos que data da era do ptolemaico (de 332 a.C a30 a.C) em Sinai. O Ministério das Antiguidades do Egito disse na …

Tarântula "unicórnio" tem um corno bizarro nas costas

Uma espécie de tarântula recentemente descoberta em Angola tem algo em comum com o mítico unicórnio - um "chifre" proeminente. Mas no caso da aranha, o chifre está a crescer nas costas da criatura. O aracnídeo …

Dois aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterraram na Venezuela

Dois aviões de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram este sábado à cidade fronteiriça de Cúcuta, anunciaram as autoridades norte-americanas. O primeiro avião, que partiu da base …

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …