4.000 carros bloqueados na neve em Espanha

A noite de sábado para domingo foram um verdadeiro pesadelo para as milhares de famílias espanholas que passaram pela província de Segóvia no regresso a casa, na noite em que os espanhóis celebram o Dia de Reis.

A tempestade de neve que se abateu na região norte e centro do país deixou entre 3500 a 4 mil viaturas retidas na autoestrada AP-6 e obrigou à mobilização de 250 soldados da Unidade Militar de Emergências (UME) que, apoiados por quase 100 veículos e em conjunto com a Guarda Civil, trabalharam durante toda a noite para desimpedir a via.

Os trabalhos de remoção da neve incidiram principalmente entre os quilómetros 62 e 67, em ambos os sentidos, e a partir do quilómetro 95, em direção a Madrid. A AP-6 esteve bloqueada durante 18 horas e os últimos carros retidos só foram resgatados por volta das 13 horas (menos uma hora em Portugal) deste domingo.

Centenas de pessoas passaram a noite dentro das viaturas à espera da ajuda das autoridades e os bares e albergues da zona de Segóvia foram pequenos de mais para a quantidade de famílias, com crianças e bebés, que ali acorreram para fugir ao frio e à fome.

Por aqueles que tiveram de ficar no carro, a UME distribuiu água, bebidas quentes e mantas, mas o trabalho das forças de socorro não agradou a todos os automobilistas.

“Estivemos, milhares de pessoas, sem receber informações. Nada, absolutamente nada”, queixou-se ao “El País” um homem que esteve 13 horas bloqueado na AP-6, várias delas “sem ver um limpa-neves”. “Nem sequer por rádio ou internet nos disseram o que se estava a passar ou o que ia acontecer connosco”, acrescentou.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …