Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar cópia 3D de Jesus Cristo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Pádua, em Itália, usou dados recolhidos numa análise ao Sudário de Turim para fazer uma cópia exacta em 3D do que poderá ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exacta da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, investigador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“Esta estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exactas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base nas suas medições, a equipa de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário terá envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração este estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1.8m de altura – uma elevada estatura quando comparada com a média da altura, a rondar os 1.65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar impressão 3D de Jesus Cristo

O estudo da figura tridimensional permitiu também a Fanti analisar as numerosas feridas no corpo tal como ficaram registadas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo terá recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da sua morte, o homem do Sudário caiu para baixo para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo terá sido envolvido depois de ter sido crucificado, mantém-se rodeado de mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa terá sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima que foi envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas mesmo que novas investigações venham a reforçar estas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe a três dimensões, continua a ser impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de terminado.

ZAP // La Stampa / Aleteia

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A quem se interessar, procurem pela história do Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay e tirem as suas próprias conclusões acerca deste “mistério” do sudário…

  2. O chamado “Santo Sudário de Turim” tem sido sobretudo um manancial de pontos de partida para especulações. Esta, a que a notícia alude, será mais uma.
    O que o Sudário nos mostra é demasiado óbvio, figurativo, o que pode significar alguma criatividade e habilidade manual. Conservo, desde há muito, sérias reservas quanto à sua origem.

    • Não é Jesus, mas sim o Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay, nascido em 1244 — morreu em Paris, 18 de março de 1314, preso e torturado por ordem de Filipe IV de França.
      Wikipedia datação de carbono do Sudário de Turim: https://en.wikipedia.org/wiki/Radiocarbon_dating_of_the_Shroud_of_Turin
      “the unweighted mean was “691 ± 31 years”, which corresponds to calibrated ages of “1273 – 1288 AD” with 68% confidence, and “1262 – 1312, 1353 – 1384 AD cal” with 95% confidence.”
      Querem que seja de Jesus à força… mas não é, as evidências não enganam.

  3. De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão magestosa“

    maGestosa???
    a sério???

  4. Caro, Jo. Jacques de Molay, disse bem, foi preso e torturado; mas esqueceu-se de mencionar que o mesmo foi queimado na fogueira.O corpo envolvido pelo sudário foi crucificado, o mesmo não aconteceu com J. de Molay. Portanto, a sua tese não é válida. Na minha perspetiva, o homem do sudário pode ser mesmo Jesus de Nazaré, não só porque os sinais coincidem com o que está descrito nos evangelhos, mas também porque a coroa de espinhos só pode ter um significado. Quem usa coroa senão um Rei ? Não foi, por acaso, Jesus apelidado de Rei dos judeus pelos romanos, embora em tom irónico e de gozo?

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …