Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar cópia 3D de Jesus Cristo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Pádua, em Itália, usou dados recolhidos numa análise ao Sudário de Turim para fazer uma cópia exacta em 3D do que poderá ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exacta da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, investigador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“Esta estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exactas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base nas suas medições, a equipa de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário terá envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração este estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1.8m de altura – uma elevada estatura quando comparada com a média da altura, a rondar os 1.65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar impressão 3D de Jesus Cristo

O estudo da figura tridimensional permitiu também a Fanti analisar as numerosas feridas no corpo tal como ficaram registadas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo terá recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da sua morte, o homem do Sudário caiu para baixo para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo terá sido envolvido depois de ter sido crucificado, mantém-se rodeado de mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa terá sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima que foi envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas mesmo que novas investigações venham a reforçar estas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe a três dimensões, continua a ser impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de terminado.

ZAP // La Stampa / Aleteia

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A quem se interessar, procurem pela história do Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay e tirem as suas próprias conclusões acerca deste “mistério” do sudário…

  2. O chamado “Santo Sudário de Turim” tem sido sobretudo um manancial de pontos de partida para especulações. Esta, a que a notícia alude, será mais uma.
    O que o Sudário nos mostra é demasiado óbvio, figurativo, o que pode significar alguma criatividade e habilidade manual. Conservo, desde há muito, sérias reservas quanto à sua origem.

    • Não é Jesus, mas sim o Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay, nascido em 1244 — morreu em Paris, 18 de março de 1314, preso e torturado por ordem de Filipe IV de França.
      Wikipedia datação de carbono do Sudário de Turim: https://en.wikipedia.org/wiki/Radiocarbon_dating_of_the_Shroud_of_Turin
      “the unweighted mean was “691 ± 31 years”, which corresponds to calibrated ages of “1273 – 1288 AD” with 68% confidence, and “1262 – 1312, 1353 – 1384 AD cal” with 95% confidence.”
      Querem que seja de Jesus à força… mas não é, as evidências não enganam.

  3. De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão magestosa“

    maGestosa???
    a sério???

  4. Caro, Jo. Jacques de Molay, disse bem, foi preso e torturado; mas esqueceu-se de mencionar que o mesmo foi queimado na fogueira.O corpo envolvido pelo sudário foi crucificado, o mesmo não aconteceu com J. de Molay. Portanto, a sua tese não é válida. Na minha perspetiva, o homem do sudário pode ser mesmo Jesus de Nazaré, não só porque os sinais coincidem com o que está descrito nos evangelhos, mas também porque a coroa de espinhos só pode ter um significado. Quem usa coroa senão um Rei ? Não foi, por acaso, Jesus apelidado de Rei dos judeus pelos romanos, embora em tom irónico e de gozo?

RESPONDER

Luisão está de saída da equipa do Benfica

Depois de 15 anos de águia ao peito, Luisão está de saída da equipa do Benfica. O defesa central brasileiro, de 37 anos, chegou a acordo para a rescisão do contrato que terminava no fim …

Em menos de um mês, moção de censura fez cair Governo sueco

O primeiro-ministro sueco foi destituído, esta terça-feira, pelo Riksdag (Parlamento) depois da aprovação de uma moção de censura ao seu Governo com 204 votos a favor e 142 contra. A moção de censura apresentada pela oposição …

Estrada onde morreram seis pessoas espera por obras há oito anos

A requalificação do Itinerário Complementar 8, onde esta segunda-feira morreram mais seis pessoas numa colisão frontal, já é reclamada há, pelo menos, oito anos. Na edição desta terça-feira, o Jornal de Notícias avança que, há cerca …

Vale e Azevedo fugiu para Londres em jacto privado para escapar à prisão

Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, fugiu à justiça, para não cumprir mais uma pena de prisão, anuncia o Correio da Manhã. O advogado terá viajado num jacto privado apesar de declarar que vive com …

Preço do petróleo atinge máximos de quatro anos. PIB pode derrapar

O preço do petróleo superou ontem a fasquia dos 80 dólares, o valor mais alto dos últimos quatro anos. A subida pode não ficar por aqui. Só nos últimos 12 meses, o petróleo valorizou cerca de …

Director da PJ Militar e comandante da GNR detidos no caso do roubo de Tancos

A Polícia Judiciária deteve, nesta terça-feira, o director da Polícia Judiciária Militar, coronel Luís Augusto Vieira, e o comandante da GNR de Loulé, sargento Lima Santos, numa investigação relacionada com o furto de armas de …

Taxistas no sétimo dia de protesto. Reunião com assessor de Costa foi "manobra de diversão"

Taxistas de Lisboa, Porto e Faro cumprem o sétimo dia de protesto, mantendo-se os motoristas parados contra a entrada em vigor, a 1 de novembro, da lei que regula as quatro plataformas eletrónicas de transporte …

Professora condenada a 5 anos de prisão por maus tratos a alunos

O Tribunal Judicial de Barcelos condenou, nesta segunda-feira, uma professora de duas escolas do 1.º ciclo do concelho a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por dez crimes de maus tratos a alunos menores. A …

Fundadores do Instagram deixam a empresa em rutura com Zuckerberg

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, vão deixar a empresa adquirida pelo Facebook em 2012 para "construir coisas novas". Em causa estarão também algumas tensões com o CEO Mark Zuckerberg.   “Vamos …

Universitários dormem na rua em protesto. "É urgente criar mais residências"

Esta segunda-feira, vários estudantes universitários do Porto dormiram na rua, uma iniciativa que pretende alertar para a situação que se vive devido à falta de alojamento. Estudantes da Universidade do Porto montaram, esta segunda-feira, um acampamento …