Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar cópia 3D de Jesus Cristo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Pádua, em Itália, usou dados recolhidos numa análise ao Sudário de Turim para fazer uma cópia exacta em 3D do que poderá ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exacta da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, investigador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“Esta estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exactas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base nas suas medições, a equipa de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário terá envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração este estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1.8m de altura – uma elevada estatura quando comparada com a média da altura, a rondar os 1.65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar impressão 3D de Jesus Cristo

O estudo da figura tridimensional permitiu também a Fanti analisar as numerosas feridas no corpo tal como ficaram registadas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo terá recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da sua morte, o homem do Sudário caiu para baixo para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo terá sido envolvido depois de ter sido crucificado, mantém-se rodeado de mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa terá sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima que foi envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas mesmo que novas investigações venham a reforçar estas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe a três dimensões, continua a ser impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de terminado.

ZAP // La Stampa / Aleteia

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A quem se interessar, procurem pela história do Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay e tirem as suas próprias conclusões acerca deste “mistério” do sudário…

  2. O chamado “Santo Sudário de Turim” tem sido sobretudo um manancial de pontos de partida para especulações. Esta, a que a notícia alude, será mais uma.
    O que o Sudário nos mostra é demasiado óbvio, figurativo, o que pode significar alguma criatividade e habilidade manual. Conservo, desde há muito, sérias reservas quanto à sua origem.

    • Não é Jesus, mas sim o Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay, nascido em 1244 — morreu em Paris, 18 de março de 1314, preso e torturado por ordem de Filipe IV de França.
      Wikipedia datação de carbono do Sudário de Turim: https://en.wikipedia.org/wiki/Radiocarbon_dating_of_the_Shroud_of_Turin
      “the unweighted mean was “691 ± 31 years”, which corresponds to calibrated ages of “1273 – 1288 AD” with 68% confidence, and “1262 – 1312, 1353 – 1384 AD cal” with 95% confidence.”
      Querem que seja de Jesus à força… mas não é, as evidências não enganam.

  3. De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão magestosa“

    maGestosa???
    a sério???

  4. Caro, Jo. Jacques de Molay, disse bem, foi preso e torturado; mas esqueceu-se de mencionar que o mesmo foi queimado na fogueira.O corpo envolvido pelo sudário foi crucificado, o mesmo não aconteceu com J. de Molay. Portanto, a sua tese não é válida. Na minha perspetiva, o homem do sudário pode ser mesmo Jesus de Nazaré, não só porque os sinais coincidem com o que está descrito nos evangelhos, mas também porque a coroa de espinhos só pode ter um significado. Quem usa coroa senão um Rei ? Não foi, por acaso, Jesus apelidado de Rei dos judeus pelos romanos, embora em tom irónico e de gozo?

RESPONDER

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …