Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar cópia 3D de Jesus Cristo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Pádua, em Itália, usou dados recolhidos numa análise ao Sudário de Turim para fazer uma cópia exacta em 3D do que poderá ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exacta da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, investigador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“Esta estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exactas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base nas suas medições, a equipa de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário terá envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração este estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1.8m de altura – uma elevada estatura quando comparada com a média da altura, a rondar os 1.65m.

Giulio Fanti / Università di Padova

Cientistas usaram o Sudário de Turim para criar impressão 3D de Jesus Cristo

O estudo da figura tridimensional permitiu também a Fanti analisar as numerosas feridas no corpo tal como ficaram registadas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo terá recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da sua morte, o homem do Sudário caiu para baixo para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo terá sido envolvido depois de ter sido crucificado, mantém-se rodeado de mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa terá sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima que foi envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas mesmo que novas investigações venham a reforçar estas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe a três dimensões, continua a ser impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de terminado.

ZAP // La Stampa / Aleteia

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. A quem se interessar, procurem pela história do Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay e tirem as suas próprias conclusões acerca deste “mistério” do sudário…

  2. O chamado “Santo Sudário de Turim” tem sido sobretudo um manancial de pontos de partida para especulações. Esta, a que a notícia alude, será mais uma.
    O que o Sudário nos mostra é demasiado óbvio, figurativo, o que pode significar alguma criatividade e habilidade manual. Conservo, desde há muito, sérias reservas quanto à sua origem.

    • Não é Jesus, mas sim o Último Grande Mestre Templário Jacques de Molay, nascido em 1244 — morreu em Paris, 18 de março de 1314, preso e torturado por ordem de Filipe IV de França.
      Wikipedia datação de carbono do Sudário de Turim: https://en.wikipedia.org/wiki/Radiocarbon_dating_of_the_Shroud_of_Turin
      “the unweighted mean was “691 ± 31 years”, which corresponds to calibrated ages of “1273 – 1288 AD” with 68% confidence, and “1262 – 1312, 1353 – 1384 AD cal” with 95% confidence.”
      Querem que seja de Jesus à força… mas não é, as evidências não enganam.

  3. De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão magestosa“

    maGestosa???
    a sério???

  4. Caro, Jo. Jacques de Molay, disse bem, foi preso e torturado; mas esqueceu-se de mencionar que o mesmo foi queimado na fogueira.O corpo envolvido pelo sudário foi crucificado, o mesmo não aconteceu com J. de Molay. Portanto, a sua tese não é válida. Na minha perspetiva, o homem do sudário pode ser mesmo Jesus de Nazaré, não só porque os sinais coincidem com o que está descrito nos evangelhos, mas também porque a coroa de espinhos só pode ter um significado. Quem usa coroa senão um Rei ? Não foi, por acaso, Jesus apelidado de Rei dos judeus pelos romanos, embora em tom irónico e de gozo?

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …