Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a “casa” do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a “casa” do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, sepultado há cerca de 2.200 anos.  

De acordo com o Shaanxi Cultural Heritage Office, citado pelo South China Morning Post, os túmulos e os objetos em causa foram encontrados durante dois projetos de construção de infraestruturas desenvolvidos na cidade chinesa.

Desde que arrancaram as obras de expansão do Aeroporto Internacional de Xianyang, em julho de 2020, mais de 3.500 túmulos antigos e milhares de objetos arqueológicos foram encontrados na região. Também a construção de uma linha de metro permitiu a descoberta de um elevado número de túmulos das dinastias Sui e Tang (entre 581 e 907).



“O número e a escala das relíquias são imensos e a carga de trabalho na escavação é enorme”, explicou Wang Zili, vice-diretor do Instituto Shaanxi para a Preservação do Patrimônio Cultural, garantindo que foi só possível descobrir estes objetos graças aos projetos de prospeção arqueológica realizados antes de as obras arrancarem.

Graças à rica e extensa história de Shaanxi, cuja atual capital, Xian, abrigou o poder imperial durante mais de mil anos, centenas de contextos de interesse arqueológico que datam de diferentes etapas de desenvolvimento foram descobertas na província, desde a origem da civilização chinesa até à última dinastia imperial Qing, explicou, por sua vez, Zhou Kuiying, vice-diretor do Departamento de Relíquias Culturais.

O mítico exército de Qin Shi Huang era composto por mais de oito mil soldados, 130 carruagens com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria. Quase todas as peças estão em perfeito estado de conservação e há ainda milhares enterradas próximas da sepultura.

A construção do mausoléu começou em 246 a.C e as figuras de terracota – isto é, de barro “cozido” -, tinham como objetivo proteger o imperador na vida após a morte.

Desde que foi aberto ao público, em meados de 1979, o museu funerário dedicado a Qin Shihuang já foi visitado por mais de 120 milhões de turistas. O monumento foi classificado como património mundial pela UNESCO em 1987.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …