Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a “casa” do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a “casa” do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, sepultado há cerca de 2.200 anos.  

De acordo com o Shaanxi Cultural Heritage Office, citado pelo South China Morning Post, os túmulos e os objetos em causa foram encontrados durante dois projetos de construção de infraestruturas desenvolvidos na cidade chinesa.

Desde que arrancaram as obras de expansão do Aeroporto Internacional de Xianyang, em julho de 2020, mais de 3.500 túmulos antigos e milhares de objetos arqueológicos foram encontrados na região. Também a construção de uma linha de metro permitiu a descoberta de um elevado número de túmulos das dinastias Sui e Tang (entre 581 e 907).

“O número e a escala das relíquias são imensos e a carga de trabalho na escavação é enorme”, explicou Wang Zili, vice-diretor do Instituto Shaanxi para a Preservação do Patrimônio Cultural, garantindo que foi só possível descobrir estes objetos graças aos projetos de prospeção arqueológica realizados antes de as obras arrancarem.

Graças à rica e extensa história de Shaanxi, cuja atual capital, Xian, abrigou o poder imperial durante mais de mil anos, centenas de contextos de interesse arqueológico que datam de diferentes etapas de desenvolvimento foram descobertas na província, desde a origem da civilização chinesa até à última dinastia imperial Qing, explicou, por sua vez, Zhou Kuiying, vice-diretor do Departamento de Relíquias Culturais.

O mítico exército de Qin Shi Huang era composto por mais de oito mil soldados, 130 carruagens com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria. Quase todas as peças estão em perfeito estado de conservação e há ainda milhares enterradas próximas da sepultura.

A construção do mausoléu começou em 246 a.C e as figuras de terracota – isto é, de barro “cozido” -, tinham como objetivo proteger o imperador na vida após a morte.

Desde que foi aberto ao público, em meados de 1979, o museu funerário dedicado a Qin Shihuang já foi visitado por mais de 120 milhões de turistas. O monumento foi classificado como património mundial pela UNESCO em 1987.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …