37 anos depois, voltou a nevar no deserto do Sahara

Um fotógrafo amador conseguiu registar o momento em que caiu neve no deserto do Sahara, algo que já não acontecia desde 1979.

O deserto do Sahara é o último lugar no mundo onde alguém esperaria encontrar neve. Afinal, trata-se de uma das regiões mais secas e quentes do planeta, com uma temperatura média de 50 graus na altura do verão.

Mas, na passada segunda-feira, a cidade de Ain Sefra, na Argélia, deu-nos um espetáculo que pode muito bem marcar o fim de um ano bastante surreal.

A pequena civilização acordou com as suas dunas de areia alaranjada inesperadamente brancas, um fenómeno que já não acontecia há mais de 37 anos.

E, como se costuma dizer, há quem tenha a sorte de estar no lugar certo à hora certa e essa pessoa chama-se Karim Bouchetata.

O fotógrafo amador estava na cidade argelina quando começou a nevar e, por isso, não deixou escapar a oportunidade de registar o momento.

Todas as pessoas ficaram maravilhadas quando viram a neve a cair no deserto”, contou, citado pelo The Independent.

“Deu uma paisagem incrível e um conjunto muito bom de fotografias. A neve ainda aguentou durante um dia mas agora já derreteu”, explicou.

Foi a segunda vez em toda a história que o deserto do Sahara viu neve. A primeira aconteceu em 1979, também na Argélia.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Identificar, agir e respirar fundo. Na Coreia do Sul, as equipas de rastreio de elite mostraram como combater a covid-19

A Coreia do Sul tem uma das taxas mais baixas de infeções com origem desconhecida - cerca de 8%, um número que contrasta com a taxa de mais de 50% noutros países com novos surtos …

Hackers desenvolvem tecnologia para combater a violência doméstica

Em Israel, um grupo de hackers juntou-se para criar uma tecnologia de aplicações móveis que permitem ajudar pessoas em contexto de violência doméstica, mesmo antes desta acontecer. Em outubro de 2019, o assassinato de Michal Sela …

ALMA captura "fábrica agitada" de planetas

Os ambientes de formação planetária podem ser muito mais complexos e caóticos do que o que se pensava. Isto é evidenciado por uma nova imagem da estrela RU Lup, feita com o ALMA (Atacama Large …

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …