/

Há 36 grandes cidades em risco de ficar submersas. Lisboa é uma delas

1

Há poucas dúvidas de que o nível do mar está a subir, e há cidades que correm o risco de ficar submersas. Lisboa está em 17º lugar na lista das primeiras cidades submersas nas próximas décadas.

Já não se trata de uma questão de se, mas de quando. No entanto, ninguém pode prever exatamente a altura em que vai acontecer.

Mas de acordo com o The Swiftest, com base em simples mapas de elevação do Coastal Risk Screening Tool, podemos prever quais as principais cidades do mundo com maior probabilidade de ficarem debaixo de água primeiro.

Os mapas interativos da Coastal Risk Screening Tool, criados pela Climate Central, comunidade de cientistas e jornalistas independentes, permitem aos utilizadores visualizar mapas de diversas partes do mundo, filtrados por área de risco.

Algumas previsões colocam o nível do mar a taxas muito mais elevadas à medida que nos aproximamos do ano 2100, mesmo até 2,5 metros, se nada for feito para abrandar as emissões de gases com efeito de estufa.

1,5 metros é uma estimativa realista que muito provavelmente ocorrerá dentro dos próximos 80 anos. Este cenário é possível dadas as atuais projeções, o aumento da temperatura global, e a inação dos principais líderes políticos e industriais mundiais.

O Euromonitor permitiu dentificar as 36 maiores das cidades mais visitadas do mundo, que serão afetadas pela subida do nível do mar. Estas serão as primeiras cidades submersas nos próximos 80 anos.

Utilizando os mapas gerados para estas cidades, é possível observar as principais atrações turísticas em risco, por estarem total ou parcialmente submersas dentro das zonas identificadas que serão afetadas pela subida do nível do mar.

O The Swiftest classificou estas 36 cidades por população, para destacar os destinos de maior risco, que terão a maior deslocação de vida tal como a conhecemos.

Tóquio, a capital do Japão e a cidade mais populosa do mundo, encabeça a lista. A sua população aumenta em 2,4 milhões ao longo do dia, devido aos estudantes e trabalhadores de distritos vizinhos, que se mudam para Tóquio.

Mumbai, na Índia, com mais de 20 milhões de habitantes, e Nova Iorque, nos Estados Unidos, com uma população semelhante, completam o Top 3 das cidades.

Em 7º encontra-se a cidade de Banguecoque, na Tailândia, com cerca de 10 milhões e 700 mil habitantes.

O governo tailandês não conseguiu implementar qualquer ação no sentido de evitar a situação precária da gestão costeira e está a receber críticas de cientistas climáticos. Algumas previsões colocam Banguecoque debaixo de água até 2050.

Em 8º lugar na lista está Jacarta. A cidade da indonésia, que já se está a afundar, vai ser brevemente transferida para o Bornéu, onde os indonésios estão a construir a sua nova capital, Nusantara.

Com uma população de 10 milhões de habitantes, Jacarta é considerada por alguns como “a cidade que mais rapidamente se vai afundar no mundo”, estimando-se que estará “inteiramente submersa até 2050“.

Em dezembro de 2021, Jarcarta foi novamente submersa, tendo partes da capital ficado 2,7m debaixo de água.

Lisboa entre as grandes cidades submersas

Lisboa é a 17ª cidade na lista. A capital portuguesa, que já foi atingida por um megatsunami em 1755 e está “em cima de um barril de pólvora”, pode afinal ficar submersa apenas pela subida do nível das águas do mar.

The Swiftest

Lisboa é uma das 36 cidades em risco de ficar submersas

Lisboa é uma das 36 cidades em risco de ficar submersas

Em 22º na lista está Nova Orleães. A cidade norte americana, que em 2005 foi já devastada pelo furacão Katrina, corre o risco de enfrentar novamente a água do mar.

Amesterdão, situado nos Países Baixos, um país já de si conquistado ao mar pela sua população através de diques e barragens, é a 25ª na lista. Será também uma das primeiras cidades submersas.

Veneza, que há anos sofre com o problema da sua baixa altitude — está apenas a 1 metro acima do nível das águas do mar — sofre prejuízos todos os anos com as cheias, e encontra-se em 27º na lista.

Pela primeira em 1.200 anos, em outubro do ano passado, a cidade italiana foi capaz de travar a subida do nível da água, recorrendo a barreiras móveis recentemente instaladas no mar.

O sistema de defesa MOSE, nome italiano para para Moisés, derivado do Modulo Sperimentale Elettromeccanico (Módulo Eletromecânico Experimental), visa reter a subida das águas e a consequente inundação das cidades.

Macau, cidade chinesa, encontra-se em 28º na lista. Com 661 mil habitantes, pode ver submersos o seu aeroporto e a AJ Hackett Macau Tower.

Destinos turísticos em risco

Algumas destas cidades submersas nos próximos anos são também destinos turísticos populares, que já estão a lutar contra o aumento do nível das águas e os danos causados pelas inundações frequentes.

Veneza é um exemplo fácil de um destino turístico que sofre uma tensão significativa e crescente devido a inundações frequentes.

A Basílica de St. Mark em Veneza já sofreu graves inundações e danos causados pela água.

Apesar dos esforços para introduzir um sistema de barreira de inundação, a Praça de St. Mark foi danificada em 2020 quando a barreira de inundação não foi utilizada, demonstrando que mesmo quando existem infraestruturas para prevenir os efeitos da crise climática, estas só resolverão alguns dos problemas.

O destino turístico popular Waikiki Beach no Havai já está a lutar com a subida do nível do mar e requer maior proteção contra a crescente erosão costeira.

Já desapareceram 13 milhas da praia havaiana no século passado. As suas atuais tentativas de reabastecer as praias com areia importada são medidas dispendiosas e temporárias.

O estado da Florida está a investir 4 mil milhões de dólares na prevenção de mais danos, em particular em Miami Beach, um destino turístico popular com quase 1.200 casas atualmente em risco de inundação. Na verdade, as inundações estão a tornar-se uma ocorrência anual nesta região.

Segundo a UNESCO, a famosa Ilha de Páscoa e as suas icónicas estátuas estão gravemente em risco devido à subida do nível do mar e às chuvas. A ilha está já a sofrer uma erosão significativa e as ondas aproximam-se todos os anos do local.

Indabelle / Flickr

Ilha de Páscoa, um dos primeiros destinos a desaparecer com as cidades submersas

A famosa Ilha de Páscoa está em risco

Mais de 90 ilhas nas Maldivas sofrem inundações todos os anos e prevê-se que percam 80% ou mais das suas ilhas nas próximas três décadas.

Já estão a ser feitos planos pelo governo local para adquirir terras noutros países como um seguro para deslocalizar a população das Maldivas, se necessário.

O Wadden Sea faz parte do património europeu da UNESCO e é visitado por milhões de pessoas todos os anos.

A miríade de espécies vegetais e animais está em risco devido à subida do nível do mar e à erosão, o que causará danos significativos. Estão a ser feitos esforços para evitar que isto aconteça.

Embora a região de Eifel não se encontre na costa, os rios estão também sujeitos a grandes catástrofes de alterações climáticas.

Como exemplo, Eifel, localizada no epicentro das adegas e festivais de vinho na Alemanha, foi atingida por inundações maciças em 2021 que nivelaram edifícios e arruinaram empresas. Mais de 220 pessoas morreram na Alemanha e na Bélgica durante estas inundações.

Key West, na Flórida, já investiu em infraestruturas e projetos de relocalização antes de se verificarem danos incalculáveis.

Os peritos estimam que partes da Key West estarão submersas em 2040, e o dinheiro que custaria para se preparar para isso está nos milhares de milhões.

A cidade de Nova Iorque está a experimentar uma frequência e gravidade crescentes das cheias, recebendo a primeira emergência de inundação instantânea da cidade na história registada em novembro de 2021.

Este é um problema para o qual Nova Iorque não está estruturalmente preparada.

Entre as suas atrações turísticas mais emblemáticas, a Estátua da Liberdade foi danificada durante o furacão Sandy e corre o risco de sofrer danos imediatos devido à subida do nível do mar.

Porque é que a subida do nível do mar é importante?

De acordo com as Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial (ou 790 milhões de pessoas) vive na linha costeira. Muitas das maiores cidades do mundo têm evoluído ao longo das costas do mundo.

Historicamente, estas cidades costeiras têm prosperado devido à facilidade do comércio e das trocas comerciais.

Estes polos económicos são também algumas das cidades mais povoadas, o que coloca milhões de habitantes em risco. Estima-se que dois terços das cidades com mais de 5 milhões de habitantes se situam em regiões costeiras ameaçadas.

A erosão costeira é uma grande ameaça sem sequer ter em conta o aumento do impacto de catástrofes naturais, como furacões ou tsunamis.

Isto significa que as cidades irão enfrentar grandes cataclismos, antes de ficarem completamente submersas de forma permanente.

ZAP // Ahmadreza89 / Pixabay

Vários destinos turísticos populares estão em risco

2/3 das cidades com mais de 5 milhões de habitantes estão em regiões costeiras

A perda de terreno não é a única preocupação

A subida do nível do mar é um tema de grande preocupação, mas a isto acresce o aumento das catástrofes naturais que acompanha o aumento da temperatura. Prevê-se que secas, incêndios, furacões e tempestades tropicais aumentem.

Os animais estão também a ser afetados pelo aumento das temperaturas globais, à medida que os locais naturais de vida são perturbados ou já não são habitáveis, o que tem um impacto enorme na biodiversidade e na capacidade de sobrevivência nos seus habitats naturais.

A extinção de espécies animais está na realidade a prejudicar ainda mais o desembolso de sementes de plantas, o que por sua vez prejudica a adaptação ao clima natural.

O impacto da subida do nível do mar varia, em grande medida, em função da capacidade dos governos locais de reconhecer o problema suficientemente cedo e de dispor dos recursos necessários para mitigar os danos graves.

Por exemplo, Jacarta está em vias de construir um muro marítimo de 40 mil milhões de dólares para travar a maré. Além disso, o governo aprovou uma lei que permite que a capital seja transferida de Jacarta para uma zona de selva não desenvolvida na ilha vizinha de Bornéu.

O United States Geological Survey está atualmente a trabalhar num estudo de avaliação de risco da paisagem costeira da região nordeste dos Estados Unidos para (eventualmente) fazer recomendações sobre como enfrentar a crise climática.

Tal como a nação insular de Kiribati, algumas nações literalmente não têm para onde ir e já estão a preparar o seu povo para a migração em massa.

Não há dinheiro ou terras suficientes para opções alternativas, e o governo está a comprar propriedades noutros países para deslocar o seu povo quando o inevitável acontecer. Tuvalu deve desaparecer dentro das próximas duas décadas.

Não é demasiado tarde

Mas mesmo os países mais pro-ativos não podem evitar completamente os efeitos da subida do nível do mar sobre as suas populações.

Medidas preventivas não evitarão unilateralmente os efeitos devastadores de um aumento global da temperatura do mar, especialmente quando alguns políticos ainda hesitam em chamar às mudanças climáticas extremas “mudanças climáticas”.

De facto, já foram gastos biliões de dólares em resposta a eventos de catástrofes naturais e isto só irá aumentar à medida que as calamidades crescerem em frequência e gravidade.

Mesmo quando se discute a erosão das linhas costeiras, a destruição das cidades, a perda de vidas, e a incalculável pressão financeira da crise climática, ainda pode ser muito difícil para muitos conceptualizar exatamente a gravidade do problema.

De acordo com a NASA, a NOAA, e outros grupos de defesa da ciência, não é demasiado tarde para abrandar ou prevenir muitos dos efeitos devastadores das alterações climáticas.

Entretanto, podemos aprender muito com a forma como os holandeses têm vindo a lidar com este problema há décadas.

A Dutch Delta Works é uma das sete maravilhas do mundo moderno e tem mantido a Holanda acima do nível do mar com a sua rede de barragens, diques, e outros sistemas de prevenção de cheias, desde os anos 50.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

  1. Nos anos 80, foram publicados estudos científicos semelhantes, a vaticinar que em 30 anos as Maldivas iriam desaparecer. Aliás, foram também publicados estudos a dizer que a cidade de Nova Iorque ia ficar com grandes áreas submersas. Não aconteceu, nem nada que se pareça. Temos agora novos estudos a dizer que desta vez é que é.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.