333 pessoas continuam detidas na Venezuela. Oposição une-se num “pacto unitário” contra o regime

Mais de 300 pessoas continuam presas na Venezuela por razões políticas, após 50 presos políticos terem sido indultados e libertados, na semana passada, pelo Presidente Nicolás Maduro.

Alfredo Romero, diretor da organização não-governamental Foro Penal Venezuelano, lamenta que o cenário se mantenha estagnado. “Temos 333 pessoas presas, ainda se mantém um número muito alto de presos políticos, o número mais elevado na América Latina”, refere.

De acordo com o Observador, o líder da ONG venezuelana disse, durante uma conferência de imprensa online em Caracas, que “apenas foram beneficiados 13%” dos 110 presos indultados recentemente por Nicolás Maduro.

“A realidade dos indultos é que seis presos já estavam em liberdade plena, 24 estavam fora da prisão, mas tinham processos em curso, 26 estavam sob investigação, mas não estavam detidos. Um era um preso comum e 53 eram presos políticos”, acrescenta.

No grupo de 26 pessoas detidas, estão deputados no exílio e sob asilo em embaixadas na Venezuela – revela Romero. “Não há militares que tenham sido libertados”, afirmou, explicando que desconhece quais as razões tidas em consideração pelo regime para os indultos.

Gonzalo Himiob, vice-presidente do FPV, tem uma opinião diferente do seu colega e acredita que  “todo o passo para a liberdade é um passo” e que “é positiva” qualquer medida que, do ponto de vista político, “tenha libertado pessoas que estavam injustamente detidas ou perseguidas” – relata o Observador.

Ainda assim, o membro da ONG salientou que “isso não muda o panorama nacional” pois vai continuar a haver “existência da repressão como mecanismo de controlo da cidadania e de controlo político”.

Na conferência de imprensa também esteve presente Antónia Turbay, advogada de 67 anos que foi indultada depois de ter sido detida a 27 de junho de 2019, na sua própria casa sua casa. “Foi muito duro para mim estar presa”, assumiu.

A advogada explicou que, no seu caso, a justiça tardou. Há mais de um ano que um tribunal emitiu uma ordem para que fosse libertada, mas “ninguém a executou”. Turbay admite que o delito que a levou à prisão foi ser vizinha de Iván Simonovis, um comissário que fugiu da sua casa onde cumpria prisão domiciliária.

Nicolás Maduro indultou, em agosto, 110 deputados opositores e presos políticos. neste grupo encontrava-se o politólogo luso-venezuelano Vasco da Costa, que estava preso desde abril de 2018, acusado de promover a abstenção nas eleições presidenciais que se realizaram em maio de 2018.

Segundo o Observador, na mesma conferencia de imprensa, os partidos opositores da Venezuela uniram-se contra as eleições parlamentares que se deverão realizar em dezembro. O “pacto unitário” dos 37 principais partidos opositores do país compromete-se a “condenar a fraude” eleitoral de 6 de dezembro, e esforçar-se para que seja ilegitimada dentro e fora do país.

ZAP // Observador

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …