333 pessoas continuam detidas na Venezuela. Oposição une-se num “pacto unitário” contra o regime

Mais de 300 pessoas continuam presas na Venezuela por razões políticas, após 50 presos políticos terem sido indultados e libertados, na semana passada, pelo Presidente Nicolás Maduro.

Alfredo Romero, diretor da organização não-governamental Foro Penal Venezuelano, lamenta que o cenário se mantenha estagnado. “Temos 333 pessoas presas, ainda se mantém um número muito alto de presos políticos, o número mais elevado na América Latina”, refere.

De acordo com o Observador, o líder da ONG venezuelana disse, durante uma conferência de imprensa online em Caracas, que “apenas foram beneficiados 13%” dos 110 presos indultados recentemente por Nicolás Maduro.

“A realidade dos indultos é que seis presos já estavam em liberdade plena, 24 estavam fora da prisão, mas tinham processos em curso, 26 estavam sob investigação, mas não estavam detidos. Um era um preso comum e 53 eram presos políticos”, acrescenta.

No grupo de 26 pessoas detidas, estão deputados no exílio e sob asilo em embaixadas na Venezuela – revela Romero. “Não há militares que tenham sido libertados”, afirmou, explicando que desconhece quais as razões tidas em consideração pelo regime para os indultos.

Gonzalo Himiob, vice-presidente do FPV, tem uma opinião diferente do seu colega e acredita que  “todo o passo para a liberdade é um passo” e que “é positiva” qualquer medida que, do ponto de vista político, “tenha libertado pessoas que estavam injustamente detidas ou perseguidas” – relata o Observador.

Ainda assim, o membro da ONG salientou que “isso não muda o panorama nacional” pois vai continuar a haver “existência da repressão como mecanismo de controlo da cidadania e de controlo político”.

Na conferência de imprensa também esteve presente Antónia Turbay, advogada de 67 anos que foi indultada depois de ter sido detida a 27 de junho de 2019, na sua própria casa sua casa. “Foi muito duro para mim estar presa”, assumiu.

A advogada explicou que, no seu caso, a justiça tardou. Há mais de um ano que um tribunal emitiu uma ordem para que fosse libertada, mas “ninguém a executou”. Turbay admite que o delito que a levou à prisão foi ser vizinha de Iván Simonovis, um comissário que fugiu da sua casa onde cumpria prisão domiciliária.

Nicolás Maduro indultou, em agosto, 110 deputados opositores e presos políticos. neste grupo encontrava-se o politólogo luso-venezuelano Vasco da Costa, que estava preso desde abril de 2018, acusado de promover a abstenção nas eleições presidenciais que se realizaram em maio de 2018.

Segundo o Observador, na mesma conferencia de imprensa, os partidos opositores da Venezuela uniram-se contra as eleições parlamentares que se deverão realizar em dezembro. O “pacto unitário” dos 37 principais partidos opositores do país compromete-se a “condenar a fraude” eleitoral de 6 de dezembro, e esforçar-se para que seja ilegitimada dentro e fora do país.

ZAP // Observador

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …