333 pessoas continuam detidas na Venezuela. Oposição une-se num “pacto unitário” contra o regime

Mais de 300 pessoas continuam presas na Venezuela por razões políticas, após 50 presos políticos terem sido indultados e libertados, na semana passada, pelo Presidente Nicolás Maduro.

Alfredo Romero, diretor da organização não-governamental Foro Penal Venezuelano, lamenta que o cenário se mantenha estagnado. “Temos 333 pessoas presas, ainda se mantém um número muito alto de presos políticos, o número mais elevado na América Latina”, refere.

De acordo com o Observador, o líder da ONG venezuelana disse, durante uma conferência de imprensa online em Caracas, que “apenas foram beneficiados 13%” dos 110 presos indultados recentemente por Nicolás Maduro.

“A realidade dos indultos é que seis presos já estavam em liberdade plena, 24 estavam fora da prisão, mas tinham processos em curso, 26 estavam sob investigação, mas não estavam detidos. Um era um preso comum e 53 eram presos políticos”, acrescenta.

No grupo de 26 pessoas detidas, estão deputados no exílio e sob asilo em embaixadas na Venezuela – revela Romero. “Não há militares que tenham sido libertados”, afirmou, explicando que desconhece quais as razões tidas em consideração pelo regime para os indultos.

Gonzalo Himiob, vice-presidente do FPV, tem uma opinião diferente do seu colega e acredita que  “todo o passo para a liberdade é um passo” e que “é positiva” qualquer medida que, do ponto de vista político, “tenha libertado pessoas que estavam injustamente detidas ou perseguidas” – relata o Observador.

Ainda assim, o membro da ONG salientou que “isso não muda o panorama nacional” pois vai continuar a haver “existência da repressão como mecanismo de controlo da cidadania e de controlo político”.

Na conferência de imprensa também esteve presente Antónia Turbay, advogada de 67 anos que foi indultada depois de ter sido detida a 27 de junho de 2019, na sua própria casa sua casa. “Foi muito duro para mim estar presa”, assumiu.

A advogada explicou que, no seu caso, a justiça tardou. Há mais de um ano que um tribunal emitiu uma ordem para que fosse libertada, mas “ninguém a executou”. Turbay admite que o delito que a levou à prisão foi ser vizinha de Iván Simonovis, um comissário que fugiu da sua casa onde cumpria prisão domiciliária.

Nicolás Maduro indultou, em agosto, 110 deputados opositores e presos políticos. neste grupo encontrava-se o politólogo luso-venezuelano Vasco da Costa, que estava preso desde abril de 2018, acusado de promover a abstenção nas eleições presidenciais que se realizaram em maio de 2018.

Segundo o Observador, na mesma conferencia de imprensa, os partidos opositores da Venezuela uniram-se contra as eleições parlamentares que se deverão realizar em dezembro. O “pacto unitário” dos 37 principais partidos opositores do país compromete-se a “condenar a fraude” eleitoral de 6 de dezembro, e esforçar-se para que seja ilegitimada dentro e fora do país.

ZAP ZAP // Observador

PARTILHAR

RESPONDER

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …