/

Mais de 300 mortos no Haiti e 300 mil desalojados nos EUA devido ao furacão Matthew

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti fez mais de 300 mortos no sul do país e deixou cerca de 300 mil pessoas sem eletricidade na Florida, nos Estados Unidos.

O senador do Sul do Haiti, Hervé Fourcand, lembrou que o número é ainda preliminar, já que algumas zonas atingidas pela tempestade ainda estão inacessíveis.

De acordo com a TSF, a União Europeia vai enviar 255 mil euros em “ajuda humanitária inicial” para o Haiti, e está a mobilizar as ofertas de países europeus para prestar assistência a esta nação através do seu mecanismo de proteção civil.

Matthew atingiu o Haiti e o território cubano na última terça-feira, com ventos de 230 quilómetros por hora, devastando cidades e áreas de cultivo.

Devido aos temporais provocados pelo furacão o país suspendeu as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo.

Cerca de 300 mil pessoas sem luz na Florida

O furacão chegou esta madrugada à Florida, nos EUA, e as autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes.

O Matthew deverá chegar à Georgia e à Carolina do Sul no sábado, segundo o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

De acordo com a NBC, cerca de 300 mil pessoas já estão sem eletricidade na Florida, com a chegada das primeiras chuvas torrenciais.

O furacão desceu de grau de intensidade de quatro para três (numa escala máxima de cinco), mas o alerta de perigo mantém para as próximas horas.

O governador da Florida, Rick Scott, disse que o Matthew pode ser o furacão mais destrutivo no estado desde a passagem do furacão Andrew, em 1992.

Barack Obama, disse, esta quinta-feira, que a situação é “séria” e recomendou que todas as áreas sejam “evacuadas sem hesitação”.

O presidente dos Estados Unidos declarou estado de emergência na Florida, Carolina do Sul e Georgia, de modo a permitir assistência federal.

As aulas já foram suspensas em várias localidades dos EUA e cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral da Florida, da Carolina do Sul e da Geórgia começaram ontem a deslocar-se para o interior do país.

O serviço norte-americano de meteorologia alertou a população para a possibilidade de “perdas de vida” e “imenso sofrimento humano” para quem não tomar as medidas de precaução sugeridas pelas autoridades.

O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e pelas Bahamas.

BZR, ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.