Mais de 300 mortos no Haiti e 300 mil desalojados nos EUA devido ao furacão Matthew

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti fez mais de 300 mortos no sul do país e deixou cerca de 300 mil pessoas sem eletricidade na Florida, nos Estados Unidos.

O senador do Sul do Haiti, Hervé Fourcand, lembrou que o número é ainda preliminar, já que algumas zonas atingidas pela tempestade ainda estão inacessíveis.

De acordo com a TSF, a União Europeia vai enviar 255 mil euros em “ajuda humanitária inicial” para o Haiti, e está a mobilizar as ofertas de países europeus para prestar assistência a esta nação através do seu mecanismo de proteção civil.

Matthew atingiu o Haiti e o território cubano na última terça-feira, com ventos de 230 quilómetros por hora, devastando cidades e áreas de cultivo.

Devido aos temporais provocados pelo furacão o país suspendeu as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo.

Cerca de 300 mil pessoas sem luz na Florida

O furacão chegou esta madrugada à Florida, nos EUA, e as autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes.

O Matthew deverá chegar à Georgia e à Carolina do Sul no sábado, segundo o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

De acordo com a NBC, cerca de 300 mil pessoas já estão sem eletricidade na Florida, com a chegada das primeiras chuvas torrenciais.

O furacão desceu de grau de intensidade de quatro para três (numa escala máxima de cinco), mas o alerta de perigo mantém para as próximas horas.

O governador da Florida, Rick Scott, disse que o Matthew pode ser o furacão mais destrutivo no estado desde a passagem do furacão Andrew, em 1992.

Barack Obama, disse, esta quinta-feira, que a situação é “séria” e recomendou que todas as áreas sejam “evacuadas sem hesitação”.

O presidente dos Estados Unidos declarou estado de emergência na Florida, Carolina do Sul e Georgia, de modo a permitir assistência federal.

As aulas já foram suspensas em várias localidades dos EUA e cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral da Florida, da Carolina do Sul e da Geórgia começaram ontem a deslocar-se para o interior do país.

O serviço norte-americano de meteorologia alertou a população para a possibilidade de “perdas de vida” e “imenso sofrimento humano” para quem não tomar as medidas de precaução sugeridas pelas autoridades.

O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e pelas Bahamas.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …