Mais de 300 mortos no Haiti e 300 mil desalojados nos EUA devido ao furacão Matthew

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti fez mais de 300 mortos no sul do país e deixou cerca de 300 mil pessoas sem eletricidade na Florida, nos Estados Unidos.

O senador do Sul do Haiti, Hervé Fourcand, lembrou que o número é ainda preliminar, já que algumas zonas atingidas pela tempestade ainda estão inacessíveis.

De acordo com a TSF, a União Europeia vai enviar 255 mil euros em “ajuda humanitária inicial” para o Haiti, e está a mobilizar as ofertas de países europeus para prestar assistência a esta nação através do seu mecanismo de proteção civil.

Matthew atingiu o Haiti e o território cubano na última terça-feira, com ventos de 230 quilómetros por hora, devastando cidades e áreas de cultivo.

Devido aos temporais provocados pelo furacão o país suspendeu as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo.

Cerca de 300 mil pessoas sem luz na Florida

O furacão chegou esta madrugada à Florida, nos EUA, e as autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes.

O Matthew deverá chegar à Georgia e à Carolina do Sul no sábado, segundo o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

De acordo com a NBC, cerca de 300 mil pessoas já estão sem eletricidade na Florida, com a chegada das primeiras chuvas torrenciais.

O furacão desceu de grau de intensidade de quatro para três (numa escala máxima de cinco), mas o alerta de perigo mantém para as próximas horas.

O governador da Florida, Rick Scott, disse que o Matthew pode ser o furacão mais destrutivo no estado desde a passagem do furacão Andrew, em 1992.

Barack Obama, disse, esta quinta-feira, que a situação é “séria” e recomendou que todas as áreas sejam “evacuadas sem hesitação”.

O presidente dos Estados Unidos declarou estado de emergência na Florida, Carolina do Sul e Georgia, de modo a permitir assistência federal.

As aulas já foram suspensas em várias localidades dos EUA e cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral da Florida, da Carolina do Sul e da Geórgia começaram ontem a deslocar-se para o interior do país.

O serviço norte-americano de meteorologia alertou a população para a possibilidade de “perdas de vida” e “imenso sofrimento humano” para quem não tomar as medidas de precaução sugeridas pelas autoridades.

O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e pelas Bahamas.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …