Mais de 300 mortos no Haiti e 300 mil desalojados nos EUA devido ao furacão Matthew

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti fez mais de 300 mortos no sul do país e deixou cerca de 300 mil pessoas sem eletricidade na Florida, nos Estados Unidos.

O senador do Sul do Haiti, Hervé Fourcand, lembrou que o número é ainda preliminar, já que algumas zonas atingidas pela tempestade ainda estão inacessíveis.

De acordo com a TSF, a União Europeia vai enviar 255 mil euros em “ajuda humanitária inicial” para o Haiti, e está a mobilizar as ofertas de países europeus para prestar assistência a esta nação através do seu mecanismo de proteção civil.

Matthew atingiu o Haiti e o território cubano na última terça-feira, com ventos de 230 quilómetros por hora, devastando cidades e áreas de cultivo.

Devido aos temporais provocados pelo furacão o país suspendeu as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo.

Cerca de 300 mil pessoas sem luz na Florida

O furacão chegou esta madrugada à Florida, nos EUA, e as autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes.

O Matthew deverá chegar à Georgia e à Carolina do Sul no sábado, segundo o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

De acordo com a NBC, cerca de 300 mil pessoas já estão sem eletricidade na Florida, com a chegada das primeiras chuvas torrenciais.

O furacão desceu de grau de intensidade de quatro para três (numa escala máxima de cinco), mas o alerta de perigo mantém para as próximas horas.

O governador da Florida, Rick Scott, disse que o Matthew pode ser o furacão mais destrutivo no estado desde a passagem do furacão Andrew, em 1992.

Barack Obama, disse, esta quinta-feira, que a situação é “séria” e recomendou que todas as áreas sejam “evacuadas sem hesitação”.

O presidente dos Estados Unidos declarou estado de emergência na Florida, Carolina do Sul e Georgia, de modo a permitir assistência federal.

As aulas já foram suspensas em várias localidades dos EUA e cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral da Florida, da Carolina do Sul e da Geórgia começaram ontem a deslocar-se para o interior do país.

O serviço norte-americano de meteorologia alertou a população para a possibilidade de “perdas de vida” e “imenso sofrimento humano” para quem não tomar as medidas de precaução sugeridas pelas autoridades.

O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e pelas Bahamas.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …