Furacão Matthew já provocou 25 mortos e avança para os EUA

O furacão Matthew, considerado o mais intenso a atingir as Caraíbas na última década, já provocou 25 mortos ao passar por Cuba, República Dominicana, pelo Haiti e pelas Bahamas – e agora segue em direção à Florida, nos Estados Unidos.

Devido aos temporais provocados pelo furacão, pelo menos 21 pessoas morreram no Haiti, e o país suspendeu as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo.

Matthew atingiu o Haiti e o território cubano na última terça-feira, com ventos de 230 quilómetros por hora, devastando cidades e áreas de cultivo.

Entretanto, o furacão já atingiu as Bahamas com ventos de 208 km/h e segue em direção à Florida – podendo alcançar ventos entre 210 e 249 quilómetros por hora.

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse, esta quinta-feira, que a situação é “séria” e recomendou que todas as áreas sejam “evacuadas sem hesitação”.

Segundo o Centro Nacional de Furacões de Miami, o furacão pode passar à categoria 4, quando se aproximar da costa norte-americana – o que significa que a força dos ventos poderá chegar aos 250 quilómetros por hora.

O governador da Florida, Rick Scott, disse que o Matthew pode ser o furacão mais destrutivo no estado desde a passagem do furacão Andrew, em 1992.

Antes de ordenar o deslocamento, os estados da Florida, da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte decretaram estado de emergência.

As aulas foram suspensas em várias localidades dos Estados Unidos e cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral da Florida, da Carolina do Sul e da Geórgia já estão a deslocar-se para o interior do país.

Nestes locais, o trânsito está bastante condicionado e alguns postos de gasolina tiveram de encerrar por falta de combustível devido à grande procura.

Numa preparação para a chegada do furacão aos EUA, o serviço norte-americano de meteorologia alertou a população para a possibilidade de “perdas de vida” e “imenso sofrimento humano” para quem não tomar as medidas de precaução sugeridas pelas autoridades.

O serviço de meteorologia também advertiu para o risco de danos em residências e em prédios públicos e informou que alguns locais poderão ficar “inabitáveis durante várias semanas”.

Este é considerado o furacão mais poderoso formado no oceano Atlântico desde 2007.

ZAP / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …