30% dos empresários não encontram os trabalhadores de que precisam

Cerca de 30% dos empregadores portugueses não contratam porque não encontram trabalhadores com as competências de que precisam, concluiu um estudo feito pela consultora McKinsey, hoje divulgado, e que inclui informação sobre Portugal.

Apenas 46% dos empregadores portugueses consideram que há trabalhadores formados em programas de educação relevante para o mercado em número suficiente, o que quer dizer que “os jovens [portugueses] estão a estudar as coisas erradas”, de acordo com o estudo “Educação e Emprego: Levar a juventude da Europa para o Trabalho”.

“Três em cada 10 empregadores portugueses respondeu que não está a ocupar as vagas porque não conseguem encontrar candidatos com as competências certas e isto é um assunto particularmente crítico nas empresas pequenas”, tendo Portugal uma carência no que se refere à capacidade de resolver problemas e à proficiência em inglês.

Esta insatisfação dos empregadores é também partilhada pelos estudantes portugueses: menos de metade (47%) considera que a sua educação pós-secundária melhorou as suas oportunidades de emprego.

O estudo – que incidiu também sobre o mercado de trabalho de França, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Espanha, Grécia e Itália – foi este sábado apresentado em Lisboa, por Raul Galamba, da McKinsey, numa conferência organizada pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só não consegue contratar quem quer pagar a côdea dos 485E para isso só mesmo os elementos governativos é que trabalham com esses honorários. Quem quer um trabalho sério e dar um determinado valor ao seu esforço tem que emigrar para ser renumerado honestamente. Assim como os empresários portugueses deviam ter um pouco de vergonha naquilo que pagam, pelo facto de quando Cavaco Silva esbanjava dinheiros públicos à dita indústria portuguesa esses senhores só esbanjaram como ainda colocaram esses dinheiros dados pelo vosso belo presidente no estrangeiro. Portanto querem trabalhadores que lhes paguem que eles aparecem.

  2. Isso é tudo treta!!
    Eles querem é pretexto para pagar o salário minimo!!! Onde já se viu um eletricista, um marceneiro, 1 engenheiro, a ganharem 480€
    São é empresários chulos! Porque é que eles não dizem especificamente aquilo que querem?
    Tenho curriculo com grande experiência na minha area com mais de 20 anos e quando sou chamado, surge sempre algo em falta na experiência. depode verem o curriculum(nacional e internacional), eles procuram algo que não esteja lá e dizem que não tendo experiência naquilo, que é dificil. A não ser que fiquemos de inicio a ganhar o salario minimo e depois logo se vê.

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …