30% dos empresários não encontram os trabalhadores de que precisam

Dallas1200am / Flickr

-

Cerca de 30% dos empregadores portugueses não contratam porque não encontram trabalhadores com as competências de que precisam, concluiu um estudo feito pela consultora McKinsey, hoje divulgado, e que inclui informação sobre Portugal.

Apenas 46% dos empregadores portugueses consideram que há trabalhadores formados em programas de educação relevante para o mercado em número suficiente, o que quer dizer que “os jovens [portugueses] estão a estudar as coisas erradas”, de acordo com o estudo “Educação e Emprego: Levar a juventude da Europa para o Trabalho”.

“Três em cada 10 empregadores portugueses respondeu que não está a ocupar as vagas porque não conseguem encontrar candidatos com as competências certas e isto é um assunto particularmente crítico nas empresas pequenas”, tendo Portugal uma carência no que se refere à capacidade de resolver problemas e à proficiência em inglês.

Esta insatisfação dos empregadores é também partilhada pelos estudantes portugueses: menos de metade (47%) considera que a sua educação pós-secundária melhorou as suas oportunidades de emprego.

O estudo – que incidiu também sobre o mercado de trabalho de França, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Espanha, Grécia e Itália – foi este sábado apresentado em Lisboa, por Raul Galamba, da McKinsey, numa conferência organizada pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em Lisboa.

/Lusa

3 COMENTÁRIOS

  1. Só não consegue contratar quem quer pagar a côdea dos 485E para isso só mesmo os elementos governativos é que trabalham com esses honorários. Quem quer um trabalho sério e dar um determinado valor ao seu esforço tem que emigrar para ser renumerado honestamente. Assim como os empresários portugueses deviam ter um pouco de vergonha naquilo que pagam, pelo facto de quando Cavaco Silva esbanjava dinheiros públicos à dita indústria portuguesa esses senhores só esbanjaram como ainda colocaram esses dinheiros dados pelo vosso belo presidente no estrangeiro. Portanto querem trabalhadores que lhes paguem que eles aparecem.

  2. Isso é tudo treta!!
    Eles querem é pretexto para pagar o salário minimo!!! Onde já se viu um eletricista, um marceneiro, 1 engenheiro, a ganharem 480€
    São é empresários chulos! Porque é que eles não dizem especificamente aquilo que querem?
    Tenho curriculo com grande experiência na minha area com mais de 20 anos e quando sou chamado, surge sempre algo em falta na experiência. depode verem o curriculum(nacional e internacional), eles procuram algo que não esteja lá e dizem que não tendo experiência naquilo, que é dificil. A não ser que fiquemos de inicio a ganhar o salario minimo e depois logo se vê.

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …