29 toneladas de cera queimadas em Fátima nos últimos dois dias

marcos ojeda / Flickr

-

Vinte e nove toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima entre a manhã de terça-feira e as 13h desta quarta-feira, quando terminou a peregrinação internacional de maio ao templo.

Durante estes dois dias, foram frequentes as filas de pessoas junto ao tocheiro, onde eram visíveis, por vezes, as labaredas, com os peregrinos forçados a atirar as velas para o local.

No ano passado, “apenas” 20,8 toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima.

Devido à peregrinação internacional, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acionou a operação “Fátima 2015”, no âmbito da qual foram prestadas, até às 11h de hoje, 230 assistências a peregrinos.

Fonte do centro de comando disse à Lusa terem sido reportadas “menos situações do que no ano passado” e que os pedidos de assistência foram referentes a “casos normais em todas as peregrinações”.

A maioria das pessoas foi assistida no hospital de campanha instalado no estádio municipal de Fátima, referiu a mesma fonte, sublinhando que “apenas 38 pessoas tiveram que ser transportadas para os hospitais de referência”, nomeadamente 12 pessoas, com queixas na área da ortopedia, encaminhadas para a unidade de Abrantes e os restantes para o hospital de Leiria.

Já no posto de socorros do santuário foram atendidas até às 13h de hoje cerca de meio milhar de pessoas, tendo cerca 1.176 recorrido aí ao lava-pés, de acordo com os dados estatísticos divulgados pelos Servitas.

O apoio dos Servitas envolveu um total de 203 pessoas, entre as quais 30 escuteiros, seis médicos e seis enfermeiros.

Ainda neste espaço, foram acolhidos 345 doentes para a bênção no âmbito da missa final da peregrinação e outros 42 para retiro.

No último dia da peregrinação internacional, os parques de estacionamento nas imediações do santuário, registavam, durante a missa, uma ocupação próxima dos 100 por cento.

À Lusa, o oficial de relações públicas da GNR, major Pinto Reis, adiantou às 13h30 que o trânsito na cidade de Fátima estava a processar-se de “uma forma lenta, mas sem paragens”.

No âmbito da criminalidade, Pinto Reis esclareceu que “existem cerca de uma dezena de participações por extravio de carteiras”, adiantando que foram recuperadas cinco.

A peregrinação de 12 e 13 de maio, a primeira grande celebração do ano a Fátima, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Espero bem que paguem IVA!
    Já bastam os milhões que vão para os cofres da Igreja livres de impostos, enquanto o povo é sacrificado!!
    Já é mais do que tempo desse parque temático religioso chamado Fátima (e que gera milhões todos os anos), começar a pagar os devidos impostos!!

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …