Quase 21 toneladas de cera queimadas em menos de 24 horas

marcos ojeda / Flickr

-

Quase 21 toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima em menos de 24 horas, entre domingo à noite e segunda-feira à tarde, dia em que começou a peregrinação internacional aniversária, revelou fonte da instituição.

“Das 22h do dia 11 até às 18h do dia 12, foram queimadas 20,8 toneladas de cera”, disse a mesma fonte.

Durante todo o dia de segunda-feira, as filas de pessoas junto ao tocheiro, ao lado da Capelinha das Aparições, foram frequentes.

O administrador do Santuário de Fátima, padre Cristiano Saraiva, referiu à agência Lusa que esta “é uma tradição já de longa data que continua a estar enraizada na religiosidade popular”.

Para o sacerdote, o entendimento do santuário é de que a vela “é uma identificação com Cristo, luz do mundo, e, ao mesmo tempo, é a colocação junto de Nossa Senhora – e é esse o sentido dos peregrinos – que simboliza a sua presença”.

“Ao mesmo tempo, invocam a proteção de Nossa Senhora para a sua dimensão cristã, para as dificuldades da sua vida”, adiantou o administrador do santuário.

Segundo Cristiano Saraiva, “há pessoas que não podem vir e pedem a outras que, em sua vez, possam acender uma vela a Nossa Senhora”, acrescentando: “No fundo, as pessoas reveem-se na sua presença naquela vela, naquela chama que apresentam diante de Nossa Senhora”.

No dia 12 de maio de 2013, cerca de 18 toneladas de cera – velas e, também, artigos que reproduzem parte e órgãos do corpo humano – foram derretidas no tocheiro do recinto. O número foi semelhante ao verificado em 2012, quando foram derretidas 19 toneladas.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As velas custam dinheiro e com tanto desperdício, os beatos e beatas deste país atrasado, teriam dado de comer a muito boa gente que passa fome e bem gostaria de trabalhar para não estar na situação em que se encontra. O 25/04/1974 não serviu de facto para grande coisa, a não ser para engordar uma série de oportunistas vindos sabe-se lá de onde. Futebol e Fátima, pelo menos, continuam a ser as prioridades que já existiam no tempo da ditadura…ao fim de 40 anos, continua tudo na mesma, pelos vistos nem daqui a 400 anos!?

  2. “A fé é que nos salva”. Com o país em crise acredito que as pessoas mais facilmente recorrem a Deus.
    É melhor gastar em velas que em medicamentos ou em campanha politica.

  3. Lamento que haja pessoas ainda com palas, como alguns animais e não aceitam as ideias e a religião dos outros. Lamento que o comentador atrás Sr. José Teixeira, não aceite que os outros que não ele, são religiosos, que tem a sua crença e acreditem na pessoa que os podem salvar ou aliviar o seu sofrimento. Lamemto o fanatismo de algumas pessoas. Por isso é que existe a guerra. Vamos portarmo-nos como irmãos, sejam de que religião fôr. Queira Deus de que daqui a 400 anos esteja a religião e Fátima esteja ainda mais forte e que já não existam guerras.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …