/

240 euros: um “balão de oxigénio que vai durar muito pouco”

3

José Sena Goulão / Lusa

A secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha

A secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha

Aviso de Isabel Camarinha, da CGTP, que considera “inaceitável” o número de famílias em carência absoluta. Vai haver greve geral em Fevereiro.

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, considerou hoje que o apoio extraordinário de 240 euros para famílias que recebem prestações mínimas é um “balão de oxigénio” que vai durar muito pouco.

“O apoio destina-se a famílias em carência absoluta. As famílias vão sentir que é um balão de oxigénio, que vai durar muito pouco tempo”, afirmou Isabel Camarinha, em declarações à Lusa, em Lisboa.

Para a intersindical, o apoio do executivo não será suficiente, tendo em conta o aumento de preços que se continua a verificar e o “brutal custo de vida”.

A CGTP vincou assim que os trabalhadores, reformados e as restantes camadas da população que vão receber este apoio precisam de uma garantia de melhores condições de vida.

Isabel Camarinha disse ainda ser “inaceitável” que, em Portugal, um milhão de famílias viva em situação de carência absoluta, pedindo uma solução.

“Isso só se consegue com o aumento geral dos salários e das pensões, com emprego e direitos, com uma garantia de qualidade de vida e de dignidade”, assinalou.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o apoio extraordinário de 240 euros dirigido a famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiem da tarifa social da energia, disse a Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

O apoio abrangerá cerca de um milhão de famílias (1.037 mil agregados) e será pago numa única vez no dia 23 de dezembro para quem tem o IBAN registado junto da Segurança Social e por vale postal nas restantes situações.

Este apoio “será pago a todos os agregados que já tiveram um apoio excecional para compensar a inflação”, referiu a ministra do Trabalho, nomeadamente as famílias que em abril e junho receberem uma prestação extraordinária de 60 euros.

O objetivo deste novo apoio, a ser pago em dezembro, é apoiar “as despesas acrescidas” das “famílias mais vulneráveis” face à subida da inflação e ao seu impacto no custo de vida, disse a ministra.

Greve em Fevereiro

A CGTP decidiu hoje convocar um dia de protesto para 09 de fevereiro, que vai contar com greves e paralisações em todos os setores e todo o país, anunciou hoje a secretária-geral, Isabel Camarinha.

“A CGTP decidiu convocar um dia nacional de indignação, protesto e luta, com greves e paralisações em todos os setores e todo o país”, afirmou a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, em conferência de imprensa, em Lisboa.

A central sindical reivindica o aumento geral dos salários, o controlo dos preços, a regulação dos horários de trabalho, a defesa da contratação coletiva e a revogação das “normas gravosas” da legislação laboral.

// Lusa

3 Comments

  1. «…garantir sucesso ao grande Capital que sustenta os Partidos, através de provocar a concentração capitalista (à custa das pequenas e médias Empresas). Grande poder económico, este, em grande parte assente ou suportado por uma estratégia organizada nas sociedades secretas.
    Sociedades secretas que, por sua vez e ao contrário do que a população resignada julga, dominam os Partidos políticos e, assim, o próprio poder político…» – Alberto João Jardim in «Um país de resignados e conformados»

  2. Balão de oxigénio ??????? ……… Qualifico estas esmolas de presentes envenenados , é dar un para tirar dois , ainda não perceberam ? …. mas vindo de quem vem esta afirmação não me admira , se esta Ilustre , disse-se a verdade acabava-se este “Clube” !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.