2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição.

Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, uma mota completamente diferente do que existia até então: baixa, com um corpo esguio e revestida por painéis metálicos que cobriam o tanque de combustível, motor e transmissão. Ainda hoje, a Majestic é encarada como uma obra-prima do estilo “Art Deco”.

Foi na Majestic que o construtor Brian Fuller, da Fuller Moto, se inspirou para a sua mais recente criação – a 2029 Majestic. A nova mota é baseada no icónico design de 1929, mas traz tecnologias do século XXI, entre elas componentes impressos em 3D e um motor elétrico.

A mota foi encomendada por Bobby Haas, proprietário do Haas Moto Museum and Sculpture Gallery em Dallas, no Texas, Estados Unidos, que tem mais de 200 motas (incluindo uma Majestic original) na sua coleção.

O chassi, completamente invertido, é baseado numa Zero FXS, da Zero Motorcycles, que tem dimensões muito semelhantes às da Majestic. As baterias ficam numa posição baixa, alinhadas com as rodas de 23 polegadas feitas em policarbonato.

Os painéis do corpo do veículo foram moldados à mão por Fuller a partir de chapas de alumínio. Segundo o The Next Web, os pedais e a coroa da transmissão foram feitas com uma liga de titânio numa impressora 3D da Oerlikon, que usa lasers para fundir um pó metálico e criar a peça. O design ficou a cargo de Nick Pugh.

A 2029 Majestic é uma mota funcional, com um motor de 46 cavalos e autonomia de 160 quilómetros. A mota vai ficar exposta no museu de Haas, no Texas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção: “autonomia” é uma distância, não uma velocidade!
    (“autonomia de 160 quilómetros por hora”)

    É uma moto bonita, mas não deve dar jeito nenhum para conduzir!
    Será talvez para ocupar um lugar de museu!
    Nem uma rampa conseguirá subir sem rebentar o compartimento das baterias!

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …