2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição.

Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, uma mota completamente diferente do que existia até então: baixa, com um corpo esguio e revestida por painéis metálicos que cobriam o tanque de combustível, motor e transmissão. Ainda hoje, a Majestic é encarada como uma obra-prima do estilo “Art Deco”.

Foi na Majestic que o construtor Brian Fuller, da Fuller Moto, se inspirou para a sua mais recente criação – a 2029 Majestic. A nova mota é baseada no icónico design de 1929, mas traz tecnologias do século XXI, entre elas componentes impressos em 3D e um motor elétrico.

A mota foi encomendada por Bobby Haas, proprietário do Haas Moto Museum and Sculpture Gallery em Dallas, no Texas, Estados Unidos, que tem mais de 200 motas (incluindo uma Majestic original) na sua coleção.

O chassi, completamente invertido, é baseado numa Zero FXS, da Zero Motorcycles, que tem dimensões muito semelhantes às da Majestic. As baterias ficam numa posição baixa, alinhadas com as rodas de 23 polegadas feitas em policarbonato.

Os painéis do corpo do veículo foram moldados à mão por Fuller a partir de chapas de alumínio. Segundo o The Next Web, os pedais e a coroa da transmissão foram feitas com uma liga de titânio numa impressora 3D da Oerlikon, que usa lasers para fundir um pó metálico e criar a peça. O design ficou a cargo de Nick Pugh.

A 2029 Majestic é uma mota funcional, com um motor de 46 cavalos e autonomia de 160 quilómetros. A mota vai ficar exposta no museu de Haas, no Texas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção: “autonomia” é uma distância, não uma velocidade!
    (“autonomia de 160 quilómetros por hora”)

    É uma moto bonita, mas não deve dar jeito nenhum para conduzir!
    Será talvez para ocupar um lugar de museu!
    Nem uma rampa conseguirá subir sem rebentar o compartimento das baterias!

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …