/

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

4

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição.

Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, uma mota completamente diferente do que existia até então: baixa, com um corpo esguio e revestida por painéis metálicos que cobriam o tanque de combustível, motor e transmissão. Ainda hoje, a Majestic é encarada como uma obra-prima do estilo “Art Deco”.

Foi na Majestic que o construtor Brian Fuller, da Fuller Moto, se inspirou para a sua mais recente criação – a 2029 Majestic. A nova mota é baseada no icónico design de 1929, mas traz tecnologias do século XXI, entre elas componentes impressos em 3D e um motor elétrico.

A mota foi encomendada por Bobby Haas, proprietário do Haas Moto Museum and Sculpture Gallery em Dallas, no Texas, Estados Unidos, que tem mais de 200 motas (incluindo uma Majestic original) na sua coleção.

O chassi, completamente invertido, é baseado numa Zero FXS, da Zero Motorcycles, que tem dimensões muito semelhantes às da Majestic. As baterias ficam numa posição baixa, alinhadas com as rodas de 23 polegadas feitas em policarbonato.

Os painéis do corpo do veículo foram moldados à mão por Fuller a partir de chapas de alumínio. Segundo o The Next Web, os pedais e a coroa da transmissão foram feitas com uma liga de titânio numa impressora 3D da Oerlikon, que usa lasers para fundir um pó metálico e criar a peça. O design ficou a cargo de Nick Pugh.

A 2029 Majestic é uma mota funcional, com um motor de 46 cavalos e autonomia de 160 quilómetros. A mota vai ficar exposta no museu de Haas, no Texas.

ZAP //

4 Comments

  1. Atenção: “autonomia” é uma distância, não uma velocidade!
    (“autonomia de 160 quilómetros por hora”)

    É uma moto bonita, mas não deve dar jeito nenhum para conduzir!
    Será talvez para ocupar um lugar de museu!
    Nem uma rampa conseguirá subir sem rebentar o compartimento das baterias!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.