2021 foi o ano com maiores lucros de sempre para as empresas portuguesas

20,8 mil milhões de euros: empresas lusas nunca tinham tido um resultado líquido conjunto tão elevado num ano.

O coronavírus fechou o país em 2020, o ano seguinte (2021) ainda foi muito condicionado por causa da pandemia mas os resultados líquidos das empresas mostram o contrário.

O Jornal de Negócios, com base nos números divulgados pelo Banco de Portugal, mostra que o ano passado foi o ano com maiores lucros de sempre para as empresas portuguesas.

20,8 mil milhões de euros: as empresas lusas nunca tinham tido um resultado líquido conjunto tão elevado num ano.

Esta recolha de dados começou em 2006 e nunca se tinha registado um valor tão elevado nestes 16 anos – mesmo antes, provavelmente nunca se verificaram números tão altos. E, comparando com 2020, o valor quase triplicou (lucro de 8 mil milhões de euros no ano anterior).

Os 20,8 mil milhões de euros superam – de longe – os 16 mil milhões de euros registados em 2018, que era o valor mais alto até agora.

Houve um aumento de 15,2% no volume de negócios global; o EBITDA (resultado antes de amortizações, depreciações, juros e impostos) subiu 40,9% em comparação com 2020.

Aqui destaca-se a subida de 263,1% no alojamento e restauração, sectores que mesmo assim continuaram com resultados líquidos negativos em 2021.

No panorama global, 39,1% das empresas portuguesas apresentaram resultados líquidos negativos, em Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.