2013 está a tornar-se um dos anos mais quentes da História

Ariane Rummery / ONU

O ano de 2013 poderá ficar entre os 10 anos mais quentes desde 1850, ano dos primeiros registos modernos. Um comunicado da Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas aponta que os primeiros nove meses deste ano já “empatam” com 2003 no 7º lugar dos anos mais quentes, com uma temperatura global à superfície 0,48ºC acima da média entre 1961 e 1990. 

O comunicado é um parecer provisório sobre a publicação do relatório Estado do Clima Global 2013, e servirá para informar os representantes internacionais reunidos em Varsóvia para a Conferência da ONU sobre as Alterações Climáticas, no sentido de tomarem decisões fundamentadas.

“As temperaturas deste ano até agora estão próximas da média de 2001-2010, que foi a década mais quente de que há registo”, explicou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Todos os anos mais quentes foram registados desde 1998 e este ano, uma vez mais, continua uma tendência de longo prazo: os anos mais frios atualmente são mais quentes do que os anos mais quentes antes de 1998″, alertou.

Jarraud acrescentou ainda que “as temperaturas à superfície são apenas parte de um quadro mais amplo das nossas alterações climáticas. O impacto no ciclo da água já é visível – e tem-se manifestado através de secas, cheias e chuvas extremas”.

De acordo com o responsável, o nível médio do mar “vai continuar a subir por causa da fusão das calotas glaciares”. “Mais de 90% do calor em excesso que geramos através dos gases de efeito de estufa é absorvido pelos oceanos, que consequentemente continuará a aquecer e a expandir por centenas de anos”, afirmou Jarraud.

Relativamente ao tufão que assolou as Filipinas, Michel Jarraud explica que, “apesar de fenómenos tropicais individuais não poderem ser diretamente atribuídos às alterações climáticas, os elevados níveis do mar já tornam as populações costeiras mais vulneráveis a tempestades”.

comunicado faz um apanhado dos grandes problemas causados por alterações climáticas, tais como as placas de gelo dos pólos Ártico e Antártico, as variações de temperatura nos diversos países, os níveis de precipitação e o caso dos ciclones tropicais.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …