2013 está a tornar-se um dos anos mais quentes da História

Ariane Rummery / ONU

O ano de 2013 poderá ficar entre os 10 anos mais quentes desde 1850, ano dos primeiros registos modernos. Um comunicado da Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas aponta que os primeiros nove meses deste ano já “empatam” com 2003 no 7º lugar dos anos mais quentes, com uma temperatura global à superfície 0,48ºC acima da média entre 1961 e 1990. 

O comunicado é um parecer provisório sobre a publicação do relatório Estado do Clima Global 2013, e servirá para informar os representantes internacionais reunidos em Varsóvia para a Conferência da ONU sobre as Alterações Climáticas, no sentido de tomarem decisões fundamentadas.

“As temperaturas deste ano até agora estão próximas da média de 2001-2010, que foi a década mais quente de que há registo”, explicou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Todos os anos mais quentes foram registados desde 1998 e este ano, uma vez mais, continua uma tendência de longo prazo: os anos mais frios atualmente são mais quentes do que os anos mais quentes antes de 1998″, alertou.

Jarraud acrescentou ainda que “as temperaturas à superfície são apenas parte de um quadro mais amplo das nossas alterações climáticas. O impacto no ciclo da água já é visível – e tem-se manifestado através de secas, cheias e chuvas extremas”.

De acordo com o responsável, o nível médio do mar “vai continuar a subir por causa da fusão das calotas glaciares”. “Mais de 90% do calor em excesso que geramos através dos gases de efeito de estufa é absorvido pelos oceanos, que consequentemente continuará a aquecer e a expandir por centenas de anos”, afirmou Jarraud.

Relativamente ao tufão que assolou as Filipinas, Michel Jarraud explica que, “apesar de fenómenos tropicais individuais não poderem ser diretamente atribuídos às alterações climáticas, os elevados níveis do mar já tornam as populações costeiras mais vulneráveis a tempestades”.

comunicado faz um apanhado dos grandes problemas causados por alterações climáticas, tais como as placas de gelo dos pólos Ártico e Antártico, as variações de temperatura nos diversos países, os níveis de precipitação e o caso dos ciclones tropicais.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …