2013 está a tornar-se um dos anos mais quentes da História

Ariane Rummery / ONU

O ano de 2013 poderá ficar entre os 10 anos mais quentes desde 1850, ano dos primeiros registos modernos. Um comunicado da Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas aponta que os primeiros nove meses deste ano já “empatam” com 2003 no 7º lugar dos anos mais quentes, com uma temperatura global à superfície 0,48ºC acima da média entre 1961 e 1990. 

O comunicado é um parecer provisório sobre a publicação do relatório Estado do Clima Global 2013, e servirá para informar os representantes internacionais reunidos em Varsóvia para a Conferência da ONU sobre as Alterações Climáticas, no sentido de tomarem decisões fundamentadas.

“As temperaturas deste ano até agora estão próximas da média de 2001-2010, que foi a década mais quente de que há registo”, explicou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Todos os anos mais quentes foram registados desde 1998 e este ano, uma vez mais, continua uma tendência de longo prazo: os anos mais frios atualmente são mais quentes do que os anos mais quentes antes de 1998″, alertou.

Jarraud acrescentou ainda que “as temperaturas à superfície são apenas parte de um quadro mais amplo das nossas alterações climáticas. O impacto no ciclo da água já é visível – e tem-se manifestado através de secas, cheias e chuvas extremas”.

De acordo com o responsável, o nível médio do mar “vai continuar a subir por causa da fusão das calotas glaciares”. “Mais de 90% do calor em excesso que geramos através dos gases de efeito de estufa é absorvido pelos oceanos, que consequentemente continuará a aquecer e a expandir por centenas de anos”, afirmou Jarraud.

Relativamente ao tufão que assolou as Filipinas, Michel Jarraud explica que, “apesar de fenómenos tropicais individuais não poderem ser diretamente atribuídos às alterações climáticas, os elevados níveis do mar já tornam as populações costeiras mais vulneráveis a tempestades”.

comunicado faz um apanhado dos grandes problemas causados por alterações climáticas, tais como as placas de gelo dos pólos Ártico e Antártico, as variações de temperatura nos diversos países, os níveis de precipitação e o caso dos ciclones tropicais.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …