Mais de 200 farmácias recolhem medicamentos para doar a IPSS

Antonello Srino Redazione Met

Este sábado, 230 farmácias vão recolher medicamentos para distribuir pelos utentes de 100 instituições particulares de solidariedade, no âmbito do programa Banco Farmacêutico, que em nove anos doou 82 mil fármacos.

A Jornada de Recolha de Medicamentos assinala este ano dez anos e, pela primeira vez, decorrerá em todos os distritos de Portugal continental, disse esta quinta-feira à Lusa a porta-voz do Banco Farmacêutico, Ana Formigal.

São 600 voluntários que irão recolher nas 230 farmácias aderentes, entre as 9 e as 19 horas de sábado, medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde que serão distribuídos pelos milhares de utentes apoiados pelas 100 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPPS) beneficiárias.

Cada farmácia está alocada a uma instituição, que pode ser um lar de terceira idade, um centro paroquia ou uma casa de acolhimento de crianças em risco, e recolhe os medicamentos consoante as necessidades específicas da associação.

Ana Formigal destacou também o papel que os voluntários desempenham ao longo desta iniciativa, estando presentes em cada farmácia a fazer a recolha e a divulgar a importância que o Banco Farmacêutico tem para os seus beneficiários.

O objetivo desta iniciativa é colmatar as necessidades e não haver excesso de produtos que não interessam à IPSS. Além disso, Ana Formigal referiu que as pessoas “valorizam o facto de as farmácias estarem a receber para a instituição da sua área de influência”, porque conhecem o trabalho da IPSS e “doam com mais facilidade e mais vontade”.

Com esta iniciativa “estamos a abranger milhares de pessoas carenciadas“, que de outra forma não tinham possibilidade de adquirir estes medicamentos. Os fármacos doados têm de ser novos, seguros, de qualidade e são apenas aceites medicamentos dispensados nas farmácias.

A iniciativa nasceu “muito modestamente” há 10 anos nos distritos de Lisboa e Setúbal. Desde então, “temos vindo sempre a crescer, o que é importante porque conseguimos angariar mais medicamentos e alertar as pessoas para esta necessidade e envolver os voluntários no trabalho social”, disse Ana Formigal.

Nas nove edições anteriores, o Banco Farmacêutico entregou um total de 82 mil medicamentos e produtos de saúde a diversas instituições de solidariedade social. No ano passado, conseguiu angariar um total de 14 mil medicamentos, uma “subida bastante significativa face aos anos anteriores”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.