/

Há mais de 20 mil vagas de emprego que ninguém quer

44

Há mais de 20 mil vagas de emprego que ninguém quer. Cerca de metade são relativas a atividades imobiliárias e administrativas, alojamento e restauração, e construção.

Em julho, havia 23.236 empregos disponíveis que ninguém quer. Este é o número mais alto de ofertas acumuladas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) desde 2017.

Cerca de metade destes dizem respeito a apenas três setores: atividades imobiliárias e administrativas, alojamento e restauração, e construção, escreve o Jornal de Notícias.

Desde janeiro deste ano, o número de ofertas por preencher praticamente duplicou, passando de 10.735 para 23.236. Este aumento não é sazonal devido ao verão, uma vez que no ano passado o valor fixou-se nas 12.705 vagas.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que acumula mais ofertas sem candidato (7.434). Seguem-se 5.819 vagas no Centro, 4.824 no Norte, 3.565 no Alentejo, 1.026 no Algarve e 568 nas regiões autónomas.

Tanto em Lisboa e Vale do Tejo como no Norte a maior procura é por profissionais da construção, realça o JN. No Centro e no Alentejo, as atividades imobiliárias são as mais procuradas, enquanto no Algarve é o alojamento e restauração.

“Por causa das medidas de apoio da pandemia, a exigência para a manutenção do subsídio de desemprego é menor, e em empregos em que os salários do mercado são muito próximos do valor do subsídio, aí há claramente um incentivo a não haver uma procura tão forte”, explica João Cerejeira, professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

As restrições à mobilidade internacional ocorridas em pandemia também foram decisivas para adensar o fenómeno.

Em contrapartida, dados da Fundação José Neves, mostram que os dois confinamentos obrigatórios em Portugal levaram a uma quebra nas ofertas de emprego. As ofertas de abril do ano passado correspondiam a apenas 40% das de janeiro de 2020.

No entanto, realça o jornal ECO, se em abril há quebra de ofertas de emprego para carteiros ou trabalhadores de limpeza, a procura por engenheiros eletrónicos ou técnicos de gás aumentou cinco vezes relativamente ao ano anterior.

A queda não foi uniforme em todas as áreas, tendo sido mais acentuada (superior a 80%) em profissões pouco qualificadas e relacionadas sobretudo com o setor dos serviços.

Enfermeiro; especialista em relações públicas; diretora das indústrias transformadoras; engenheiro industrial e de produção; engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança; engenheiro eletrotécnico; e técnico de gás, técnico de produção, agente de métodos e técnico de robótica foram as profissões com maior aumento de procura, superior a 40%.

Daniel Costa, ZAP //

44 Comments

  1. Provavelmente vagas para trabalhos exigentes mas com ordenados miseráveis, em cidades em que o custo de vida é elevadíssimo. Se fossem empregos de jeito toda a gente os queria.

    • Não necessariamente. Pouca gente gosta de empregos onde tenha de puxar pelo lombo, caso do de estivador ou servente. Já viu alguma mulher de picareta na mão a abrir um buraco? Não pois faz calos e cansa muuuito!

      • Alem de sexista que mais por ai vai? tamos no seculo XX! há maquinas !!! um trabalhador da construção civil vale tanto como qualquer outro mais não recebe or isso!
        Fora de cá já vi mulheres a fazem o mesmo que os homens em muitas profissões.
        Lei da Oferta e da procura também de aplica ao ordenados AUMENTOS.
        Os trabalhadores recebem ordenados. Os gestores e emresarios recebem muito mais e outras coisas alem de ordenado.

      • Óh Amora, referiu aqui os estivadores. Poderá ter sido um exemplo mas foi um exemplo triste. Saiba que hoje em dia não há vagas para ser estivador; têm um rendimento líquido de fazer inveja a muitos (com os subsídios e outras alcavalas), já não é um trabalho muito físico (para isso estão lá as gruas) e não é qualquer um que para lá vai (só os protegidos entre eles é que entram).
        Eu sei do que estou a falar porque, infelizmente, tenho que seguir as suas regras nos portos para descarregar o meu material dos navios. E acredite que é um roubo, por várias razões….

      • Sei que já não é um trabalho duro, como em tempos e que há uma espécie de máfia nos portos…mais uma conquista de Abril, crimes mil!

  2. E porque será que ninguém quer esses empregos? Deviam era ter vergonha ao propor um trabalho que escraviza a a pessoa e a torna pobre, se fossem empregos em que o ordenado suportasse os custos de um vida digna, duvido que alguém recusasse.

    • Se acabarmos com o subsídio por ficar em casa os trabalhadores também aparecem …

      Trabalhos mal pagos existe em todo o mundo, claro que se comparado com Espanha, Inglaterra ou Suíça (entre outros) os mal pagos lá são os bem pagos cá, mas como quem trabalha nesses países também tem de viver lá, acaba por ter uma vida miserável sendo que o aluguer de um quarto custa mais de metade desses salários mal pagos .

      Se caírem na realidade, percebem que ninguém vai pagar a um trabalhador sem qualificação o mesmo que paga a um trabalhador com mais responsabilidades e mais estudos, quer gostem ou não é assim a realidade.
      Quem não concorda, tem bom remédio, abre a sua própria empresa (investe o seu próprio capital ou endivida-se para isso) e pode aí pagar a um empregado sem qualificação o mesmo que paga a si mesmo o ao responsável financeiro (aquele que tem a responsabilidade de garantir que se investe o que existe para investir ou garante que não falha os impostos todos para evitar multas que levam ao fecho da empresa)
      Talvez se pararem de opinar com o dinheiro dos outros e meterem a própria carteira ao nível da boca, a conversa mude.

  3. Os comentadores anteriores não sabem qual é a realidade do país. Neste momento profissões como: eletricista, canalizador, mecânico, soldador, serralheiro, pedreiros, técnico avac, técnico cnc… são mais bem remuneradas do que a maioria dos cursos superiores. Isto, porque há poucos profissionais no mercado para as necessidades.
    Em Portugal ninguém quer sujar as mãos. Quer tudo ser dr.
    A alternativa é ir buscar estes profissionais ao leste, ao oriente e nalguns casos ao Brasil.

    • Deve ser deve, mas só se trabalharem por conta própria, porque a maioria das empresas paga praticamente o salário mínimo a toda a gente. Até engenheiros cá ganham mal tendo em conta a responsabilidade e horários de 24 sobre 24 quando em altura de projeto.

    • Então, como não te importas de sujar as mãos, vens trabalhar para mim pelo ordenado mínimo?!…
      Pelo teu discurso, não te importarás… mas, se calhar, nem isso vales…

      • E desde quando é que um serralheiro, um pedreiro, um técnico avac, um soldador… trabalha por um salário mínimo?!!!! És deste mundo ou aterraste agora por cá?!!!!
        Tens estado hibernado?!!! Enfim, uma patetice total.

    • Estás enganado, se houvesse uma oferta mais rica em mão de obra, talvez não estivéssemos a levar com o Rio ou o Costa…

      Leva a pensar que os salários não compensam e só atraem esse tipo de gente em quanto os bons vão para o privado.
      Quantos gestores de sucesso e com provas dadas deixam os cargos bem remunerados e vão para a política!

  4. A pior invenção foi a atribuição do ordenado mínimo generalizado e não o ordenado de tabela conforme a categoria do contrato coletivo de trabalho de cada setor de atividade, em que tinha em consideração as habilitações da pessoa, a experiencia e a idade, como era antigamente. Não faz qualquer sentido um licenciado ir para caixa de supermercado ganhar o OMN e uma pessoa da mesma idade com muito menos habilitações ir ganhar o mesmo. Assim deixava de haver nivelamento de ordenado pelo mínimo. Essa teoria de trabalho igual ordenado igual é uma treta.

    • Quando se ganha o mesmo trabalhando do que estando em casa nunca haverá empregos aceites,, em casa está-se melhor, não precisa ter responsabilidades nem gastar combustível, mas claro não são as pessoas as culpadas!!!as pessoas escolhem o que mais lhe convém! os governos deveriam pagar os subsídios mas inserirem essas mesmas pessoas no mercado de trabalho, todos ficavamos a ganhar.

      • Garantam salários dignos e não de sobrevivência. Porque será que temos milhares de pobres que trabalham?

      • Ou os empregos deveriam pagar mais e logo ninguém escolhia ficar pobre em casa. Mas amigo, mais vale pobre e com tempo livre que pobre e escravo a ver o barco a passar.

      • Se uma empresa pagar mais salário, vai ter de aumentar os preços para manter os lucros, logo isso reflete em inflação e o salário apesar de superior vai dar menos poder de compra, tem o exemplo na Suíça onde um corte de cabelo simples pode custar mais de 50 eur, claro que o salário mínimo é mais de 2000 eur mas um quarto (não um apartamento) custa mais de metade do salário. Se quer realmente fazer alguma coisa o governo precisa de reduzir o IRC e IRS, e outros impostos taxados ao lucro e ao salários.
        Assim esse dinheiro fica nas empresas permitindo maior circulação de dinheiro sem necessidade de aumento de preços.

        E antes de que argumente que a empresa da lucro, deixe que lhe diga que esse é o objectivo de uma empresa e é bom que assim seja, porque todos beneficiam desse lucro uma vez que o governo vai buscar uma parte significativa desse lucro na forma de percentagem e 10% de mil é bem mais do que 10% de cem.

    • Se ambos desempenharem a mesma tarefa, neste caso que exemplificou, ser cx de supermercado, é evidente que têm de ganhar o mesmo.
      Não é por ser-se licenciado que vai ganhar mais. Mesma tarefa, mesmo salário. Não interessa idade, sexo, ou habilitação.
      Ou terei percebido mal o seu comentário?

  5. Actividade Imobiliária: recebes uma comissão se venderes; alguns até poderão ter um salário base, mas baixinho. Talvez te facultem um TM e um carrito; esquece horários de trabalho!
    Actividades Administrativas: Primeiro que sejas uma pessoa que goste de trabalhar por objectivos… pedem-te Licenciatura, carta condução, carro, experiência em montes de programas e sistemas XPTO, domínio total em todas as ferramentas informáticas, fluência em inglês, francês, norueguês e mais não sei o quê, e que faças trabalho de contabilista, de tarefeiro, rececionista, e se lhe derem na bolha, até o compartimento onde trabalhas tens de limpar. Muitas vezes o “administrativo” está apenas camuflado em tarefas para call centers /telemarketing Ou seja, a comissãozinha a abanar. Dão-te uma hipótese de 1 mês de trabalho; ao segundo não cumpres objetivos, já foste!
    Alojamentos: trabalhas que nem uma moira a fazer camas, a limpar WC, a fazer manutenção, aspirar, engomar, lavar e por vezes nem meia hora tens para almoçar. E há mais umas coisas, mas não vou dizer, pois parece mal.
    Restauração: tens de ter, maioritariamente, curso de formação profissional e MUITA experiência. Nem falo sequer em salário e horários. Convém, apesar da experiência pedida, seres jovem com ambição e muito boa apresentação. Ou então sempre podes ir para a copa lavar pratos. Mas se não tiveres experiência, também, não vale de nada.
    Construção: Não tenho conhecimento, mas, este será bem pago se realmente fores um bom profissional e tiveres boa estrutura física. Mas muitas das vezes, os próprios, chegam à conclusão que é preferível trabalharem por conta própria do que para um patrão.

    • Resposta esclarecedora e de acordo com a realidade do mercado de trabalho nacional: novos escravos com ordenados miseráveis e longas jornadas de trabalho. Não são os empregados que vivem de subsídios; são os outros que estão sempre a pedinchar ao Estado…

    • Esse emprego está em alta, pois as elevadas corrupção e incompetência pedidas, são uma característica de muitos que se identificam com este regime.
      Os incêndios de 2017 que mataram mais de 100 pessoas, sem que alguém fosse responsabilizado, é a confirmação.

  6. A questão do salário mínimo e dos salários baixos são factores importantes neste assunto. Mas não haja ilusões, há mais de vinte anos e cada vez mais, muitos portugueses não aceitam certos trabalhos e o problema só não se tornou insuportável pq imigrantes (na maioria brasileiros) aceitam esses trabalhos e não falo de escravatura !
    Atrasados 40 anos em relação a França e Alemanha que nos anos 60-70 receberam 1 milhão e 400 mil portugueses, a esmagadora maioria trabalhando naquilo que os nacionais não queriam!!!
    A estória que os imigrantes tiram empregos e a mesma falácia de sempre dos nazis-fascistas, mas que realidade mostra o contrário!

    • Acredite que muitos desses imigrantes brasileiros estão a ir embora: ou de volta para o Brasil quando, afinal, a coisa deu para o torto ou seguem pela Europa fora, que era essa a sua intenção.
      Sempre foi. Os brasileiros deliram com a Europa.
      Portugal serve apenas como rampa de lançamento e pela facilidade da língua.

  7. O governo espanhol vai aumentar €15 o ordenado minima no mês que bem e mais €50 pro ano.
    Ex.: Se um ‘gestor’ ganhar €10.000 /mês e tiver 100 trabalhadores baixa-se €1000 ao ‘gestor’ e paga mais €10 por mês as trabalhadores!!!! é que 1000 pro ‘gestor’ não é nada mas €10 pro trabalhador é dinheiro !!!
    E a lei da oferta e da procura neste sentido não funciona porque? há falta do recurso mão-de-obra logo fica mais cara !!!.
    Coitadinhos dos empresários chorões quando é o trabalhador a rasca ta tramado!
    é que nunhuns trabalhadores tem o oder dos bancários que ate dá ara fazer um fundo de dinheiro !!!! quando foram os trabalhadores obres onde estava o fundo? é o da rua num era.

    • Se acha que Espanha é porreira para trabalhar porque o salário mínimo é maior, venha para cá.
      Não se esqueça que além de trabalhar aqui em Espanha e ter o tal salário mínimo … que por certo, só se aplica na função pública, para os privados serve apenas de referência, uma empresa não é obrigada a pagar-lo e muitas não o fazem … mas também vai ter de viver aqui em Espanha com esse bruto salário que vai receber.
      Pagar mais por uma casa do que paga em Portugal, pagar mais por Luz, gás e água, e o passe de transporte para o mês. Também pode ir trabalhar de carro, aqui o combustível é significativamente mais barato mas se não tiver um estacionamento privado da empresa, o estacionamento na rua pode ser avassalador.
      Para ter uma idea em Madrid e em Barcelona o estacionamento chega custa em grande parte mais de 3 eur por hora ou 250 a 500 EUR por abono mensal.

  8. Esse emprego está em alta, pois as elevadas corrupção e incompetência pedidas, são uma característica de muitos que se identificam com este regime.
    Os incêndios de 2017 que mataram mais de 100 pessoas, sem que alguém fosse responsabilizado, é a confirmação.

  9. Também não será muito mais confortável receber subsídio sem sacrificar o coiro e outros optam por roubar e matar e andam por aí à rédea solta, é só ouvir as notícias!

  10. Se o Governo chamasse as pessoas que estão em casa a receber o Subsídio de desemprego ou o RSI (dinheiro de nós todos) lhe acrescentasse o subsídio de alimentação, talvez aceitassem. Pois caso a pessoa recusasse deveria ser-lhe cortado esse subsídio, e assim, possivelmente eles fossem. Agora dando-lhes a escolha … é obvio que é melhor estar no conforto do lar ou do café, a receber um subsídio (cada um) sem fazer nada. Se ao fim de um ano, não arranjou nada, não se mexeu, estes subsídios deveriam ser cortados, e ou criavam o seu próprio emprego ou iam cultivar terrenos, qualquer coisa. Há uns anos atrás, os nossos avós tinham um bando de filhos, passavam mal, mas ninguém morreu à fome …

  11. É por isso que é importante trazer rapidamente refugiados e migrantes para Portugal. Para mostrar aos portugueses emproados que há quem ainda queira trabalhar.
    E não é uma questão de valor do ordenado. Mesmo gente bem paga parecem malandros. Os portugueses precisam de consequências quando não querem trabalhar e só receber.

  12. Quanto mais artigos destes leio, mais agradeço aos meus pais e a Deus, por me encontrar nos EUA desde 1975, um pais aonde ganho uma média de $2200. dolares semanais a trabalhar como eletricista há mais de 20 anos. Não faço ideia como um portugues com familia para vestir e alimentar pode viver com esses salários.

  13. Então se estes politiquinhos mandam vir refugiados e ate vão tirar selfies com eles (assasinos) para lhes oferecer subssidios e dizerem que sao exemplo a seguir…esta tudo dito….porque averiam de trabalhar…
    Como diz o outro…O portuga esta arrombado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.