//

Qual a forma mais fácil de poupar dinheiro? 20 respostas genuínas dadas na net

1

“Aprende a cozinhar” ou “vai morar para casa dos teus pais”. As sugestões podem realmente ser úteis.

Poupar dinheiro é sempre assunto, para milhões e milhões de pessoas.

Mas quando há milhões e milhões de pessoas a ter mais dificuldades por causa do aumento generalizado de preços, por diversos recordes de inflação, poupar passa a ser um verbo ainda mais utilizado. Quando é possível.

Logo a abrir o ano, um utilizador do Reddit perguntou: “Qual é a forma mais fácil de poupar dinheiro?”.

O portal BuzzFeed reuniu 20 das respostas mais interessantes. Todas genuínas – e todas poderão ser úteis. Talvez.

Entre elas estão, obviamente, conselhos bancários: abrir uma conta onde só se pode ter acesso ao dinheiro se avisar com um mês de antecedência. E ir colocando lá dinheiro, um pouco por dia. Ou abrir uma conta-poupança separada onde 20% do salário é depositado automaticamente. Ou ter contas bancárias separadas para objectivos separados.

Outro bem diferente: “Aprende a cozinhar”. Porque continua a ser “muito mais barato aprender a cozinhar do que comprar jantares prontos para aquecer no micro-ondas. Só tens de aprender as receitas que rendem muita comida.”

Continuando na cozinha: “Compra a granel e congela a tua carne”.

E ainda na cozinha: elimine o desperdício de alimentos, não deixe que as sobras se estraguem – podem ser aproveitadas mais tarde.

Ao fazer compras online, o melhor é não pagar no próprio dia. Deixemos o carrinho de compras pronto durante alguns dias; depois decidimos se realmente precisamos daquilo. E, se houver críticas negativas, leia; pode ser que se convença a não comprar.

Provavelmente vai ser preciso ler este parágrafo mais do que uma vez, mas o leitor vai perceber: “Não poupes o que sobra depois de gastares; pelo contrário, gasta o que sobra depois de poupares. Por outras palavras: paga a ti mesmo primeiro”.

“Quando o teu salário for aumentado, acrescenta essa margem ao que já estavas a poupar. Mas não aumentes também as tuas despesas!”.

Anotar é importante. Tenha uma lista com tudo onde se gasta dinheiro. Ficamos mais conscientes.

Se formos comprar móveis, é melhor escolher usados ou aqueles que já têm algum dano e que foram recusados por outros clientes. O preço até pode ser metade do original (mesmo que um sofá tenha apenas um arranhão quase imperceptível).

Também ao ir às compras, mas sobretudo de vestuário, prefira peças fora da estação ou fases de liquidação. Pode-se comprar botas de Inverno em Abril.

Não compres um carro novo a cada três ou cinco anos”.

Deixa de beber álcool”.

Este também é curioso: “Paga sempre em dinheiro. E nunca leves dinheiro na tua carteira: quando precisares de pagar, tens sempre de voltar a casa para depois voltar à loja já com o dinheiro. Garanto que vais pensar mais de duas vezes, antes de fazer compras”.

Ou ainda um curto e directo: “Vai morar para casa dos teus pais”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.