Nas últimas 24 horas, o mundo registou mais de 183 mil novos casos, o maior aumento do número de casos de covid-19 no espaço de um dia.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registados mais de 183 mil casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas – o maior recorde diário.
Segundo a Renascença, as Américas são as responsáveis pela maioria dos novos casos de covid-19. Só o Brasil confirmou quase 17.500 casos no último dia. A Índia foi outro dos países que mais contribuiu para o aumento de casos: 14 mil em 24 horas.
De acordo com a OMS, o recorde diário do número de novos casos pode ser explicado pelo aumento do ritmo de testes realizados em todo o mundo.
Há quase nove milhões de casos confirmados de covid-19 em todo o mundo e um total de 468 mil mortes. Os dados até domingo mostram que Portugal regista 1.530 mortes e 39.133 casos desde o que foi reportado o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus, em 2 de março.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado recentemente o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu até domingo os 16.762 casos confirmados, mais 225 do que no sábado, o que corresponde a 77% dos 292 novos contágios reportados em relação ao dia anterior.
Na sexta-feira, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que a pandemia de covid-19 está a acelerar e que o mundo está agora “numa fase muito perigosa”. Nesse dia, tinham sido registamos mais de 150 mil novos casos em todo o mundo num só dia.
O diretor-geral da OMS pediu às pessoas e aos países para que continuem vigilantes e pediu que se mantenham os princípios básicos do distanciamento físico, de se ficar em casa se houver suspeitas de doença, de se cobrir a boca e o nariz em caso de tosse ou espirro, de se usar máscara quando for necessário e de se higienizar as mãos.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe