17% das raças de animais de pecuária estão em risco de extinção

Dirk Ingo Franke / Wikimedia

-

A FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, divulgou esta quarta-feira um relatório sobre recursos genéticos animais. O documento revela que 1,458 espécies de animais de pecuária correm risco de extinção – 17% do total de espécies.

Segundo o documento da FAO, o status de 58% das raças é desconhecido, devido à falta de dados no tamanho e na estrutura de suas populações, e quase 100 espécies de pecuária foram extintas entre 2000 e 2014.

Segundo o estudo, o cruzamento de raças é a principal causa da extinção.

Outras ameaças à diversidade genética dos animais são a políticas fracas de regulação o sector da pecuária, declínio dos sistemas tradicionais de produção e negligência de espécies que não são consideradas competitivas.

A Europa e América do Norte são as duas regiões do mundo com as maiores proporções de espécies em risco. A FAO explica que em ambas as áreas, a indústria é altamente especializada, com a utilização de um pequeno número de raças para a produção.

O director-geral da agência da ONU, José Graziano da Silva, relembrou que “durante os últimos milhares de anos, os animais domesticados como ovelhas, galinhas e camelos, têm contribuído para o sustento e a segurança alimentar de milhões de pessoas”.

Desafios

Segundo Graziano da Silva, 70% dos pobres que vivem em áreas rurais dependem da pecuária.

Entre os desafios futuros estão as alterações climáticas, doenças, pressão sobre a terra e a água e mudanças na procura dos mercados.

A FAO calcula que 38 espécies e mais de 8,7 mil raças separadas de aves e mamíferos são utilizadas na agricultura e produção de alimentos.

O estudo contou com a participação de 129 países. Segundo a agência, cada vez mais os governos reconhecem a importância do uso sustentável de recursos genéticos na pecuária.

Segundo a FAO, os produtores de países em desenvolvimento estão a importar material genético como forma de melhorar a produtividade de suas criações – por exemplo, aumentando a produção de leite.

O sul da Ásia e a África, regiões onde se encontram muitos pecuaristas de pequeno porte, estão no centro do crescimento do consumo de leite e de carne.

Esta tendência é preocupante, porque aumentos similares de procura em outras regiões do mundo fizeram com que as produções dos pequenos pecuaristas dessem lugar à produção em larga escala, que utiliza um número mais limitado de raças.

O relatório da FAO realça ainda a necessidade de maior colaboração dos governos e autoridades internacionais em prol do futuro da biodiversidade da pecuária.

ZAP / R-ONU

PARTILHAR

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …