17% das raças de animais de pecuária estão em risco de extinção

Dirk Ingo Franke / Wikimedia

-

A FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, divulgou esta quarta-feira um relatório sobre recursos genéticos animais. O documento revela que 1,458 espécies de animais de pecuária correm risco de extinção – 17% do total de espécies.

Segundo o documento da FAO, o status de 58% das raças é desconhecido, devido à falta de dados no tamanho e na estrutura de suas populações, e quase 100 espécies de pecuária foram extintas entre 2000 e 2014.

Segundo o estudo, o cruzamento de raças é a principal causa da extinção.

Outras ameaças à diversidade genética dos animais são a políticas fracas de regulação o sector da pecuária, declínio dos sistemas tradicionais de produção e negligência de espécies que não são consideradas competitivas.

A Europa e América do Norte são as duas regiões do mundo com as maiores proporções de espécies em risco. A FAO explica que em ambas as áreas, a indústria é altamente especializada, com a utilização de um pequeno número de raças para a produção.

O director-geral da agência da ONU, José Graziano da Silva, relembrou que “durante os últimos milhares de anos, os animais domesticados como ovelhas, galinhas e camelos, têm contribuído para o sustento e a segurança alimentar de milhões de pessoas”.

Desafios

Segundo Graziano da Silva, 70% dos pobres que vivem em áreas rurais dependem da pecuária.

Entre os desafios futuros estão as alterações climáticas, doenças, pressão sobre a terra e a água e mudanças na procura dos mercados.

A FAO calcula que 38 espécies e mais de 8,7 mil raças separadas de aves e mamíferos são utilizadas na agricultura e produção de alimentos.

O estudo contou com a participação de 129 países. Segundo a agência, cada vez mais os governos reconhecem a importância do uso sustentável de recursos genéticos na pecuária.

Segundo a FAO, os produtores de países em desenvolvimento estão a importar material genético como forma de melhorar a produtividade de suas criações – por exemplo, aumentando a produção de leite.

O sul da Ásia e a África, regiões onde se encontram muitos pecuaristas de pequeno porte, estão no centro do crescimento do consumo de leite e de carne.

Esta tendência é preocupante, porque aumentos similares de procura em outras regiões do mundo fizeram com que as produções dos pequenos pecuaristas dessem lugar à produção em larga escala, que utiliza um número mais limitado de raças.

O relatório da FAO realça ainda a necessidade de maior colaboração dos governos e autoridades internacionais em prol do futuro da biodiversidade da pecuária.

ZAP / R-ONU

PARTILHAR

RESPONDER

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …